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Os 5 piores erros do líder de vendas

Os 5 piores erros do líder de vendas

Por Redação Blog Gazin Atacado • 26/01/15

Um dos grandes papéis do líder é servir de exemplo. As atitudes da liderança – muitas mais que as palavras – é que vão mostrar à equipe como ela precisa agir. Se o líder se comunica bem, todos se comunicam entre si. Se o líder é inovador, a inovação também acontece dentro da equipe. Por outro lado, um líder egoísta e que não pensa em seus liderados pode resultar em fracasso para a empresa como um todo.

E se as atitudes do líder podem determinar o sucesso ou não de uma empresa, a postura do líder de vendas pesa – e muito – na obtenção de lucro ou no prejuízo da organização. Sabendo disso, e pensando em ajudá-lo a ser um líder que traz lucro e resultados positivos para a empresa, apresentamos a seguir os cinco piores erros do líder de vendas. Conhecendo-os, você vai poder identificar se a liderança está no caminho certo na sua loja. Acompanhe!

1. Não investir no desenvolvimento dos profissionais

Não oferecer treinamentos e cursos para melhorar e aprimorar as habilidades dos vendedores passa a mensagem de que a empresa não está nem aí para o desenvolvimento profissional deles. Como resultado, você terá uma equipe desmotivada e, acima de tudo, despreparada – sem conhecimento suficiente. Com isso, não espere crescimento nas vendas.

Reverta já isso treinando sua equipe. A Academia do Varejo (conheça clicando aqui) oferece cursos gratuitos e excelentes. Comece por ela! Depois, desenvolva seus próprios treinamentos, ofereça dinâmicas de grupo (temos boas sugestões neste link)… enfim, capacite sua equipe. Vale a pena!

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2. Não dar feedback – ou dar da maneira errada

Esse é outro erro fatal para a motivação da equipe. Todo profissional gosta de se sentir valorizado, de ter seu trabalho reconhecido. O vendedor que não tem feedback do seu líder vai entender que ele não está acompanhando seu trabalho. Então, se ele fizer ou não, não fará diferença alguma. Além disso, é preciso saber dar feedback. Criticar o desempenho de um profissional, gritando com ele na frente de toda a equipe, com certeza não é a melhor maneira. O clima entre todos ficará pesado e o vendedor se sentirá desrespeitado.

Ou seja, preocupe-se em dar feedback a seus vendedores, mas lembre sempre de cuidar com a forma como apresenta uma crítica negativa. Também cuide para não elogiar demais um profissional na frente dos outros quando não tiver elogios a fazer a eles. Tudo é uma questão de equilíbrio! E quando der feedback negativo, ajude revelando o que aquele profissional precisa fazer para, na próxima avaliação, ser avaliado positivamente.

3. Dar metas impossíveis

Muitos líderes acham que dar metas impossíveis de serem alcançadas é a melhor forma de motivar seus vendedores. Claro que metas muito baixas também não terão efeito, mas se for um resultado impossível de atingir, os vendedores sentirão que não são capazes, que todo o esforço deles é em vão. Assim, irão desanimar e suas vendas irão esfriar.

Uma boa regra para definir metas é pensar que elas devem ser específicas (quanto exatamente eles precisam vender?), mensuráveis, atingíveis, realistas e com um tempo determinado para serem executadas. São metas ESMART. Falaremos sobre isso em breve aqui no blog. Fique de olho!

4. Não envolver a equipe nas estratégias de vendas

É importante criar estratégias para vender mais. Porém, só lançar o plano para os vendedores e pedir para eles seguirem é o mesmo que dizer: “Virem-se!”. Nada animador, concorda? Não desenvolva suas estratégias de portas fechadas. Reúna-se com a equipe de vendas e peça a opinião dos profissionais sobre as melhores formas de expandir as vendas. Se não envolver os vendedores no desenvolvimento das estratégias, eles acharão que não são importantes para o processo.

Além disso, sem pedir a opinião deles, pode ser que acabe criando estratégias totalmente fora da realidade do dia a
dia de vendas de sua loja – a qual eles conhecem melhor que ninguém.

Por isso, assim como você conta com a ajuda dos seus profissionais para atingir a meta, conte com a ajuda deles para defini-la. Isso vai fazer toda a diferença!

5. Não ter humildade

egoUm líder precisa, sim, ter postura para poder cobrar quando necessário. Por outro lado, é preciso ter humildade para ouvir os outros e também admitir e corrigir seus erros. Se o líder é o exemplo, que tipo de equipe teremos se o líder for arrogante, não abrir espaço para seus liderados e nunca voltar atrás, mesmo quando está errado? Com certeza teremos uma equipe à altura: que não se comunica direito, não age como um time e não aprende com seus erros. Resultado: as vendas no vermelho!

Então, aí em sua loja, alguns desses erros estão acontecendo? Ou será que todos eles? Não importa! O importante é identificar essas falhas e, o quanto antes, tomar ações para corrigi-las. Aí vão alguns conteúdos que podem lhe ajudar: 

Boas Vendas!

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