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7 erros que matam oportunidades de vendas

7 erros que matam oportunidades de vendas

Por Redação Blog Gazin Atacado • 19/09/16

Saber o que NÃO fazer para se destacar em vendas é tão importante quanto saber o que fazer. Porém, na correria do dia a dia, muitas vezes é difícil parar e identificar os erros “banais” que estão sendo cometidos. Sabendo disso e pensando em ajudá-lo nesse sentido, frequentemente publicamos aqui no blog artigos comentando os principais erros a serem evitados no varejo (a lista de todos os conteúdos já publicados sobre esse tema está no fim deste texto).

Hoje, dando continuidade à série sobre esse tema apresentamos mais algumas falhas que muitos lojistas cometem e que, sem que eles percebam, fazem com que deixem de lucrar mais com suas vendas.

Interessado? Então, acompanhe a lista a seguir e verifique se você está cometendo alguns desses erros. Se sim, não tem problema, também indicamos o que você deve fazer para corrigi-los e/ou evitá-los!

1) Falta de controle do estoque

como-vender-mais-no-varejo-4Está aí uma área da loja que muitos menosprezam e que pode fazer com que deixem de ganhar dinheiro – ou até mesmo com que percam dinheiro. Uma boa gestão do estoque dá mais segurança para loja, pois não há risco de que produtos fiquem muito tempo parados e também diminui as chances de faltar itens para oferecer aos clientes.

Saber qual é o seu giro de estoque em determinados períodos do ano vai ajudá-lo a entender seu fluxo de vendas e também a se programar para comprar a quantidade correta de produtos no futuro.

Dicas:

2) Não vender em outros canais

como-vender-mais-no-varejo-3Ao ignorar outros possíveis canais de venda para sua loja você perde grandes oportunidades de lucrar mais. O consumidor atual se comunica, se relaciona e compra em diferentes canais – por que sua loja também não faz o mesmo?

Estando presente em diferentes pontos de contato você aumentará suas chances de ser encontrado pelo cliente e, consequentemente, de vender mais.

Se o consumidor não o encontrar nos canais que ele frequenta, é bem provável que vá comprar em outra loja. Assim, além de fazer sua loja vender mais, atuar de forma multicanal também evita que você perca clientes.

Dicas:

3) Não acompanhar o abandono de carrinho

como-vender-mais-no-varejo-5Se você já atua de forma multicanal e possui uma loja virtual, deve ficar atento à falta de gerenciamento do abandono de carrinho (que é quando o cliente seleciona um ou mais itens, mas desiste de comprar no meio do caminho).

Não acompanhar esse indicador pode fazer sua loja deixar de lucrar mais. Isso porque um carrinho abandonado pode ser convertido em venda, desde que sejam tomadas as ações corretas. Fazer a gestão desse processo fará seus resultados crescerem e, além disso, sua loja conquistará mais clientes.

Dicas:

4) Não fazer venda adicional

como-vender-mais-no-varejo-6Essa dica pode parecer óbvia, mas muita gente não leva esse processo realmente a sério. Quando você deixa passar a chance de oferecer um produto a mais para o seu cliente, além de sua loja estar perdendo possíveis vendas, também está deixando de conquistar o consumidor, que poderia se beneficiar com aquele item complementar.

Colocar em prática estratégias para fazer venda adicional pode realmente aumentar seus resultados. Para isso, é fundamental que seus vendedores conheçam a fundo os produtos da loja e que entendam de que forma eles podem estar relacionados para, assim, poder pensar com rapidez na hora do fechamento e oferecer itens extras para o cliente.

Dicas:

5) Não se preparar para enfrentar objeções

como-vender-mais-no-varejo-7As vendas seriam muito mais fáceis se os clientes simplesmente aceitassem os argumentos dos vendedores e decidissem levar os produtos para a casa, não é mesmo? No entanto, como lojista, você sabe que não é isso que acontece. Na “vida real” do varejo, a maioria dos clientes apresenta objeções. Mas isso não quer dizer que você deva se acomodar com esse obstáculo e simplesmente aceitar um não.

Se você não pode evitar objeções, precisa entender como trabalhar com elas. Ao preparar seu time de vendas para saber como lidar com elas, sua loja garante que muitos nãos acabem se transformando em vendas.

Dicas:

6) Negligenciar o pós-venda

como-vender-mais-no-varejo-2Não é só no momento da venda que os lojistas podem perder oportunidades de vender mais. Depois que o cliente vai embora, muitos acabam se esquecendo dele. Ou ainda, algumas lojas deixam seu consumidor na mão justamente no momento em que ele mais precisa – quando tem alguma reclamação ou dúvida sobre o produto.

Tudo isso está relacionado à falta de atenção no pós-venda. Se sua loja realizar ações de pós-venda eficientes, vai conquistar a fidelidade dos clientes e, com isso, faturar mais no futuro. Dê atenção e mantenha contato com seu público. Além de fortalecer a imagem de sua loja, isso vai fazer seu faturamento crescer.

Dicas:

7) Não usar as informações dos clientes

como-vender-mais-no-varejo-1Pense o seguinte: você prefere conversar com um estranho ou com alguém que o conhece de verdade? Bem melhor falar com um conhecido, que já sabe seus interesses e necessidades, certo? Com o seu cliente é a mesma coisa! Ao enviar mensagens genéricas e tratá-lo como “apenas mais um”, sua loja estará perdendo a oportunidade de conquistá-lo (e, consequentemente, deixando de faturar não apenas uma, mas muitas outras possíveis compras).

Analise e utilize as informações que sua loja tem disponível sobre seus clientes- pode ser os dados que ele preencheu no cadastro ou até os comentários que ele deixou nas redes sociais. Quanto mais você conhecê-lo, melhor saberá como pode ajudá-lo e, assim, vender mais para ele.

Dicas:

Confira a seguir outros erros que podem estar prejudicando seu faturamento:

Levando tudo isso em consideração, suas chances de acerto serão cada vez maiores. Pode apostar!

Então, você está cometendo algumas dessas falhas? Acrescentaria algum erro nessa lista? Deixe um comentário com suas dúvidas e sugestões para que possamos, juntos, entender quais são as melhores práticas para conquistar os clientes e vender mais.

Boas vendas!

Imagens: Freepik; Flaticon

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