Tempo de leitura: 3 minutos.
Em primeiro lugar os KPI (Key Performance Indicator) mostram quando uma ação está entregando o resultado almejado.
Sem ele, é impossível saber o que precisa melhorar. Agora, conheça 7 KPIs essenciais para sua empresa. Continua lendo!
Os indicadores de desempenho a seguir, podem ser usados em quase todas as empresas. Veja:
Ela mostra os resultados de prospecção, ou seja, da abordagens feitas, quantas se tornaram clientes. Calcule:
Se em 30 dias, você contatou 2.600 pessoas e 52 compraram, divida 52 por 2.600. A taxa de conversão é 2%.
Conquistar clientes também gera custos. Por isso, saber o quanto é gasto na prospecção é muito importante.
Assim, para esse calculo, some todas as despesas e divida pelo total de clientes.
Esse indicador mostra o quanto cada cliente gera para a empresa durante o tempo de relacionamento com a marca.
Calcule: Ticket médio semanal X 52 (semanas anual) X tempo médio de fidelidade à empresa (considerado 3 anos aqui).
Por exemplo, um negócio que rende um ticket médio de R$ 60,00 por semana apresentaria o seguinte CLV:
CLV = 60 x 52 x 3
O CLV para esse negócio é de R$ 9.360,00
Esse KPI mostra quantos clientes deixaram de comprar ou cancelaram seu serviço. Calcule esse índice da seguinte forma:
Divida a quantidade de clientes perdidos pelo números de clientes que a empresa tinha no início. Por exemplo:
Se você começou o ano com 120 clientes e em dezembro tinha 111, perdeu 9 clientes.
Então divida 9 por 120, e chegará ao índice de 7,5%. O ideal é que essa taxa nunca seja maior do que 7%.
O objetivo é gerar lucro e ser sustentável a longo prazo. Por isso, para saber se a empresa está no caminho certo existe o KPI de lucratividade.
Calcule ele assim: Índice de lucratividade = (lucro líquido anual/receita total do ano) X 100
Identificam não conformidades no processo produtivo. Itens com defeitos ou fora do padrão, por exemplo, representam desperdícios e insatisfação.
O KPI de qualidade é obtido pela divisão da quantidade de itens sem defeitos pelo total de itens produzidos.
Medem objetivos amplos e de longo prazo e mostram o quanto a empresa está se aproximando de sua missão e visão de negócio.
Estão relacionados aos fatores críticos de sucesso como reputação, imagem, relacionamento com o mercado, entre outros.
Antes de tudo, estabeleça quais objetivos precisam ser alcançados e os seus diferenciais competitivos para enfrentar a concorrência.
Isso permite definir quais os melhores indicadores e mostrará se o que foi planejado está sendo realizado.
Gostou? Conte pra gente! Queremos te ajudar cada vez mais a alcançar seus resultados!
Clique aqui e confira tudo o que podemos oferecer para a sua loja.
Entre no grupo do Telegram e receba novidades, conteúdos e ofertas.
Curta nossa página do Facebook.
Curta nosso perfil do Instagram.