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Conheça 7 KPIs que sua empresa precisa olhar diariamente

Conheça 7 KPIs que sua empresa precisa olhar diariamente

Por Presença Digital Publik • 13/08/21

Tempo de leitura: 3 minutos.

Em primeiro lugar os KPI (Key Performance Indicator) mostram quando uma ação está entregando o resultado almejado.

 

Sem ele, é impossível saber o que precisa melhorar. Agora, conheça 7 KPIs essenciais para sua empresa. Continua lendo!

 

Os 7 KPIs

Os indicadores de desempenho a seguir, podem ser usados em quase todas as empresas. Veja:

1 – Taxa de Conversão

Ela mostra os resultados de prospecção, ou seja, da abordagens feitas, quantas se tornaram clientes.  Calcule:

Se em 30 dias, você contatou 2.600 pessoas e 52 compraram, divida 52 por 2.600. A taxa de conversão é 2%.

2 – Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

Conquistar clientes também gera custos. Por isso, saber o quanto é gasto na prospecção é muito importante.

Assim, para esse calculo, some todas as despesas e divida pelo total de clientes.

3 – Customer Lifetime Value (CLV ou LTV)

Esse indicador mostra o quanto cada cliente gera para a empresa durante o tempo de relacionamento com a marca.

 

Calcule: Ticket médio semanal X 52 (semanas anual) X tempo médio de fidelidade à empresa (considerado 3 anos aqui).

 

Por exemplo, um negócio que rende um ticket médio de R$ 60,00 por semana apresentaria o seguinte CLV:

 

CLV = 60 x 52 x 3

O CLV para esse negócio é de R$ 9.360,00

 

4 – Taxa de evasão de clientes (churn rate)

Esse KPI mostra quantos clientes deixaram de comprar ou cancelaram seu serviço. Calcule esse índice da seguinte forma:

 

Divida a quantidade de clientes perdidos pelo números de clientes que a empresa tinha no início. Por exemplo: 

 

Se você começou o ano com 120 clientes e em dezembro tinha 111, perdeu 9 clientes.

 

Então divida 9 por 120, e chegará ao índice de 7,5%. O ideal é que essa taxa nunca seja maior do que 7%.

5 – Indicador de Lucratividade

O objetivo é gerar lucro e ser sustentável a longo prazo. Por isso, para saber se a empresa está no caminho certo existe o KPI de lucratividade.

 

Calcule ele assim: Índice de lucratividade = (lucro líquido anual/receita total do ano) X 100

6 – Indicadores de Qualidade

Identificam não conformidades no processo produtivo. Itens com defeitos ou fora do padrão, por exemplo, representam desperdícios e insatisfação. 

 

O KPI de qualidade é obtido pela divisão da quantidade de itens sem defeitos pelo total de itens produzidos.

 

7 – KPI de Desempenho Estratégico

Medem objetivos amplos e de longo prazo e mostram o quanto a empresa está se aproximando de sua missão e visão de negócio. 

 

Estão relacionados aos fatores críticos de sucesso como reputação, imagem, relacionamento com o mercado, entre outros. 

 

Saiba escolher os melhores KPIs para sua marca

Antes de tudo, estabeleça quais objetivos precisam ser alcançados e os seus diferenciais competitivos para enfrentar a concorrência.

 

Isso permite definir quais os melhores indicadores e mostrará se o que foi planejado está sendo realizado.

Gostou? Conte pra gente! Queremos te ajudar cada vez mais a alcançar seus resultados!

 

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