fbpx

Nossas Sugestões

Sua empresa pode ajudar a resolver os grandes problemas do mundo. Entenda como!

Sua empresa pode ajudar a resolver os grandes problemas do mundo. Entenda como!

Por Redação Blog Gazin Atacado • 23/10/19

Conheça as B Corps, empresas que estão construindo um novo modelo econômico e ajudando a resolver os grandes problemas do mundo, e inspire-se nelas para contribuir cada vez mais para a construção de um futuro melhor!

Você sabia que…

– As 26 pessoas mais ricas do mundo têm a mesma riqueza que 3,8 bilhões de seres humanos, juntos?
– Em pleno ano de 2019 ainda existe gente trabalhando como escravo em plantações de cacau – inclusive muitas crianças?
– O aquecimento global pode resultar em catástrofes inimagináveis se não for combatido urgentemente?

Esses três fatos ajudam a explicar a origem de um movimento global que está impulsionando uma revolução (quase) silenciosa na forma como algumas empresas pensam e executam seus modelos de negócios. Sim, uma nova economia está se desenhando. E ela é baseada nos seguintes pilares:

– Direcionar a atenção das empresas para causas maiores do que o lucro.
– Criar caminhos para diminuir a desigualdade social.
– Amenizar os impactos ambientais causados pela atuação das organizações que decidiram aderir à causa. 

A economia B e as B Corps, empresas que estão mudando o mundo

Recentemente, estivemos em Amsterdam, Holanda, participando de um evento que debateu ideias para um novo modelo econômico, mais sustentável, inclusivo e pensado para promover o bem para todos. 

O B Corp Summit é organizado pelo B Lab, instituição norte-americana sem fins lucrativos que existe para certificar empresas interessadas em abraçar causas maiores do que colocar dinheiro no bolso do acionista. 

As chamadas B Corps são empresas que buscam o equilíbrio entre lucro e propósito de forma genuína e amparada por dispositivos legais. 

Ou seja, não se trata de criar uma ação de marketing ou de realizar uma ou outra iniciativa aleatória. As B Corps levam o assunto a sério!

Para se certificar, além de cumprir uma série de exigências práticas ligadas a promover o bem para a sua comunidade e para o planeta, a empresa precisa firmar um compromisso legal por meio de seu objeto social. Neste sentido, o exercício das atividades relacionadas ao objeto social da companhia deverá considerar:

– Os interesses de curto e de longo prazo da companhia e de seus acionistas;

– Os efeitos econômicos, sociais, ambientais e jurídicos de curto e de longo prazo das operações da companhia em relação aos empregados ativos, fornecedores, consumidores e demais credores da companhia [e de suas subsidiárias], como também em relação à comunidade em que ela atua local e globalmente.

Da rede de fornecedores aos materiais usados em sua estrutura. De ações sociais e ambientais a benefícios oferecidos aos funcionários, ser uma B Corp certificada significa que o negócio atende os mais elevados padrões de desempenho sustentável, de inclusão e de bem-estar coletivo.

As B Corps fazem parte de um movimento que já conta com:

– Mais de 3 mil empresas;
– De 150 indústrias;
– Em 71 países – sendo mais de 200 no Brasil.

Como as questões valorizadas pelas B Corps também estão sempre no radar da Gazin, resolvemos contar um pouco mais sobre a visão dessas empresas para você. Afinal, como você vai ver, sua empresa também pode ajudar a mudar o mundo.

Leia também!

Mário Gazin: a arte de inspirar pessoas e encantar clientes
Vídeo: O jeito Gazin de motivar, engajar e desenvolver os profissionais
Vídeo: Liderança com propósito – o segredo para o sucesso da Gazin

A empresa que quer mudar uma indústria exploratória

Tony's Chocolonely

Uma das B Corps de maior destaque é a Tony’s Chocolonely. Esta é uma marca de chocolates holandesa que nasceu com a missão de erradicar o trabalho escravo na indústria de cacau na Costa do Marfim e em Gana. Os dois maiores produtores do mundo são responsáveis por mais de 60% da produção global e sofrem com a exploração das grandes indústrias.  

Acredite ou não, a escravidão nesse mercado perdura até os dias de hoje, e uma parcela grande das vítimas são crianças. Os produtores, que são milhões de famílias, são reféns de poucos conglomerados que os exploram para maximizar lucros. Estima-se que mais de 2 milhões de crianças trabalhem em plantações de cacau em condições desumanas.

A Tony’s nasceu (em 2005) com a missão de erradicar esse problema.

Para isso, eles:

– Oferecem treinamentos de capacitação para os produtores;
– Pagam a eles valores superiores à média de mercado;
– Realizam diversas ações que estão servindo para mudar as “regras” desse mercado, inclusive inspirando gigantes da indústria a reverem suas más práticas.

O caminho é longo, mas está sendo pavimentado.

A Tony’s é o exemplo perfeito do que é ser uma B Corp. Vale ressaltar que a empresa mantém um crescimento sólido, consistente e com boas margens desde 2011. Se você quiser saber mais, recomendamos esse relatório anual publicado pela empresa (em inglês).

Uma mudança no sistema

B Corps no Brasil

O quadro abaixo foi apresentado por Jay Coen Gilbert, fundador da B Lab, em palestra no B Corp Summit. Ele ilustra bem a base dos valores das B Corps e as diferenças entre o modelo capitalista tradicional. 

Modelo B Corps

Além disso, estas são as premissas das B Corps:

  • Precisamos ser a mudança que queremos ver no mundo.
  • Toda a estrutura do negócio deve ter uma preocupação com as pessoas e com a comunidade.
  • Através de seus produtos, práticas e lucros, as empresas devem aspirar não fazer o mal. Beneficiar a todos é a base.
  • Fazer isso exige agir baseado na compreensão de que somos dependentes uns dos outros e que temos uma responsabilidade com o outro e com as futuras gerações. 

“A chamada Economia B surgiu a partir de uma descrença sobre o atual modelo econômico. Precisamos construir uma economia que funcione para todos, no longo prazo. Na economia B, as empresas competem não para serem a melhor do mundo, mas para serem a melhor para o mundo, para as pessoas e para o meio ambiente do qual nossas vidas dependem.

Extraído do site oficial do B Lab. 

Sua empresa pode ser uma B Corp!

Gostou do assunto e ficou interessado em saber mais sobre a economia B e sobre o universo das B Corps? Recomendamos que faça este teste gratuito que o B Lab disponibiliza para que você possa reconhecer em que grau sua empresa se encontra atualmente e entender quais são os caminhos necessários para obter a certificação.

Como bem disse Jay em sua palestra: “Não vamos conseguir mudar o que precisamos agindo sozinhos. Temos que celebrar todo empresa que usa seu negócio para o bem”.

Que tal usar seu negócio para ser uma força para o bem? Sejamos a mudança que queremos ver no mundo!

Foto destaque: Divulgação B Lab Europe

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


0 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 8
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

0

comentários em "Sua empresa pode ajudar a resolver os grandes problemas do mundo. Entenda como!"

Comentar