Neste post aqui, você viu que algumas falhas na sua gestão podem deixar as contas da loja no vermelho. Um dos principais descuidos dos lojistas nesse sentido é a falta de planejamento financeiro.
Para ajudá-lo a evitar esse erro e impulsionar os resultados do seu negócio, separamos seis dicas sobre como montar um plano básico para controlar as finanças da loja. Confira a seguir:
É importante acompanhar e registrar as movimentações financeiras de sua loja. Pode ser um software, um sistema online ou mesmo uma planilha. Seja qual for a ferramenta utilizada, as informações financeiras do seu negócio precisam estar organizadas e armazenadas de maneira segura em algum local.
Por que é importante: os dados financeiros de sua loja irão lhe ajudar a entender sua situação atual e a traçar planos para resolver alguma situação específica, evitando, por exemplo, contas surpresas no meio do caminho.
Organize as contas por setores e/ou por áreas de seu negócio. Crie categorias para separar, por exemplo, os gastos com escritório, com reparos na loja, com recursos humanos, com fornecedores etc.
Por que é importante: organizando as contas dessa forma, você consegue identificar onde está gastando mais e onde está gastando menos. Assim, pode remanejar seu orçamento para cumprir as necessidades de cada área da loja.
Contas atrasadas e muito dinheiro a receber. Essa situação, que é a realidade de muitos empresários, pode ser evitada com a criação de um cronograma que indique as datas em que o capital irá entrar e os prazos máximos de pagamentos.
Por que é importante: ter esse cronograma é fundamental para que você consiga organizar suas contas. Com ele, você pode identificar quais períodos você precisa ter o dinheiro em mãos e, assim, negociar melhor os prazos com fornecedores de acordo com as datas que o capital irá entrar.
Faça um estudo da sua situação atual. Verifique quanto você tem em caixa, qual o valor total de suas dívidas, qual seu capital total, por onde vem a maior parte de seu dinheiro e para onde ele está indo.
Por que é importante: com essa análise, você consegue ter um panorama geral das finanças de sua loja, identificando necessidades e oportunidades. Essas informações serão muito importantes para o próximo passo: a criação de objetivos e estratégias.
Depois de organizar as informações financeiras de sua loja e fazer uma análise geral, vai ficar mais fácil identificar quais são suas principais necessidades, qual é seu ponto forte no capital e, a partir daí, definir objetivos a serem alcançados e as estratégias que serão utilizadas. Exemplo: você está com falta de capital de giro, mas está sempre com as contas em dia, tem credibilidade no mercado e suas vendas vem aumentando mês a mês. Dessa forma, pode usar o seu bom nome e o seu crescimento como argumento de segurança para conseguir um empréstimo ou fazer um financiamento.
Por que é importante: definir objetivos e estratégias é fundamental não só para que você consiga manter as contas da loja em dia, mas também, e principalmente, para que possa expandir seu negócio e aumentar seu lucro. Sem essas metas, você vai ficar sempre no mesmo lugar e, mesmo que se sustente, uma hora o seu concorrente vai ultrapassá-lo.
Na hora de definir estratégias para alcançar seus objetivos, leve em conta diferentes cenários do mercado. Uma saída é criar um cenário realista (de acordo com o contexto atual), um cenário pessimista e um cenário otimista para cada objetivo que você traçar, adaptando as estratégias para as possíveis situações que irá enfrentar.
Por que é importante: você não sabe o que vai acontecer daqui a dois ou três meses. Pode ser que o mercado esteja aquecido agora, mas que isso mude drasticamente no próximo período. Por isso, é imprescindível estar preparado caso o valor dos juros nos bancos aumentem ou surja um novo concorrente na sua região, por exemplo.
E se tiver alguma dúvida sobre esse tema ou sugestão do que poderíamos abordar aqui no blog, deixe um comentário logo abaixo, ok?