fbpx

Nossas Sugestões

6 dicas básicas para uma Gestão Financeira eficiente

6 dicas básicas para uma Gestão Financeira eficiente

Por Redação Blog Gazin Atacado • 6/10/15

Neste post aqui, você viu que algumas falhas na sua gestão podem deixar as contas da loja no vermelho. Um dos principais descuidos dos lojistas nesse sentido é a falta de planejamento financeiro. 

Para ajudá-lo a evitar esse erro e impulsionar os resultados do seu negócio, separamos seis dicas sobre como montar um plano básico para controlar as finanças da loja. Confira a seguir: 

1. Tenha um sistema/planilha para gerenciamento financeiro

dicas gestão financeira 01É importante acompanhar e registrar as movimentações financeiras de sua loja. Pode ser um software, um sistema online ou mesmo uma planilha. Seja qual for a ferramenta utilizada, as informações financeiras do seu negócio precisam estar organizadas e armazenadas de maneira segura em algum local.

Por que é importante: os dados financeiros de sua loja irão lhe ajudar a entender sua situação atual e a traçar planos para resolver alguma situação específica, evitando, por exemplo, contas surpresas no meio do caminho.

2. Separe e organize os diferentes custos e despesas da loja

dicas gestão financeira 02Organize as contas por setores e/ou por áreas de seu negócio. Crie categorias para separar, por exemplo, os gastos com escritório, com reparos na loja, com recursos humanos, com fornecedores etc.

Por que é importante: organizando as contas dessa forma, você consegue identificar onde está gastando mais e onde está gastando menos. Assim, pode remanejar seu orçamento para cumprir as necessidades de cada área da loja.

3. Crie um cronograma de pagamentos e recebimentos

dicas gestão financeira 03Contas atrasadas e muito dinheiro a receber. Essa situação, que é a realidade de muitos empresários, pode ser evitada com a criação de um cronograma que indique as datas em que o capital irá entrar e os prazos máximos de pagamentos.

Por que é importante: ter esse cronograma é fundamental para que você consiga organizar suas contas. Com ele, você pode identificar quais períodos você precisa ter o dinheiro em mãos e, assim, negociar melhor os prazos com fornecedores de acordo com as datas que o capital irá entrar.

4. Analise seu cenário atual

dicas gestão financeira 04Faça um estudo da sua situação atual. Verifique quanto você tem em caixa, qual o valor total de suas dívidas, qual seu capital total, por onde vem a maior parte de seu dinheiro e para onde ele está indo.

Por que é importante: com essa análise, você consegue ter um panorama geral das finanças de sua loja, identificando necessidades e oportunidades. Essas informações serão muito importantes para o próximo passo: a criação de objetivos e estratégias.

5. Defina objetivos e estratégias

dicas gestão financeira 05Depois de organizar as informações financeiras de sua loja e fazer uma análise geral, vai ficar mais fácil identificar quais são suas principais necessidades, qual é seu ponto forte no capital e, a partir daí, definir objetivos a serem alcançados e as estratégias que serão utilizadas. Exemplo: você está com falta de capital de giro, mas está sempre com as contas em dia, tem credibilidade no mercado e suas vendas vem aumentando mês a mês. Dessa forma, pode usar o seu bom nome e o seu crescimento como argumento de segurança para conseguir um empréstimo ou fazer um financiamento.

Por que é importante: definir objetivos e estratégias é fundamental não só para que você consiga manter as contas da loja em dia, mas também, e principalmente, para que possa expandir seu negócio e aumentar seu lucro. Sem essas metas, você vai ficar sempre no mesmo lugar e, mesmo que se sustente, uma hora o seu concorrente vai ultrapassá-lo.

6. Crie diferentes possíveis cenários de mercado

dicas gestão financeira 06Na hora de definir estratégias para alcançar seus objetivos, leve em conta diferentes cenários do mercado. Uma saída é criar um cenário realista (de acordo com o contexto atual), um cenário pessimista e um cenário otimista para cada objetivo que você traçar, adaptando as estratégias para as possíveis situações que irá enfrentar.

Por que é importante: você não sabe o que vai acontecer daqui a dois ou três meses. Pode ser que o mercado esteja aquecido agora, mas que isso mude drasticamente no próximo período. Por isso, é imprescindível estar preparado caso o valor dos juros nos bancos aumentem ou surja um novo concorrente na sua região, por exemplo.

Esperamos que essas dicas possam ser úteis para você manter suas contas em dia e fazer sua loja ter cada vez mais lucro.

E se tiver alguma dúvida sobre esse tema ou sugestão do que poderíamos abordar aqui no blog, deixe um comentário logo abaixo, ok?

 

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


7 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 7
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

7

comentários em "6 dicas básicas para uma Gestão Financeira eficiente"

Comentar