fbpx

Nossas Sugestões

Dinâmica de grupo para motivar a equipe de vendas

Dinâmica de grupo para motivar a equipe de vendas

Por Redação Blog Gazin Atacado • 10/04/14

Dinâmica de grupo para motivar a equipe de vendas

Nós sabemos que liderar uma equipe de vendas não é tarefa fácil. Exige não só conhecimento da área, como também habilidades para lidar com os profissionais de diferentes perfis.

Há uma frase que diz que “o líder é um vendedor de esperanças”. E é isso mesmo: além de orientar seus colaboradores, você precisa conhecê-los e incentivá-los a evoluir sempre.

Pensando nisso, hoje vamos dar algumas dicas sobre dinâmicas de grupo para motivar sua equipe e estimulá-la a vender cada vez mais e melhor.

Afinal, o que são dinâmicas de grupos?

As dinâmicas de grupo são atividades realizadas para identificar e destacar competências e características dos participantes. O objetivo pode ser agregar conhecimento – sobre si mesmo e sobre os outros – ou contribuir para uma convivência melhor e estreitar os laços entre os membros da equipe.

É comum que nas dinâmicas sejam utilizadas ações como jogos, brincadeiras, desafios e histórias. Essa é uma forma mais leve e descontraída de envolver os participantes e levá-los à reflexão sobre o tema trabalhado.

Dinâmicas de grupo normalmente são utilizadas para seleção de profissionais, pois podem fornecer informações importantes sobre os candidatos à vaga. Além disso, elas podem também ser úteis  na área de treinamento, para integração de pessoal, terapia em grupo, cooperação, liderança, iniciativa, criatividade etc.

Dinâmicas de grupo que podem motivar seus vendedores

1. Autoavaliação do Grupo

dinâmica de grupoO objetivo dessa dinâmica é promover a reflexão sobre as dificuldades e as contribuições de cada integrante da equipe.

Como funciona:

  • Todos recebem um papel com a seguinte pergunta: “Qual sua maior dificuldade em trabalhar nesse grupo?”;
  • Cada um responde individualmente;
  • O facilitador recolhe os escritos e redistribui aleatoriamente;
  • Cada um lê em voz alta as dificuldades do outro e dá sugestões para resolvê-las;
  • Caso haja algum clima de tensão é possível deixar as respostas sem nomes.

Com essa atividade, você poderá entender as dificuldades de sua equipe e conhecer melhor cada um dos colaboradores – como pensam e quais suas ideias para melhorar o trabalho. Além disso, os profissionais ficarão mais próximos depois de compartilharem conhecimentos e dificuldades.

2. Contadores de histórias

dinâmica de grupo - GazinVendedores são ótimos contadores de história. Então, use essa capacidade em favor deles – para que se conheçam e compartilhem conhecimentos.

Como funciona:

  • Peça aos vendedores que pensem em sua maior realização em vendas. Pode ser sua maior venda ou mesmo uma pequena venda, mas que tenha sido especialmente desafiadora;
  • Após algum tempo, peça que identifiquem em seu caso o que, especificamente, fez com que essa fosse sua maior realização em vendas e qual o efeito que esses esforços tiveram sobre o cliente;
  • Cada participante ficará em pé e contará ao grupo sobre sua maior conquista;
  • Dê a cada vendedor um “prêmio” em reconhecimento de sua realização.

Com essa atividade, você irá valorizar o conhecimento de cada um da equipe, e ainda motivar a todos com as vitórias que conquistaram.

3. Vendendo benefício e agregando valor – A dinâmica da Revista Gazin

O varejo brasileiro e a Copa do MundoNa última edição da nossa revista (disponível para leitura aqui) também apresentamos uma dinâmica de grupo que pode ser útil para o seu dia a dia. Leia a revista, saiba qual é e aproveite!

Esses são exemplos de dinâmicas que vão ajudar a motivar seus vendedores e farão com que se conheçam melhor – a eles próprios e a seus companheiros. Ao compartilharem histórias, dificuldades e conhecimentos, os colaboradores estarão mais próximos uns dos outros, contribuindo para um melhor trabalho em equipe.

Além disso, você, como líder, terá a oportunidade de conhecer melhor os profissionais que da sua equipe. E isso é fundamental para conseguir orientá-los e incentivá-los.

Gostou da ideia? Depois que aplicar volte aqui e conte pra gente como foi, combinado?

Boas vendas!

Informações:

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


3 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 56
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

3

comentários em "Dinâmica de grupo para motivar a equipe de vendas"

Comentar