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A importância de conhecer o mercado para vender mais – e melhor

A importância de conhecer o mercado para vender mais – e melhor

Por Redação Blog Gazin Atacado • 26/03/15

academia“A venda começa antes de o cliente entrar na loja”.

É o que explica o especialista Claudio Diogo, no módulo “Vendas” do curso de Formação de Líderes da Academia do Varejo.

Segundo Claudio, para ter sucesso é preciso preparação e conhecimento. E não é só sobre a sua loja e sobre os produtos que ela vende que você precisa ter informações, mas também sobre o mercado em que você atua.

Claudio demonstra como isso funciona na prática contando um caso que aconteceu com ele, quando estava visitando um amigo fora do país.

No último dia de viagem, Claudio resolveu comprar um computador. Para encontrar o produto ideal, ele revela que fez uma pesquisa buscando as lojas que ofereciam o que ele buscava pelo melhor preço. Logo ele encontrou uma loja que tinha o produto que ele estava buscando por 900 dólares. Foi até lá e disse ao vendedor que iria comprar aquele computador. O vendedor lhe agradeceu e disse que em quatro dias entregaria o item. Claudio explicou, então, que sua viagem de volta para o Brasil era no dia seguinte, e que precisaria sair da loja com o produto. O vendedor se desculpou e disse que não poderia atendê-lo, pois a loja não trabalhava com pronta entrega.

businessman-with-an-idea-in-retro-style_23-2147506548“Muito bem. Saí dali e fui para a loja que tinha do outro lado da rodovia. Lá, havia exatamente o mesmo computador, mas ele custava 1.100 dólares, 200 a mais”, conta Claudio.

Quando o vendedor dessa outra loja chegou para abordá-lo, ele tentou negociar, dizendo que o concorrente da frente estava mais barato, e que se a loja igualasse o preço ele compraria ali.

“Nessa hora, ele abriu um sorriso quase maquiavélico e disse: ‘Mas nós entregamos no mesmo dia’.”

Claudio conta que tentou insistir, mas o vendedor sabia que estava em vantagem e foi categórico: “Eles estão com um preço menor, mas não trabalham com pronta entrega, não poderão atender sua necessidade”.

Agora, imagine se esse vendedor não estivesse ciente da fraqueza do seu concorrente e igualasse o preço, mesmo oferecendo algo a mais.

Essa história ilustra bem a importância de conhecer o mercado para traçar suas estratégias com consciência. “Pesquise os concorrentes, pesquise o que o mercado está fazendo, quais são as formas de divulgação que estão sendo utilizadas e como as outras marcas estão chegando ao público”, aconselha o especialista em Vendas. É isso que fará a diferença!

E você, o que está fazendo para se preparar?

Para começar, desenvolva suas próprias habilidades para poder ler o mercado de forma inteligente. A Academia do Varejo pode lhe ajudar a traçar o caminho para o seu sucesso. Clique aqui, inscreva-se e tenha acesso gratuito às aulas do Claudio e de outros especialistas no curso de Formação de Líderes no Varejo.

Sucesso!

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