fbpx

Nossas Sugestões

Dinâmica de grupo para integração, comunicação e liderança

Dinâmica de grupo para integração, comunicação e liderança

Por Redação Blog Gazin Atacado • 12/11/14

Poucas ações motivam, envolvem e revelam tanto dos profissionais como as dinâmicas de grupo. Se bem aplicadas, elas podem dar direcionamento para suas ações como líder, mostrando algumas necessidades e características dos colaboradores que, às vezes, não são tão facilmente identificadas no dia a dia.

Pensando nisso, hoje apresentamos a DINÂMICA DO CASTELO, que pode ser aplicada tanto em processos de seleção de profissionais quanto para conhecer melhor sua equipe.

Objetivo da dinâmica

Com essa ação, você irá conhecer melhor a capacidade de organização, de trabalho em equipe e de comunicação dentro das áreas e entre diferentes departamentos.

Participantes

Participam dessa dinâmica de 12 a 16 pessoas divididas em grupos iguais de no mínimo 3 e no máximo 4 integrantes. É importante que esse limite seja respeitado para que todos do grupo tenham a oportunidade de participar.

Materiais

Cada grupo receberá 10 folhas sulfites. Porém, para todos os grupos estarão disponíveis apenas uma tesoura, uma cola e um rolo de fita crepe – um item de cada objeto que deverá ser divido entre todos os grupos.

Desenvolvimento

  • Informe aos grupos que eles terão 10 minutos para construir o melhor castelo possível. A equipe que conseguir construir o castelo mais alto e que resista a um assopro, será a vencedora.
  • A cada dois minutos, informe o tempo restante.
  • Evite intermediar as discussões entre os participantes do mesmo grupo e entre os grupos diferentes. Observe como eles resolvem suas diferenças sozinhos.
  • Responda as dúvidas que aparecerem. Exemplo: se perguntarem como deve ser o castelo, o requisito é que ele seja alto e forte, não precisa ter portas e janelas e assim por diante.
  • Conforme você for observando as reações dos participantes, vá anotando secretamente suas observações para não esquecer depois.

O que avaliar

group46Comunicação interna

Observe como os integrantes do mesmo grupo se comunicam. Todos devem ter espaço para falar, dar ideias e sugestões.

standing15Ação

Veja se alguém não participou, ficou só olhando e não fez nada ou fez muito pouco para ajudar sua equipe.

Comunicação externa

students7

Analise de que forma acontece a comunicação entre diferentes grupos, verifique se a conversa é pacífica, se eles realizam acordo, ou se é algo mais enérgico. Observe como eles gerenciam os recursos escassos que são comuns entre eles (tesouro, cola e fita crepe).

students12Liderança

Nessa dinâmica você conseguirá identificar também se há a presença de profissionais com perfil de liderança. Veja quem se destaca nos grupos, quem orienta mais, quem contribui para a relação entre as equipes..

Como finalizar

  • Não mencione os comportamentos avaliados que você anotou secretamente durante o desenvolvimento da dinâmica. As suas observações eram o seu objetivo, mas o propósito final das equipes era outro – fazer o castelo.
  • Verifique qual castelo foi o mais alto e que resistiu ao assopro, parabenize a equipe vencedora e todos os participantes

 Depois da Dinâmica 

  • Se o objetivo da dinâmica foi realizar uma seleção, avalie o comportamento de cada um de acordo com o perfil da vaga. Por exemplo: se um dos candidatos se comunicou bem, contribui com a equipe, mas não apresentou características de líder, isso não deve ser motivo para eliminá-lo se a vaga não for para um cargo de liderança. Caso contrário, se for para exercer a função de líder, você saberá que esse não é o candidato ideal.
  • Já se o intuito da atividade foi conhecer melhor a sua equipe, você pode fazer uma reunião coletiva e/ou individual apontando os pontos fracos e fortes observados durante o desenvolvimento da dinâmica. Essa ação pode ainda indicar necessidades de treinamentos e ajustes nos processos. Exemplo: se os profissionais foram muito bem na comunicação interna, mas tiveram dificuldades com a comunicação externa com os outros grupos, esse é um sinal de que as áreas precisam se integrar mais e conhecer melhor o trabalho uma da outra.

 Aplique essa dinâmica aí em sua loja e depois deixe um comentário aqui embaixo contando como foi sua experiência.

E se você tem alguma ideia ou gostaria que apresentássemos sugestões de dinâmicas sobre alguma área específica, comente também. Queremos ajudá-los a melhorar sua gestão cada vez mais. A satisfação e qualidade dos colaboradores resulta em excelência no atendimento, clientes felizes, e, consequentemente, mais vendas.

Quer conhecer mais dinâmicas? Baixe nosso e-book!

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


3 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 84
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

3

comentários em "Dinâmica de grupo para integração, comunicação e liderança"

Comentar

  1. robson disse:

    Achei legal a dinâmica vou aplica-lá

  2. Marcio disse:

    Ótimas dicas para trabalhar com a equipe