No curso de Formação de Líderes, da Academia do Varejo, no módulo sobre processos, Rodrigo Saporiti, consultor de Vendas da equipe VendaMais, fala sobre a importância de buscar a qualidade nos processos de atendimento. Ele inicia sua aula fazendo o seguinte questionamento:
“Se eu lhe disser que a missão de uma loja é satisfazer plenamente o cliente, estou certo ou estou errado?”.
O que você acha?
Ao contrário do que muitos imaginam, essa colocação está errada.
Saporiti explica dando o exemplo de um cliente que vai até uma loja de fast food. “Imagine que eu peça um determinado hambúrguer. Se a loja me entrega o prato dentro do prazo combinado e com as especificações que eu solicitei, é correto dizer que eu ficarei satisfeito, certo?”.
Mas o especialista destaca que entregar ao cliente aquilo pelo qual ele pagou, é o mínimo que uma empresa pode fazer. “O problema é que muitas empresas trabalham nesse nível mínimo de satisfação”, frisa.
Saporiti ressalta que isso é muito perigoso porque, se você trabalha nesse nível mínimo de satisfação, qualquer coisa que dê errado – um prazo não cumprido, por exemplo – a sua loja já entra no nível de insatisfação.
“E é por isso que, mais do que satisfazer, é preciso encantar o cliente. E para encantar o cliente, as empresas precisam buscar a excelência no atendimento”, revela.
Segundo Saporiti, as lojas que entendem isso, sabem que precisam proporcionar uma verdadeira experiência ao cliente. É como um supermercado, em que o cliente tem um ótimo atendimento no açougue, na padaria, nos caixas a até no estacionamento.
“Eu gosto do impossível, porque lá a concorrência é menor.”
O facilitador do módulo sobre processos do curso “Formação de Líderes”, da Academia do Varejo, cita Walt Disney para falar sobre como a empresa criada por ele consegue se destacar encantando a cada pessoa que entra pelos portões dos seus parques. E, na sequência, apresenta dois segredos de Disney para fidelizar de clientes – segredos, aliás, que podem ser aplicados em sua loja.
Rodrigo Saporiti explica que os clientes não comparam apenas loja de varejo com loja de varejo. Qualquer negócio em que eles foram bem sucedidos, serão, inevitavelmente, comparados com a sua loja. Se o cliente tem uma ótima assinatura de jornal, ou ficou em um excelente hotel, todos esses atendimentos serão comparados com o serviço que você está prestando.
Além disso, Saporiti afirma que os consumidores comparam o atendimento por telefone e a entrega do produto, por exemplo. Ou seja, também comparam canais de venda. Seus vendedores também fazem essa comparação – da sua loja com empresas que eles trabalharam antes.
Então, você precisa fazer com que a sua loja seja a referência máxima de excelência no atendimento para os seus clientes. E, para isso, nosso e-book gratuito pode ser útil. Reunimos 30 dicas de atendimento em um guia prático e completo. Clique aqui para saber como baixar o seu.
Reza a lenda que os postes ornamentais da Disney são pintados todas as noites. Sim, TODAS AS NOITES. O objetivo é deixá-los sempre brilhantes e com aspecto de novo. Que tal?
Você cuida do visual da sua loja para que ele esteja de acordo com a mensagem que você vai transmitir ao cliente? Quais são os detalhes que fazem toda a diferença e que tornam sua loja única?
Além disso, outro detalhe importante na Disney é que, no início de cada dia, quando os portões são abertos, uma música animada começa a tocar, com o objetivo de condicionar todos a entrarem e explorarem o parque. Já no final do dia, a música é mais calma, fazendo com que, naturalmente, as pessoas tranquilizem-se e percebam que é hora de ir para casa.
Qual é a música que está tocando em sua loja? Ela está de acordo com o ponto onde está e com o público que a frequenta? Será que ao invés de chamar a atenção, o som de sua loja não está espantando os clientes? Todos esses pequenos detalhes fazem a diferença para um atendimento encantador.
Em sua aula, Saporiti conta mais segredos da Disney para um atendimento excelente e também aborda outras questões importantes para não apenas satisfazer, e sim, encantar o cliente. A “matrícula” na Academia do Varejo é gratuita, clique aqui, inscreva-se e confira as aulas completas desse e de outros módulos do curso para Formação de Líderes no Varejo. Pode ter certeza que o tempo investido para assistir às aulas resultará em mais vendas, clientes satisfeitos e vendedores felizes!