A cada ano que passa, o e-commerce tem adquirido um papel mais importante nas vendas de fim de ano. Em 2017, de acordo com um estudo divulgado pelo SPC Brasil, a internet deve ser o principal canal para os consumidores adquirirem os presentes de Natal. Leia este artigo para conhecer as principais tendências de compra online para o fim do ano e prepare sua loja para atender com eficiência os clientes na web!
Um levantamento feito nas 27 capitais brasileiras indica que:
Ou seja, tudo indica que mais clientes optarão por comprar pela internet. Mas sabemos que não é tão simples assim: os consumidores da atualidade utilizam diferentes canais para adquirir produtos.
Na prática, isso significa que as lojas físicas e o e-commerce se complementam no processo de compra atual. E é sobre essa e outras tendências de compra online que falamos a seguir!
Quer entender mais sobre o comportamento do consumidor na web e conhecer as principais tendências de compra online para este fim de ano? Conheça as principais descobertas de uma pesquisa realizada pela Criteo, empresa internacional de marketing para e-commerce.
O estudo analisou o comportamento do consumidor durante o final de 2016 e identificou algumas das principais tendências de compra online para este fim de ano. Apesar de o estudo estar focado no público dos Estados Unidos, indica importantes movimentações que acontecem também no mercado brasileiro. Acompanhe!
Segundo a análise da empresa, existem três principais estágios de compras no final de ano:
Dica para aproveitar a fase 1! Faça promoções de produtos de maior valor agregado.
Dica para aproveitar a fase 2! Faça promoções envolvendo a compra de produtos em conjunto.
Dica para aproveitar a fase 3! Ofereça uma entrega mais rápida por um valor adicional.
O levantamento da Criteo identificou que muitos clientes pesquisam vários produtos durante as promoções de Black Friday e Cyber Monday, mas acabam não comprando.
Nesse sentido, há uma grande oportunidade para os varejistas conquistarem esses clientes indecisos após essas datas especiais. Uma maneira de fazer isso é enviando um e-mail direcionado ao cliente, oferecendo o produto em questão.
Por exemplo:
Dica de leitura: Como reverter o abandono de carrinho no e-commerce
Os dados mostram que há um aumento nas compras online feitas por dispositivos móveis nos finais de semana. Isso indica que os clientes aproveitam o tempo livre para pesquisar e comprar os presentes de Natal.
Sua loja online pode aproveitar essa tendência das seguintes maneiras:
Dica de leitura: Como conquistar o consumidor mobile
Uma das tendências de compra online mais importantes para este fim de ano é a atuação da loja em multicanais. Estar presente em diferentes plataformas já não é uma opção, e sim uma necessidade para alcançar os consumidores da atualidade.
Alguns dados importantes nesse sentido:
É possível perceber que os canais de compra online e off-line já não têm um limite claro para os consumidores atuais. Por isso, as lojas que oferecerem a possibilidade de o cliente ter uma experiência linear entre a web e loja física, com certeza sairão na frente – não só no fim do ano, como também em 2018!
Dica de leitura: Guia gratuito: Multicanal para pequenos varejistas
Esperamos que essas dicas ajudem você a aproveitar ao máximo as oportunidades de vendas de dezembro. Agora que você já conhece as principais tendências de compra online para este fim de ano, analise quais delas você pode aplicar em seu negócio e conquiste a preferência dos consumidores nesta época.
Bons negócios de fim ano!