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Como ter um negócio mais rentável e produtivo

Como ter um negócio mais rentável e produtivo

Por Presença Digital Publik • 26/06/20

Se você é empreendedor, tem um negócio ou até mesmo se é funcionário, já deve ter ouvido esses dois termos: produtividade e rentabilidade. Confira neste artigo do blog a diferença entre eles. E como ter um negócio mais rentável e produtivo.

Produtividade

Produtividade = esforços/tempo.

É a relação entre a produção e os fatores de produção utilizados.
Devemos entender o resultado de nossos esforços em função do tempo.

Rentabilidade

É o retorno sobre o investimento em um horizonte de longo prazo.

Rentabilidade e produtividade

Esses dois conceitos caminham lado a lado e são totalmente proporcionais um ao outro. Pois quanto mais produtivo eu for, usando menos recursos, mais rentável será o meu trabalho.

Seu negócio é rentável ou produtivo? 

Para medir a rentabilidade do seu negócio, você terá que descontar do faturamento, tudo o que gastou para produzir o produto ou o serviço. O que sobrar disso é a rentabilidade.
Se você vende uma coisa por um preço alto e custa pouco produzir, então você rentabilizou mais. Se você vende por um preço baixo e custa muito produzir, sua rentabilidade é pequena. Alguns negócios são muito rentáveis, enquanto outros são pouco rentáveis.

Já o conceito de produtividade tem a ver com eficiência. Para ser eficiente é preciso produzir mais, gastando menos.
Pensando em fabricação, por exemplo, eu consigo produzir mais com menos pessoas com um processo mais eficiente, mais automatizado. Já quando tenho um serviço, vale o mesmo conceito: o quanto eu consigo entregar bem meu trabalho fazendo menos horas extras, custando menos para a companhia.

Como ter um negócio mais rentável e produtivo.

Invista na capacitação dos seus funcionários

Investir na capacitação das pessoas é muito importante, porque quanto mais produtiva for sua equipe, maior será a rentabilidade do seu negócio. Invista em treinamentos, no conhecimento e especialização de seus funcionários.

Os componentes principais para uma maior rentabilidade são: vender bastante, com uma margem alta, e ser produtivo, custar menos. Quanto mais você aumenta a receita e menos custa para produzir, mais rentável você é. E esta é a relação entre os dois conceitos.

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Invista num ambiente humanizado de trabalho.

O que as pesquisas mostram é que, quanto melhor e mais humanizado o ambiente de trabalho, maior a produtividade. As empresas que são mais bem pontuadas no GPTW (Great Place To Work), por exemplo, pesquisa amplamente aplicada no mundo todo, mostra que as pessoas produzem mais quando estão felizes e, além disso você cria um ambiente onde as pessoas podem opinar.

Automatize os trabalhos operacionais

Sabe aquele trabalho de copiar e colar, como por exemplo emitir NFS manualmente, mudar status de lead na ferramenta de disparo de E-mail ou enviar SMS de pendência de pagamento? Estes são exemplos de trabalhos que ocupam um tempo considerável do seu dia-a-dia e que não acrescentam valor para a sua empresa. Este trabalho não é investimento, é custo! ‘Ah, mas eu não contrato ninguém, eu mesmo faço’. Ainda é um custo, afinal, quanto custa a sua hora?

Rentabilidade e produtividade

Existem várias estratégias para aumentar a rentabilidade e a produtividade: investir em sistemas, automatização, desenvolvimento de pessoas, formação de gente entrante, que ainda não tem tanta experiência para se ter um profissional competente e eficiente, entre outras. Analise o seu negócio e invista nessas implementações para que seus resultados sejam satisfatórios e rentáveis.

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