É bem provável que você já tenha visto por aí o termo “Big Data”. Se ainda não, prepare-se para começar a ouvir, porque essa é uma tendência cada vez mais forte no varejo.
Mas, afinal, você sabe o que significa Big Data? De que forma pode influenciar as operações de sua loja e como você pode utilizá-lo no seu dia a dia? Não? Não tem problema. Vamos explicar tudo isso neste post.
Para começar, entenda o que é o Big Data:
Em uma tradução literal, “Big Data” significa “Grandes dados”. O conceito diz respeito à análise do imenso volume de dados gerados na internet pelos usuários da rede. Fotos enviadas, cadastros preenchidos, e-mails, vídeos… Tudo isso gera um amontoado de informações que mostram os hábitos dos internautas.
Para você ter uma ideia da imensidão de dados gerados na web, basta observar o que acontece na rede em apenas um minuto:
De acordo com especialistas, até o final de 2015, os dados da internet terão alcançado a faixa dos Zettabye. Não sabe o que é isso? Bom, é só pensar no tamanho da memória de um computador: 1 GB, que já tem espaço para bastante dados, certo? Pois bem, mil Gigabytes é igual a 1 Terabyte. Mil Terabytes é igual a 1 Petabyte. Mil Petabytes é igual a 1 Exabyte. E, por fim, mil Exabytes equivalem a 1 Zettabyte. Dá para imaginar a quantidade de informação que cabe em tudo isso?
Se você está se perguntando “Ok! E o que isso tem a ver com minhas vendas?”, pode ficar tranquilo que estamos chegando nessa parte!
No meio desse mar de dados, estão informações valiosas sobre seus clientes. Dentro do Big Data é possível verificar os hábitos de compras, as preferências, os desejos, as reclamações e necessidades de seu público. E é justamente por isso que nos últimos anos surgiram diversas empresas e ferramentas com o objetivo de usar o Big Data para aumentar as vendas, coletando informações-chave sobre os consumidores.
Essas ferramentas trazem grandes resultados, mas também demandam grandes investimentos. A boa notícia é que, com ações simples e acessíveis, pequenas e médias lojas também podem usar o Big Data a seu favor, sem precisar gastar muito. Aí vão algumas dicas sobre como fazer isso no dia a dia:
Observe o que seu público está compartilhando nas redes sociais, nos blog e sites. Além de verificar quais são as informações que mais fazem sucesso em sua página do Facebook, por exemplo, analise também o perfil dos seus fãs nessa rede e veja o que eles estão compartilhando sobre os produtos que você vende ou mesmo sobre o dia a dia deles. Assim, pode ser que você encontre algo que seja útil para descobrir uma forma de ajudá-lo a resolver um problema ou atender uma necessidade.
Exemplos:
Estude os comentários deixados pelos clientes tanto na sua rede, na rede deles e também nos seus concorrentes. A partir daí, você pode descobrir uma oportunidade de se diferenciar e se destacar.
Exemplos:
Observe o que o seu público está falando sobre os produtos que você vende, sobre sua marca e também sobre seu concorrente. Faça uma busca usando palavras-chave relacionadas ao seu mercado, para analisar os conteúdos produzidos sobre esses temas.
Exemplos:
Veja alguns meios que são de fácil acesso para pesquisar e conseguir os dados acima:
Dedique um tempo na sua agenda para fazer um estudo nesses canais e entender mais a fundo seus consumidores, analisando as informações que eles produzem e compartilham. Isso pode mostrar um caminho sobre como oferecer exatamente aquilo que eles buscam.
Sucesso!