fbpx

Nossas Sugestões

Qual é o nível ideal de estoque da loja?

Qual é o nível ideal de estoque da loja?

Por Redação Blog Gazin Atacado • 13/02/15

academiaNós já falamos aqui no blog sobre formas de gerenciar o estoque. O tema faz sempre muito sucesso e os posts sobre esse assunto estão entre os mais lidos (reunimos todos eles no fim deste texto). Por isso, acreditamos que você irá gostar de saber que, no curso de “Formação de Líderes do Varejo”, da Academia do Varejo, no módulo “Dinheiro”, Paulo Ramos, gerente de Atacado da Gazin, fala sobre um ponto importantíssimo do estoque. 

Ele ressalta uma dúvida constante dos lojistas, e que pode ser sua dúvida também:

Afinal, qual é o nível ideal de estoque para se ter na loja? 

A falta de produtos pode ser horrível para suas vendas. Porém, o excesso de produtos é igualmente prejudicial. Paulo explica por quê:

Estoque em excesso é muito ruim porque um produto parado no seu depósito não tem a mesma velocidade de liquidez de um boleto que você precisa pagar para o fornecedor. Ou seja, o produto está lá parado e você tem que vender ele para, então, ele começar a se tornar líquido, para começar a entrar dinheiro. Em contrapartida, nesse meio tempo, você tem uma série de contas que precisam ser pagas no dia do vencimento – independentemente da venda ou não do produto. Então, a liquidez de estoque não é tão rápida quanto a liquidez dos pagamentos que você precisa fazer”, revela.

Paulo aponta ainda que não há uma resposta padrão sobre a quantidade ideal de estoque. Novamente, como já apontado nos posts anteriores sobre este módulo (veja aqui e aqui), o segredo é o equilíbrio. Se você está se perguntando “Equilíbrio em relação ao quê?”, Paulo responde:

man251Você precisa ter um estoque condizente com seu volume de vendas e também com o seu caixa. Para encontrar esse equilíbrio, a chave é o controle. É fundamental que você saiba os produtos que estão no estoque e quais deles não possuem um giro adequado. Assim, você poderá tomar ações no sentido de fomentar a venda daqueles itens parados. No entanto, para isso, é preciso ter um controle adequado das informações do estoque, das vendas e do caixa, esclarece.

Boas reflexões, não? Se interessou e quer saber mais sobre esse e muitos outros temas que podem ajudar sua loja a crescer? Então, clique aqui, cadastre-se na Academia do Varejo e confira todos os módulos do curso “Formação de Líderes no Varejo”. Você vai contar com as dicas dos melhores especialistas do mercado. E o melhor de tudo: gratuitamente.

Artigos já publicados sobre “Estoque”

1) Como calcular o giro do estoque

2) 2 dicas para vender produtos parados no estoque sem prejudicar sua loja

3) 4 dicas para realizar uma gestão de estoque eficiente

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


1 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 13
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

1

comentários em "Qual é o nível ideal de estoque da loja?"

Comentar