fbpx

Nossas Sugestões

Contabilidade no varejo: tudo o que você precisa saber para não ter problemas

Contabilidade no varejo: tudo o que você precisa saber para não ter problemas

Por Redação Blog Gazin Atacado • 23/01/19

Atendimento ao cliente, estoque, treinamento da equipe comercial, merchandising, formas de se destacar da concorrência, e-commerce, marketingA lista de preocupações de um gestor de varejo tem tópicos que não acabam mais! Mas de (quase) nada adianta tudo isso estar em equilíbrio se a contabilidade não estiver em dia.

Sabendo disso e pensando em ajudá-lo a dar uma atenção especial a esta área, conversamos com Pedro Nery.

Nery é consultor organizacional, sócio da Marco Contabilidade Consultiva e criador do canal do YouTube Gestão de Sucesso. No bate-papo, falamos sobre:

– Os principais erros que os lojistas cometem na área contábil (e como resolvê-los).
– Internalizar x terceirizar os serviços de contabilidade.
– Como escolher uma pessoa ou empresa para cuidar da contabilidade da sua loja.
– Contabilidade consultiva.
– As principais tendências na área de contabilidade.
– E muito mais.

Acompanhe, aprenda e passe a prestar mais atenção à contabilidade da sua loja. Seu caixa agradece!

Contabilidade

Quais são os principais erros que os lojistas cometem em termos de contabilidade?

contabilidade no varejo – entrevista Pedro NeryPedro Nery – O principal erro cometido pelos lojista é a falta de controle das finanças e do estoque.

Muitas vezes os donos do negócio não dominam os números, não sabem quanto venderam, quanto já receberam, quanto têm a receber das operadoras de cartão de crédito, qual é o custo da mercadoria vendida, qual é o lucro da empresa, entre tantos outros indicadores que são essenciais para uma gestão profissional.

Da mesma forma, eles não controlam o estoque. Por conta disso, não sabem ao certo o total de mercadorias que têm disponíveis para vender. Isso consequentemente dificulta as compras e reduz o capital de giro.

Leia também!

Os funis do varejo – Parte III: funil financeiro
6 dicas básicas para uma gestão financeira eficiente
Centros de custos e lucros: o que são e como eles podem ajudar na gestão financeira de sua loja

Como resolver essas questões?

É preciso melhorar a gestão da empresa, em todos os seus aspectos, mas, principalmente, na gestão de pessoas e processos.

É necessário ter um profissional com conhecimento e experiência para administrar o negócio. Da mesma forma, é fundamental ter um software de gestão que atenda às necessidades da empresa.

O dono do negócio não tem condições de exercer esse papel de gestor ou de contratar algum funcionário competente? Uma ótima alternativa é terceirizar o processo de gestão financeira para uma empresa especializada.

Leia também!

O que é CRM e como ele pode ajudar sua loja
Como escolher um CRM para sua loja
10 ferramentas que podem ajudar na gestão da sua loja

O que é melhor: ter um profissional interno ou terceirizar a contabilidade no varejo?

A resposta depende do contexto de cada negócio.

Caso a empresa tenha um profissional competente para realizar a gestão financeira e tenha um software adequado, é preferível que o processo seja feito internamente, para garantir agilidade e domínio do negócio.

Por outro lado, caso o lojista não disponha desses recursos, é recomendado que ele terceirize o processo de gestão financeira, contratando uma empresa que ofereça o serviço de assessoria financeira, também chamado de BPO (Business Process Outsourcing) financeiro.

Como escolher a melhor empresa ou profissional de contabilidade para a loja?

Contabilidade no varejo – Pedro Nery

O melhor profissional de contabilidade é aquele que entende as peculiaridades do negócio e tem experiência prática no segmento, não somente conhecimento teórico.

É importante que o empresário tenha um contador consultor ao seu lado, que se ocupe não apenas em cumprir a conformidade legal – como enviar guia de impostos e folha de salários –, mas também ajude a superar os desafios da gestão – como o controle financeiro e de estoque.

Quais são as principais mudanças em relação às obrigações fiscais que os lojistas precisam ficar atentos?

O Estado está avançando no seu projeto SPED, que é o Sistema Público de Escrituração Digital, através do qual está monitorando as atividades econômicas do país em tempo real.

Com o advento das notas fiscais eletrônicas, especialmente da nota do consumidor (NFC-e), o Estado acompanha em tempo real toda a movimentação de entrada, saída e devolução de mercadorias, permitindo identificar não conformidades e suspeitas de fraudes.

Assim, a fiscalização deixa de ser feita por amostragem ou denúncia e passa a ser feita direcionada nas empresas que apresentam indícios de irregularidades. Essas, por sua vez, são auditadas e, se for constatada alguma ilegalidade, são autuadas e multadas, podendo ser interditadas, inclusive.

O projeto SPED está avançando, expandindo para as relações trabalhistas com o eSocial, que será obrigatório para as micro e pequenas empresas a partir de 2019, e também com o controle de estoque, através do Bloco K da EFD ICMS/IPI (SPED Fiscal).

Quais são as principais tendências na área de contabilidade? O uso de uma ferramenta automatizada é algo obrigatório hoje em dia?

A contabilidade passa por uma grande transformação, causada pela 4ª revolução industrial, trazida pelo avanço da internet, da programação em nuvem e inteligência artificial. Com isso, surge a contabilidade digital, feita em tempo real, integrando as informações lançadas pelo cliente com as informações auditadas pela contabilidade.

Nesse sentido, é fundamental que o lojista utilize um software da nova geração, que seja em nuvem, integrado com outros serviços, como bancos, operadoras de cartão de crédito e lojas virtuais, para que ele possa automatizar processos e ganhar produtividade.

O que é a contabilidade consultiva e como isso pode ajudar pequenos e médios negócios do varejo?

contabilidade

A contabilidade consultiva é uma nova postura do contador. Esse profissional deixa de atuar somente como um despachante – que cuida dos impostos e burocracias – e passa a atuar como um verdadeiro consultor de negócios, ajudando o empresário a alcançar o sucesso.

Esse movimento está transformando milhares de contadores em todo o Brasil, que atualmente estão ajudando os pequenos e médios varejistas a dominar os números do negócio, controlar o estoque, definir o público-alvo, gerenciar melhor as pessoas e aprimorar todos os critérios de gestão.

Algum recado final para os lojistas?

Todas as empresas podem alcançar o sucesso, desde que adotem boas práticas de gestão. Tenha um contador consultor ao seu lado e acredite: ele será o seu braço direito para alcançar os seus objetivos!

Leia também

4 sinais de que as finanças de sua loja podem estar em perigo
Desconto: vilão ou herói?
Tudo o que você precisa saber sobre pagamentos por aproximação de celular

Que conversa importante essa, não? Agora, é com você!

Reflita sobre tudo o que Pedro Nery falou na entrevista, reveja seus processos de contabilidade e melhore a gestão da sua loja. Seu caixa, seus clientes e sua equipe agradecem!

Sucesso! E boas vendas!

rawpixel rawpixel

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


2 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 12
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

2

comentários em "Contabilidade no varejo: tudo o que você precisa saber para não ter problemas"

Comentar