Poucas ações motivam, envolvem e revelam tanto dos profissionais como as dinâmicas de grupo. Se bem aplicadas, elas podem dar direcionamento para suas ações como líder, mostrando algumas necessidades e características dos colaboradores que, às vezes, não são tão facilmente identificadas no dia a dia.
Pensando nisso, hoje apresentamos a DINÂMICA DO CASTELO, que pode ser aplicada tanto em processos de seleção de profissionais quanto para conhecer melhor sua equipe.
Com essa ação, você irá conhecer melhor a capacidade de organização, de trabalho em equipe e de comunicação dentro das áreas e entre diferentes departamentos.
Participam dessa dinâmica de 12 a 16 pessoas divididas em grupos iguais de no mínimo 3 e no máximo 4 integrantes. É importante que esse limite seja respeitado para que todos do grupo tenham a oportunidade de participar.
Cada grupo receberá 10 folhas sulfites. Porém, para todos os grupos estarão disponíveis apenas uma tesoura, uma cola e um rolo de fita crepe – um item de cada objeto que deverá ser divido entre todos os grupos.
Observe como os integrantes do mesmo grupo se comunicam. Todos devem ter espaço para falar, dar ideias e sugestões.
Veja se alguém não participou, ficou só olhando e não fez nada ou fez muito pouco para ajudar sua equipe.
Analise de que forma acontece a comunicação entre diferentes grupos, verifique se a conversa é pacífica, se eles realizam acordo, ou se é algo mais enérgico. Observe como eles gerenciam os recursos escassos que são comuns entre eles (tesouro, cola e fita crepe).
Nessa dinâmica você conseguirá identificar também se há a presença de profissionais com perfil de liderança. Veja quem se destaca nos grupos, quem orienta mais, quem contribui para a relação entre as equipes..
Aplique essa dinâmica aí em sua loja e depois deixe um comentário aqui embaixo contando como foi sua experiência.
E se você tem alguma ideia ou gostaria que apresentássemos sugestões de dinâmicas sobre alguma área específica, comente também. Queremos ajudá-los a melhorar sua gestão cada vez mais. A satisfação e qualidade dos colaboradores resulta em excelência no atendimento, clientes felizes, e, consequentemente, mais vendas.
Achei legal a dinâmica vou aplica-lá
Ótimas dicas para trabalhar com a equipe