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8 erros de gestão que estão deixando sua loja no vermelho

8 erros de gestão que estão deixando sua loja no vermelho

Por Redação Blog Gazin Atacado • 6/10/15

As contas não estão batendo? Por mais que a loja esteja sempre movimentada, está faltando dinheiro? Muitas vezes, o problema pode não estar nas vendas e sim na forma como administra as finanças de seu negócio.  Quer saber como evitar ou como consertar essa situação? Confira a seguir os oito piores erros de gestão que podem deixar sua loja no vermelho e saiba como se livrar deles. 

1. Não controlar o fluxo de caixa

dicas de gestão financeira 1

O dinheiro entra e sai e você nem vê a cor dele. Muitas vezes isso é normal, principalmente no início do seu negócio, quando o investimento é maior. Porém, você, gestor, não pode estar perdido nessa movimentação – precisa saber de onde está vindo seu capital e para onde ele será encaminhado. Se o fluxo de caixa não for organizado, mesmo que seu saldo de caixa seja positivo pode ser que a loja esteja no negativo e você nem se dê conta.

Para resolver isso, basta organizar a entrada e saída de dinheiro, controlando os diferentes tipos de gastos. Clique aqui e confira nossas dicas sobre como gerenciar o fluxo de caixa.

2. Não controlar os prazos de recebimento e de pagamento

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Mesmo com um fluxo de caixa organizado, se você não realizar o gerenciamento correto das contas a pagar e a receber, pode investir o dinheiro de forma errada e ainda acabar com dívidas. Se, por exemplo, todos os seus recebimentos caírem depois dos prazos de pagamentos, vai precisar atrasar as contas – o que gera multas e prejudica sua credibilidade perante os fornecedores.

Nesse sentido, é interessante conhecer qual é o ponto de equilíbrio de sua loja. Ou seja, quanto você precisa vender e qual é a margem que precisa ter para cobrir os custos e as despesas da sua operação. Para saber como aprender mais sobre isso, clique aqui.

3. Não gerenciar o estoque

Cada item no seu estoque representa um investimento em seu negócio. Quando o produto fica parado é o seu dinheiro que não está rendendo. Você investiu uma quantia de dinheiro esperando retorno financeiro em um determinado período. Se isso não acontece, a verba que você esperava receber por eles não chega. Como consequência, você pode acabar prejudicando suas contas. Fora que, quanto mais tempo eles ficam no estoque, maiores são as probabilidades de os produtos estragarem ou danificarem-se, fazendo você perder todo o seu investimento.

Sabendo da importância dessa área da loja, já escrevemos vários posts sobre como gerenciar o estoque. Confira:

4. Precificar de forma errada e dar descontos sem pensar

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A base para a precificação dos seus produtos está no conhecimento dos custos e despesas de cada um. Por isso, mais do que a média do mercado, é preciso levar em conta o que você está oferecendo ao seu cliente. Por exemplo: imagine que o seu concorrente venda um determinado tipo de geladeira por um preço 20% menor que o seu e você resolva se igualar a ele. Porém, você não levou em conta que sua entrega é mais rápida, você tem o produto em estoque e oferece garantia. Enquanto a outra loja não tem produto em estoque, tem uma entrega muito mais longa e não oferece garantia. Dessa forma, sua loja vai acabar saindo no prejuízo porque não entendeu o valor agregado que seu produto tinha e que justificava o preço mais alto. Isso apenas para citar um exemplo dos males que o desconto pode causar.

Quer uma ajuda para entender como evitar descontos e vender valor? Confira os posts a seguir:

5. Não cobrar as dívidas dos clientes

dicas de gestão financeira 5Sabemos que essa é uma situação que nem sempre o lojista tem o controle. Porém, deixar de cobrar ou cobrar de forma errada o cliente só vai fazer as contas se acumularem e a maior prejudicada será a sua loja. Deixar para empresas de cobrança esse serviço só vai estender o problema e deixar a situação ainda mais tensa. Tente o máximo possível solucioná-lo o quanto antes e dentro de sua loja.

Essa é uma situação difícil e que exige jogo de cintura. Mas com diálogo e “jeitinho” pode-se resolver a questão. Confira neste post aqui algumas dicas sobre como cobrar as dívidas dos clientes sem constrangimento.

6.  Perder-se nos empréstimos e financiamentos

dicas de gestão financeira 6Carlos achou que a solução para os seus problemas era pegar um empréstimo. Foi lá, assinou o contrato e, depois de um tempo, percebeu que esse foi o maior erro que cometeu: está pagando juros altíssimos, não consegue cumprir as parcelas em dia e a coisa toda está virando uma bola de neve. Para suprir parte da dívida, o que ele faz? Outro empréstimo. Parece ficção, mas essa situação é bem comum. Nem sempre o empréstimo é a solução e, mesmo quando ele é, sem o planejamento correto, pode acabar aumentando o problema.

Na hora de buscar ajuda financeira é preciso refletir muito sobre como isso impactará no seu negócio e, além disso, é preciso conhecer o que o mercado pode lhe oferecer. Para lhe ajudar, neste post aqui, esclarecemos alguns termos do “economês” para que você saiba exatamente o que está fazendo e entenda qual é a melhor opção para a sua loja.

7. Vendedores sem treinamento

dicas de gestão financeira 7Pode ser que tenha alguém agora falando o seguinte: “Mas o que o treinamento dos vendedores tem a ver com as finanças da minha loja? Aliás, pagar treinamento para eles só vai me deixar com mais dívidas, não?”. A respostas é: não! Sabe por quê? Vendedores sem treinamento, são profissionais desmotivados, sem conhecimento e pouco engajados com a loja. Como resultado, eles vendem pouco (ou muito menos do que do que poderiam vender), atendem mal os clientes e não preocupam-se em criar novos processos mais eficientes e econômicos. Tudo isso vai se refletir no dinheiro que poderia entrar, mas não está entrando em sua loja. 

Vendedores treinados são engajados, têm um desempenho acima da média e estão sempre em busca de melhorias no processo. Ou seja, contribuem para o aumento das vendas e para a eficiência da loja. E saiba que você nem precisa investir muito dinheiro para isso. Clique aqui e confira cinco maneiras de treinar seus vendedores gastando quase nada.

8. Falta de planejamento financeiro

dicas de gestão financeira 8Por último, está o que pode ser a origem de todos os erros anteriores: a falta de planejamento financeiro de sua loja. Resumindo de uma forma bem simples, o planejamento prevê o quanto de dinheiro poderá entrar em sua loja em um determinado período e onde esse dinheiro será investido. Porém, para fazer o planejamento, o gestor precisa de informações sobre sua movimentação e sobre sua situação financeira atual. Ou seja: sem controle, não há planejamento; e sem planejamento, não há controle. Dirigir uma empresa assim, é como dirigir um carro às cegas: você não sabe de onde veio e nem para onde está indo, a única certeza é de que isso não vai acabar bem.

Pensando nisso, preparamos um post com um passo a passo sobre como fazer o planejamento financeiro e controlar as despesas de sua loja. Confira dicas preciosas para não deixar sua loja no vermelho.

Imagens: freepik

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