Você já sabe que o CRM tem o poder de fortalecer o relacionamento da sua loja com seus consumidores e também de ajudar a identificar grandes oportunidades de aumentar suas vendas, certo?
(Se ainda não sabe como o CRM pode ajudar sua loja, CLIQUE AQUI e leia o artigo em que explicamos por que é importante apostar nessa ferramenta).
Mas não basta entender a importância do CRM, é preciso também saber como escolher a plataforma certa para as necessidades do seu negócio. Para ajudá-lo nesse processo, apresentamos, a seguir, os cinco fatores-chave para selecionar o CRM ideal para sua loja:
O preço é, sim, um fator fundamental na escolha do seu CRM. No entanto, é preciso ir além do valor geral e verificar o custo total da ferramenta. Não adianta, por exemplo, pagar barato na mensalidade, mas ter que investir a mais em qualquer mudança ou manutenção que fizer.
Avalie:
É fundamental também analisar se a ferramenta está pronta para ser utilizada em sua loja. Ou seja, se as funcionalidades que ela oferece estão alinhadas às suas necessidades. Quanto mais aplicações a plataforma já tiver que estejam de acordo com o que você busca, mais rápido você poderá começar a usar o CRM no dia a dia, sem precisar esperar por adaptações.
Avalie:
Por outro lado, apesar de ser importante ter uma ferramenta que já ofereça o que sua loja precisa, é fundamental também que o CRM tenha um determinado nível de customização. Imagine que algum ponto do seu processo de vendas mude, por exemplo. É preciso que a plataforma tenha a possibilidade de acompanhar as evoluções de seu negócio.
Avalie:
É sempre possível realizar treinamento para preparar a equipe para utilizar o CRM. Porém, é essencial que a linguagem utilizada e os processos estejam de acordo com o que é utilizado em sua loja – ou que seja possível adaptar para sua realidade. Não adianta, por exemplo, querer incluir uma etapa a mais (ou eliminar uma etapa) do processo de vendas para seguir o CRM – é o contrário que deve acontecer, a ferramenta deve seguir o seu processo.
Avalie:
Existem empresas que contratam um fornecedor de CRM e ficam cerca de um ano apenas no processo de implantação da ferramenta. Você não vai querer isso, certo? Por essa razão, esse é um ponto essencial na escolha da melhor ferramenta de gestão de clientes para sua loja.
Avalie:
Existe ainda uma decisão importante a ser feita na escolha do seu CRM, referente ao tipo de software, que pode ser local ou on-line (na nuvem). Entenda mais sobre esses dois tipos e avalie qual é a melhor opção para o que você busca.
Os softwares locais (ou sistemas desktop) são instalados dentro de computadores específicos na empresa. Nesse modelo, a companhia compra uma licença de uso e tem direito a usufruir dos serviços por tempo indeterminado (ou determinado de acordo com algum contrato).
Vantagens do sistema desktop:
Desvantagens do sistema desktop:
Os softwares na nuvem (ou sistemas on-line) são aqueles que funcionam por meio de uma página na web. Nesse caso, as empresas não precisam instalar um acesso dentro dos computadores da companhia, e podem acessar o sistema por qualquer dispositivo que tenha conexão internet.
Vantagens do sistema online:
Desvantagens do sistema online:
⇒ Os pontos apontados acima são considerações gerais. Verifique qual é o tipo de software que mais atende às suas necessidades e converse com o seu fornecedor sobre as possíveis desvantagens e vulnerabilidades do sistema em questão. Pode ser que exista um software na nuvem com grande segurança de dados, tal como um software instalado que permita o acesso remoto. Cada caso é um caso e a tecnologia evolui a cada dia para atender às necessidades das empresas.
⇒ É interessante também conversar com clientes dos fornecedores de software que você esteja analisando. Converse com gestores de lojas que também usam o sistema para verificar como a ferramenta atende às necessidades do setor. Isso também vai ajudar a entender como é o atendimento da empresa fornecedora no longo prazo – afinal, muitas empresas oferecem mundos e fundos para vender, mas não cumprem as promessas depois de o negócio estar fechado.
Esperamos que essas dicas possam ser úteis em sua busca pelo CRM perfeito para sua loja. Caso tenha mais alguma dúvida, deixe um comentário aqui embaixo.