fbpx

Nossas Sugestões

O que é uma entrevista de desligamento e qual é a sua importância

O que é uma entrevista de desligamento e qual é a sua importância

Por Redação Blog Gazin Atacado • 14/06/15

academiaVocê já ouviu falar em “entrevista de desligamento”? No módulo “Recursos Humanos”, do curso de Formação de Líderes, da Academia do Varejo, o consultor Wanderley Cintra explica que isso nada mais é que a “porta de saída” de seus funcionários.

Ele destaca que tão importante quanto cuidar do profissional quando ele está entrando na sua empresa, é também cuidar de sua saída, pois, nesse momento, é possível aprender muito sobre sua gestão. Segundo o mediador do módulo de RH, nessa hora, o gestor pode ter acesso a um novo ponto de vista, a uma nova percepção sobre seu trabalho. 

Untitled-1“Obviamente, você deve ter sua própria percepção em relação ao que você faz. Acontece que, muitas vezes, quando nos dispomos a fazer alguma coisa, sempre temos a ideia de que estamos fazendo nosso melhor. Nos doamos o máximo, tentando sempre fazer da melhor forma possível. Porém, em alguns casos, o nosso melhor possível, não é o melhor para o outro”, destaca Cintra.

Para ele, o principal benefício dessa entrevista é justamente poder dar uma nova visão ao gestor.

Ele conta que é como se existisse um muro e duas pessoas de cada lado. Quando alguém pergunta qual é a cor do muro, uma responde que é verde e a outra diz que é branco. Um não consegue ter a visão do outro. “A entrevista de desligamento ajuda o líder a enxergar o outro lado. Ou seja: qual é a informação que as pessoas têm quando saem da minha empresa?”, explica.

E POR QUE ISSO É IMPORTANTE? 

Person_learning_by_reading_256Desenvolvimento constante

Cintra frisa que isso ajuda o gestor a enxergar fatos que talvez ele não estivesse percebendo antes. Além disso, essa nova visão dá oportunidade para que ele aprimore algumas aptidões de gestão e também promova melhorias nos processos da loja.

Applicants_for_a_business_job_256Aprimoramento da seleção dos profissionais

Saber o que as pessoas que estão saindo de sua empresa pensam sobre o trabalho como um todo, vai lhe ajudar na hora de selecionar os próximos candidatos. Pode ser que o problema não seja a sua loja, e sim o perfil daquele profissional que não era adequada à sua empresa.

Feedback sincero

Conversation_speech_bubble_with_exclamation_sign_inside_256

Muitas vezes, ao pedir um feedback para seus profissionais, pode ser que eles não sejam totalmente francos, com medo de que você não goste do que eles falem, ou de magoar alguém. Nesse sentido, é importante aproveitar a entrevista de desligamento para obter um feedback sincero. Na hora em que o profissional está saindo de sua loja, ele não tem mais vínculo com a empresa e, por isso, pode ser totalmente livre para falar o que realmente pensa.

COMO APLICAR UMA ENTREVISTA DE DESLIGAMENTO?

O consultor alerta que o ideal é que não seja o gestor a realizar a entrevista de desligamento. Isso ajudará a criar um ambiente mais neutro para que o profissional se expresse livremente. Mas se você é um micro ou pequeno empresário e não tem alguém disponível para realizar essa atividade, você pode pedir para que quem estiver saindo responda um questionário que será entregue a você depois.

Agora, veja algumas sugestões de perguntas para se fazer durante essa entrevista:

  • Question_class_note_symbol_256Você estava satisfeito com a sua remuneração?
  • Você teve dificuldades de relação com o seu gestor?
  • Se sim, explique que dificuldades e quais seriam suas sugestões melhorar para isso.
  • O que você acha que precisa melhorar nos processos da empresa?
  • O que você mais aprendeu com essa experiência profissional?

Você pode adicionar mais perguntas de acordo com a realidade de sua loja. Mas não cometa o erro de fazer a entrevista e não fazer nada depois. Avalie as respostas e use essas informações para se desenvolver e implantar melhorias na sua loja. O objetivo é que, com isso, você tenha que fazer cada vez menos entrevistas de desligamento.

Para mais informações sobre Recursos Humanos e todas as áreas que envolvem as atividades do gestor, cadastre-se gratuitamente no curso de Formação de Líderes, da Academia do Varejo. Os melhores especialistas do mercado estão lhe esperando para passar conhecimento e trocar ideias. Clique aqui e confira.

Imagens: Freepik  

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


0 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 2
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

0

comentários em "O que é uma entrevista de desligamento e qual é a sua importância"

Comentar