Divulgar a loja virtual pode ser um desafio para muitos lojistas que estão começando a vender pela internet. Porém, se você tem um e-commerce e uma loja física, saiba que tem uma grande oportunidade nas mãos. Isso porque o consumidor da atualidade gosta dos canais digitais, mas também valoriza (e muito!) a experiência que ele tem no atendimento presencial.
O que queremos dizer é que os clientes hoje em dia atuam em multicanais, para eles, a loja online e a loja física são canais complementares no processo de compra (como já comentamos e explicamos em diversos artigos aqui no blog – clique aqui e confira).
E é justamente por conta dessa característica que pode ser uma excelente ideia divulgar a loja virtual no ambiente off-line. Pois isso mostra para o cliente que ele pode comprar e se comunicar com seu estabelecimento em diferentes canais.
Não sabe como fazer isso? As dicas abaixo irão mostrar alguns possíveis caminhos para utilizar a estrutura da loja física para atrair mais clientes para o seu e-commerce. Acompanhe!
Só o fato de espalhar alguns cartazes com o endereço do seu e-commerce já vai ajudar a divulgar a loja virtual.
Assim, os clientes que entrarem na loja física e que não sabem que ela também atua na internet, ficarão sabendo dessa possibilidade ao dar apenas uma volta no ambiente.
Também coloque em pontos estratégicos da loja (na entrada, entre os setores, próximo ao caixa) alguns folders e/ou catálogo de produtos da loja virtual.
Dessa forma, mesmo o cliente que só passear rapidamente por sua loja física pode se interessar, levar o material para a casa e acabar comprando algo em no canal online.
Quando fizer cartazes com os preços de determinados produtos, inclua uma chamada dizendo que os clientes também podem encontrar aquele mesmo item em seu e-commerce.
Essa é uma excelente maneira de divulgar a loja virtual e mostrar ao cliente que seu negócio atua em multicanais.
É importante orientar os vendedores para que eles informem os clientes durante o atendimento que a loja também possui um canal online. Isso pode ser importante especialmente no caso daqueles consumidores que acabaram não fechando a compra por algum motivo externo – precisam consultar outra pessoa, estão com pressa etc.
Ao saber que podem comprar pela internet, as chances de eles fecharem negócio com sua loja aumentarão.
Outra maneira de divulgar a loja virtual na loja física é utilizar o canal digital como um catálogo estendido. Para o cliente, a loja online e a física são a mesma, mas, na verdade, elas são duas empresas diferentes. Sendo assim, pode ser que o produto que esteja disponível em uma, não esteja em outra.
Dessa forma, caso o cliente queira um produto que a loja física não tenha, o vendedor pode informar que eles não possuem determinado item naquele estabelecimento, mas que o consumidor pode comprá-lo na loja online. Uma compra que parecia perdida pode ser recuperada por conta desse canal extra.
Se, mesmo com todas essas ações, na hora de pagar pelo produto o cliente ainda não souber que sua loja possui um canal de compra digital, você também pode aproveitar esse momento para divulgar a loja virtual.
Os atendentes podem informar o cliente, oferecendo para eles o catálogo ou folder do e-commerce. Ou, ainda, eles podem perguntar se o consumidor gostaria de receber novidades da loja online, pedindo o endereço de e-mail do comprador para enviar informações para ele.
Essas ações simples ajudarão a divulgar a loja virtual, a fortalecer o relacionamento com seus clientes e a atrair mais compradores para o seu canal de vendas na internet.
Sucesso e boas vendas!