No último texto sobre o curso de Formação de Líderes da Academia do Varejo, você viu que, no módulo “Processos”, o especialista em vendas Rodrigo Saporiti fala sobre a importância de criar procedimentos operacionais padrões (POPs) para sua loja.
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Mas não basta entender que algo é importante, é preciso saber como fazer, certo?
Por isso, nesta mesma aula, Saporiti também explica de que forma você pode estruturar um POP. e o caminho que ele indica é este:
- Nome do POP: Nome do processo ou atividade a ser trabalhada.
- Objetivo do POP: A que ele se destina, qual a razão de sua existência e sua importância.
- Documentos de referência: Quais documentos poderão ser usados ou consultados quando alguém for usar ou seguir o POP? (Podem ser manuais, outro POP, códigos, etc.)
- Local de aplicação: Onde se aplica aquele POP? Qual é o mbiente ou setor ao qual esse POP é destinado?
- Siglas: Caso sejam usadas siglas no POP, é preciso explicá-las. Um colaborador novo, por exemplo, pode não entender uma sigla que é comum para quem já trabalha há tempos na loja.
- Descrição das tarefas e etapas com os executantes e responsáveis: O executante é uma pessoa, o responsável é outra. Pode acontecer de o executante ser o responsável também. Mas nem sempre é assim.
- Passo a passo explicando todos os procedimentos a serem seguidos: Tudo de forma bem explicativa e, às vezes, até mesmo óbvia. O que é óbvio para você, pode não ser para outra pessoa.
Vamos supor que o você esteja criando um POP para estabelecer os procedimentos operacionais padrões para a abertura e fechamento do caixa. Seria mais ou menos assim:
Nome: Abertura e fechamento de caixa.
Objetivo: Evitar erros nas transações de valores na loja durante o dia, gerando uma relação exata dos saldos e movimentações de caixa e disponibilizando o caixa “zerado” para o próximo operador.
Documentos de referência: POP de identificação de fraudes, POP de utilização de sistema, Manual de Contabilidade da loja.
Local de aplicação: Caixa, financeiro.
Siglas: ECF – Emissor de cupom fiscal, CRZ – contador de redução Z.
Descrição das tarefas e etapas com os executantes e responsáveis: O executante é o profissional de caixa, o responsável é o gerente.
Passo a passo explicando todos os procedimentos a serem seguidos:
1º passo: Ligue as máquinas de cartão, a máquina de cheque, o computador e a impressora.Esse passo a passo garante que o dia corra com muito mais tranquilidade e que possíveis problemas sejam evitados – ou mais facilmente contornados, caso seja o caso.
Se você quer ter mais exemplos e aprender melhor como o POP pode ajudar a garantir a excelência de sua gestão, assista à aula completa de Rodrigo Saporiti no módulo “Processos” do curso de Formação de Líderes da Academia do Varejo. O curso é totalmente gratuito. Basta inscrever-se para assistir as aulas online. Clique aqui e saiba mais.
Imagens: freepik