fbpx

Nossas Sugestões

8 formas de motivar colaboradores

8 formas de motivar colaboradores

Por Redação Blog Gazin Atacado • 1/04/14

A motivação é o que faz cada indivíduo querer fazer sempre o melhor. Nesse sentido, uma das grandes questões dos gestores é: como motivar sua equipe?

Apesar de a motivação ser algo que vem de dentro de cada indivíduo, muitas vezes o ambiente e algumas atividades específicas podem ajudar os profissionais a encontrarem a motivação que precisam.

Com isso em mente, reunimos neste post oito maneiras simples de motivar seus colaboradores. Confira, coloque em prática e veja os resultados aparecerem.

  1. Reconhecimento

Nada mais motivador para continuar fazendo suas atividades bem feitas do que o reconhecimento da qualidade das tarefas.

Reconheça verbalmente, com prêmios ou bônus. O importante é deixar claro que o esforço do profissional em fazer seu trabalho de forma excelente valeu a pena.

  1. Capacitação

Dar conhecimento ao colaborador é mostrar que a empresa acredita em seu potencial e sabe que ele pode ir além. Ofereça cursos, palestras e workshops para manter sua equipe atualizada, informada e, é claro, motivada.

  1. Abertura

Apesar de ser algo muito simples, apenas o fato de o líder estar disposto a ouvir seus profissionais faz total diferença para a motivação da equipe. Quando o profissional sabe que ele tem oportunidade de expor suas opiniões na empresa ele se sente motivado a sempre pensar no melhor da organização como um todo – e apresentar suas ideias e pensamentos.

  1. Metas na medida

8 formas de motivar colaboradores - A criação de metas é importante, mas elas devem estar alinhadas de acordo com o nível de trabalho de cada profissional.

Criar metas impossíveis de serem alcançadas faz com o profissional sinta-se derrotado antes mesmo de tentar atingi-las.

Por outro lado, metas abaixo da capacidade não vão desafiar o colaborador e, consequentemente, também não serão motivadoras.

Sabendo disso, faça uma análise de desempenho dos últimos meses para determinar uma meta que seja desafiadora e, ao mesmo tempo, possível de ser alcançada.

A motivação da sua equipe a correr atrás dessas metas será outra.

  1. Plano de carreira

Defina e divulgue de forma clara e objetiva os planos de carreira disposníveis na empresa. Saber de que maneira o profissional pode crescer e aonde ele pode chegar irá motivá-lo a seguir firme em busca do seu desenvolvimento contínuo e das conquistas profissionais.

  1. Apresentação de responsabilidades

Forneça tarefas e dê níveis de responsabilidade a seus colaboradores. Saber que você tem confiança neles fará com que eles próprios sintam-se confiantes.

  1. Incentivo ao compartilhamento de ideias

A inovação só acontece em ambientes propícios à troca de ideias. Por isso, incentive o compartilhamento de ideias para que os colaboradores sintam-se motivados a pensar em coisas novas, buscando sempre melhorar os processos dentro da empresa.

  1. Feedback

Sempre dê retorno sobre as tarefas executadas. Seja para avaliar o desempenho ou mesmo apontar itens a serem melhorados. Saber que há alguém acompanhando o que ele está fazendo motivará o profissional a executar da melhor maneira suas atividades.

Esteja sempre atento às necessidade e ouça sua equipe para entender como ajudá-la a ter motivação para buscar desempenho acima da média.

E lembre-se sempre que:

A melhor maneira de motivar sua equipe a ser excelente, é fazendo um trabalho excelente.

Sucesso!

 

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


1 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 1
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

1

comentários em "8 formas de motivar colaboradores"

Comentar