fbpx

Nossas Sugestões

Como se comunicar melhor em público

Como se comunicar melhor em público

Por Redação Blog Gazin Atacado • 19/03/15

academiaSeja em reuniões com a equipe, em eventos ou outras ocasiões, é comum o líder enfrentar situações em que precisa falar em público. Porém, muitos gestores encontram dificuldades para se expressas publicamente. No módulo “Comunicação” do curso de Formação de Líderes, da Academia do Varejo, a especialista em Planejamento e Comunicação Adriane Werner dá algumas dicas para se preparar para essas situações. 

Preparação

Adriane explica que, de maneira geral, para fazer o planejamento de sua fala você pode utilizar a mesma lógica de uma redação. Ou seja, precisa ter introdução, desenvolvimento e conclusão – exceto quando for dar uma entrevista. Nesse caso, se for fazer introdução em cada resposta, o público vai achar que você está enrolando. Para essas situações, o melhor é responder primeiro a pergunta e, se preciso, explicar depois.

Simplicidade – Clareza – Objetividade

A especialista destaca que, quando for falar em público, a sua comunicação deve estar baseada nestes três princípios.

stand upSIMPLICIDADE

Pense sempre no seu público. Será que ele vai entender o que você está falando? Será que não está usando algum jargão muito específico? Falar de forma simples não é falar errado ou utilizar um vocabulário pobre, é usar palavras que as pessoas compreendam.

CLAREZA

Será que estou sendo claro no que estou falando? Ter clareza em sua fala é ter certeza de que o que você disse era realmente o que queria dizer. Quando estiver passando as metas para equipe, por exemplo, tenha convicção de que todos entenderam as metas e quais são os passos para alcançá-las.

OBJETIVIDADE

Não fale mais que o necessário, passe sua mensagem e pronto. Quanto mais nos enrolarmos, maiores serão as chances de erros e de que a mensagem seja mal interpretada.

 Para ter mais dicas sobre comunicação e outros temas relacionados à gestão e liderança, clique aqui e inscreva-se gratuitamente no curso de Formação de Líderes da Academia do Varejo.

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


0 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 2
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

0

comentários em "Como se comunicar melhor em público"

Comentar