Ter os quartos cheios o ano todo é o sonho de qualquer hotel ou pousada. Mas, infelizmente, essa façanha nem sempre é possível – especialmente por conta dos períodos de baixa temporada (tema deste artigo).
Contudo, algumas simples ações de marketing são capazes de garantir que seu público encontre seu hotel em qualquer período do ano. As ideias listadas a seguir cumprem esse papel. Colocando-as em prática, manter seus quartos sempre ocupados será muito mais fácil.
É importante que a marca do seu hotel atue em diversos canais, para atrair uma variedade maior de público. Pense bem: se você só receber clientes que querem os quartos mais sofisticados, é provável que não consiga atender a todos – e que os quartos mais simples fiquem sempre vazios. Da mesma forma, se focar só em casais, os quartos de solteiro nunca terão ocupação.
Por isso, é fundamental investir em diferentes meios de comunicação e diferentes abordagens. Por exemplo:
Formar parceria com empresas de turismo é um ótimo caminho para divulgar sua marca para um público qualificado. Isso porque as pessoas que procuram uma agência estão dispostas a viajar e, nesse sentido, precisarão dormir em algum hotel – elas estão à procura de um serviço que você pode oferecer. Nesse sentido, seu hotel proporcionar à agência e/ou aos clientes dela alguma vantagem ou benefício exclusivo.
As parcerias com agências de turismo podem acontecer de diversas formas:
Outra forma de garantir que a marca do seu hotel ou pousada seja sempre lembrada pelos clientes é criando programas de fidelidade. Esse tipo de ação nada mais é do que um meio de oferecer recompensas aos clientes que são fiéis à sua empresa. Assim, entre ficar em um hotel desconhecido ou em outro que lhe dá vantagens e benefícios, o hóspede com certeza vai escolher a segunda opção.
Veja algumas formas de recompensar e atrair os hóspedes:
Neste post aqui, falamos sobre a importância de seu hotel ou pousada estar presente em plataformas online como TripAdvisor e Booking.com. Para muitos clientes, realizar pesquisas e reservas de hotel pela internet é a maneira mais conveniente. Mas além de estar presente nesses canais, é preciso criar ações voltadas ao público que os utiliza para chamar a atenção dele. Oferecer descontos para as reservas feitas online pode ser um atrativo e tanto para esse tipo de cliente.
Mas é preciso tomar alguns cuidados nesse sentido:
A princípio, essa pode parecer uma ação estranha, afinal, eles são seus concorrentes, certo? Sim, até certo ponto. Contudo, é importante ter um bom relacionamento com os hotéis de sua cidade e região porque, em algum momento, vocês poderão se ajudar – seja para um indicar o outro, quando necessário, ou mesmo para formar alianças para atrair mais turistas para a cidade.
Veja algumas maneiras de formar desenvolver parceria:
O que achou dessas dicas? Você já faz alguma dessas práticas? Gostaria que falássemos sobre algum tema específico? Deixe um comentário com suas dúvidas e sugestões – ele pode ser o tema de nosso próximo artigo. 😉