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Dinâmica de grupo para estimular a criatividade do vendedor

Dinâmica de grupo para estimular a criatividade do vendedor

Por Redação Blog Gazin Atacado • 13/07/15

O que a criatividade tem a ver com vendas? Tudo! 

Afinal, além de grande conhecimento sobre os produtos, o vendedor precisa ser criativo na abordagem com o cliente, para ir além do óbvio e fazer o consumidor enxergar como um determinado item pode fazer diferença na sua vida.

Pensando em ajudá-lo a desenvolver essa habilidade em sua equipe de vendas, separamos uma dinâmica que vai deixar seus vendedores mais criativos, desenvolvendo novas estratégias de atendimento e persuasão. Ela funciona assim:

Vendendo o “impossível” 

OBJETIVO

Avaliar a capacidade de argumentação de vendas, o poder de negociação, a criatividade e a habilidade em entender como o produto pode ajudar o cliente – ou seja, os reais benefícios.

DESENVOLVIMENTO

Divida sua equipe de vendas em diferentes times e cada um deles irá sortear um produto. Os grupos participantes deverão desenvolver a apresentação de vendas do item sorteado. Eles precisam estabelecer um preço, criar promoções e slogans e apresentar os benefícios. A missão é convencer que o produto é realmente bom e que vale a pena comprá-lo.

OS PRODUTOS

Agora é que vem a “pegadinha”. Os produtos que estarão disponíveis para sorteio deverão ser itens nada convencionais. Pode ser algo mais abstrato, tal como cansaço, preguiça, medo, fome, etc. Ou pode ser também coisas esquisitas, como cadeira com três pernas, tubo de pasta de dentes vazio, papelão molhado, pente sem dentes e por aí vai.

APRESENTAÇÃO

Cada grupo terá até dez minutos para fazer sua apresentação e tentar convencer os outros participantes. Todos devem anotar o que acharam de interessante no que os outros falaram e, no final, você deve promover um debate para que todos falem sobre os principais destaques das apresentações.

criatividade em vendas

AVALIAÇÃO

O líder que estiver comandando a dinâmica precisa ficar atento à forma como os vendedores montam seu discurso. O objetivo é fazê-los ir além do comum, incentivá-los a enxergar o produto de diferentes pontos de vistas – principalmente na visão dos clientes. Além disso, é preciso mostrar que o foco nos benefícios é importante – independente de qual seja o produto em questão. O líder também deve fazer anotações e apontar o que achou interessante e o que acredita que deve ser melhorado.

Agora é só aplicar a dinâmica aí em sua equipe e ver até onde vai a criatividade de seus vendedores.

Sabe aquela frase que diz que “o bom vendedor vende até geladeira para esquimó”? Pois é, isso é possível, sim. Basta entender de que forma a geladeira poderia ser útil para ele. .

Depois de realizar essa dinâmica aí em sua loja, volte aqui no blog e deixe um comentário dizendo como foi. Combinado?

Sucesso e boas vendas!

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