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Sua loja no mundo on-line: guia completo de boas práticas nas redes sociais

Sua loja no mundo on-line: guia completo de boas práticas nas redes sociais

Por Presença Digital Publik • 29/06/22

Tempo de leitura: 3,5 minutos

 

Não dá para negar, as redes sociais já são parte da rotina há tempos e a tendência é estarem cada vez mais presentes na vida de pessoas em todo o mundo.

No Brasil, cada usuário tende a passar em média 3 horas e 39 minutos on-line nas mídias sociais. 

 

Isso pensando em torno de 130 milhões de brasileiros que, se levarmos em consideração o índice habitacional do país, representa 62% do total. 

 

É muita gente on-line e, no meio disso, muitas oportunidades de vender e impulsionar os seus negócios. 

 

Portanto, se você chegou até aqui querendo saber boas práticas para atuar nas redes sociais da sua loja, continue lendo. 

Marketing nas redes sociais: o que é isso?

Antes de tudo, vamos explicar o que é marketing nas redes sociais. 

Bom, em poucas palavras, podemos dizer que se tratam de estratégias executadas nas redes com o objetivo de promover uma empresa. 

 

Seja para gerar mais visibilidade, contribuir para a divulgação de produtos/serviços, melhorar a atração de público/clientes, etc. 

 

Mas, além disso, um bom marketing engloba também a possibilidade de estreitar o relacionamento de uma loja com seus clientes. 

Contribui para o fortalecimento do elo de confiança e credibilidade no segmento. 

 

3 coisas que você precisa fazer para ter um bom marketing nas redes sociais  

Falar de forma clara e direta

A primeira coisa que você deve ter sempre em mente é: muitas pessoas estão on-line e recebendo os conteúdos da sua loja. 

 

Mas, pessoas são diferentes e possuem bagagens de conhecimento diferentes, portanto, é sempre um desafio conseguir se comunicar e ser compreendido por todas elas. 

 

Aposte em uma comunicação clara, simples e objetiva, que consiga passar as mensagens desejadas a qualquer público independente de idade ou contexto social. 

 

Fugir um pouco de promoções a todo momento

É claro que vender é importante, mas nem sempre o seu cliente está afim de receber promoções!

 

Então fuja um pouco do roteiro de ofertas a todo momento e invista em outros conteúdos que permeiam o seu segmento de mercado. 

 

Traga postagens com conhecimentos importantes sobre seus produtos/serviços, tire dúvidas, promova a credibilidade da sua loja, etc. 

 

Por exemplo, que tal uma sequência de postagens com curiosidades que possam ajudar na hora de faxinar a casa? 

 

“3 formas de lavar roupa sem perder muito tempo com isso” – aproveite para divulgar os modelos de máquina de lavar que você tem disponível na loja.

 

Essa é uma das milhares de possibilidades que o marketing de conteúdo oferece. 

Investir em atendimento humanizado

Por fim, mas não menos importante, invista em atendimento humanizado. Lembre-se sempre: os seus clientes são pessoas, como você. 

 

Eles têm sonhos, necessidades e cada um conta com uma realidade diferente, esteja aberto a entender, ouvir e buscar soluções. 

 

Para isso, nada melhor do que a boa e velha atenção personalizada, não trate como “apenas mais um”, ouça com atenção cada um e suas particularidades. 

 

Dessa forma, além de ganhar pontos quando o assunto é fidelização de consumidores, você aumenta suas oportunidades de conversão de vendas. 

 

No mais, nunca se esqueça: as redes sociais são ótimas aliadas para a sua loja, desde que você saiba como utilizá-las! 

 

Mas, antes de colocar a mão na massa, que tal dar uma olhada em outros conteúdos que podem ser do seu interesse? Leia mais: 

 

6 dicas para impulsionar suas vendas no segundo semestre

 

7 passos para atrair o público jovem para sua loja

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