fbpx

Nossas Sugestões

Dinâmica de grupo para trabalhar o autoconhecimento e a confiança dos vendedores

Dinâmica de grupo para trabalhar o autoconhecimento e a confiança dos vendedores

Por Redação Blog Gazin Atacado • 6/01/16

Conhecimento é a chave do sucesso em diversas esferas. Para você conseguir conquistar seus clientes e torná-los fiéis, precisa saber quais são suas necessidades, preferências, desejos e assim por diante. Para vencer seus concorrentes, é necessário entender quais sãos os pontos fortes e fracos de cada um e refletir sobre como se comparam com os pontos fortes e fracos de sua loja.

Da mesma forma, para se destacar no meio de centenas de vendedores, seus colaboradores precisam conhecer muito bem os produtos que vendem, o perfil dos clientes da sua loja e, acredite, precisam conhecer muito bem a si mesmos, pois só assim poderão se desenvolver, crescer e conquistar os melhores resultados possíveis!

Pois é, o autoconhecimento é fundamental para que os profissionais saibam onde querem chegar e, depois, descubram como chegar até lá. Além disso, está também diretamente relacionado à motivação, pois quando uma pessoa se conhece bem, fica mais fácil acreditar em seu próprio potencial.

Sabendo disso, apresentamos a seguir uma dinâmica de grupo que vai ajudá-lo a entender como andam seus vendedores no que diz respeito ao autoconhecimento e, de quebra, fará com que você possam entender de que forma isso está influenciando em sua conduta profissional. Acompanhe!

Autoconhecimento para vendedores – as maiores histórias 

Para realizar essa atividade, será preciso definir um prêmio divertido para cada um dos vendedores, que funcionará como incentivo para que eles participem da dinâmica e também como reconhecimento.

dinamica grupo autoconhecimento 1

FUNCIONA ASSIM:

Reúna um grupo de vendedores (no mínimo dois e no máximo 15) e peça para que eles pensem em sua maior realização em vendas até hoje. Pode ser uma grande operação ou mesmo uma pequena venda, mas que tenha sido especialmente desafiadora. Deve ser algo que tenha trazido grande aprendizado a eles.

Depois de alguns minutos, diga aos profissionais que eles precisarão refletir e identificar o que especificamente fizeram que tornou essa a sua maior realização profissional e qual o efeito que esses esforços tiveram sobre o cliente.

Após um tempo, cada um deles deverá se levantar e compartilhar sua maior façanha com o grupo. Os vendedores receberão o prêmio em reconhecimento à sua realização.

Benefícios da dinâmica

  • Com essa atividade, você poderá perceber quais vendedores são mais articulados e se comunicam de forma mais clara.
  • dinamica grupo autoconhecimento 2Além disso, será possível identificar quais são os profissionais que se conhecem melhor, que entendem muito bem quais são seus pontos fracos e fortes e, mais importante, que sabem como usá-los.
  • A dinâmica mostra também quais são os colaboradores que têm mais confiança em suas atitudes e acreditam em si mesmos.
  • Ao saber ainda quais são os profissionais que não conhecem muito bem a si mesmos e também possuem baixa autoconfiança, você poderá tomar ações específicas para ajudá-los a melhorar esses aspectos.
  • E ao reconhecer a importância do autoconhecimento, você irá ainda incentivar os vendedores a buscarem entender melhor seu potencial e a acreditarem mais neles mesmos.

 

dinamica grupo autoconhecimento 3

Bons motivos para aplicar essa dinâmica em sua loja, não é mesmo? Então agora é com você! Coloque essa ideia em prática, aprenda com ela e depois compartilhe sua experiência conosco. Adoraremos saber quais foram os resultados da atividade na sua empresa.

Boas vendas!

Imagens: freepik

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


2 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 13
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

2

comentários em "Dinâmica de grupo para trabalhar o autoconhecimento e a confiança dos vendedores"

Comentar