Nossas Sugestões

Centros de custos e de lucros – o que são e como eles podem ajudar na gestão financeira de sua loja

Centros de custos e de lucros – o que são e como eles podem ajudar na gestão financeira de sua loja

Por Redação Blog Gazin Atacado • 11/01/16

“Mas para onde foi o meu dinheiro?”

Se em algum momento você já se fez essa pergunta (e outras do tipo, como “de onde veio esse dinheiro?”), pode ter certeza: é preciso gerir melhor as despesas e os lucros da sua loja! Controlando melhor o que entra e o que sai do seu caixa, você evitará erros e, de quebra, aumentará suas chances de conquistar bons resultados financeiros.

Mas como fazer isso?

Separar as despesas e os ganhos da empresa por áreas pode ajudar o gestor a identificar onde ele está gastando mais, em quais áreas está tendo mais retorno e de que forma pode organizar as finanças de forma mais equilibrada.

Para isso, é preciso criar centros de custos e de lucro!

Saiba o que isso significa e entenda de que forma esses centros podem ajudar na gestão financeira de sua loja.

O que são os centros de custos e de lucros

São grupos que indicam as diferentes áreas da empresa e mostram as despesas e os ganhos específicos de cada uma delas.

Essa divisão pode ser feita por departamento, por filial, por projetos, etc.

Por exemplo: sua loja pode ter centros de custos referentes à área administrativa, à área de estoque e à área de Marketing. Além disso, pode ter também um centro de custos e lucros referente à loja física e outro à loja online.

Como organizar os centros de custos e lucros

centro de custos e de lucros 2É preciso entender que há uma grande diferença entre criar categorias de despesas e ganhos e definir centros de custos e de lucros. Enquanto as categorias mostram com o que você está gastando ou ganhando receita, os centros de custos e de lucros apontam onde a movimentação do dinheiro está acontecendo. 

Por exemplo: digamos que haja uma categoria “material de escritório” em sua contabilidade. Esse item pode valer tanto para a área administrativa quando para os vendedores na loja. Então, indicar o centro de custo referente ao item irá ajudar a organizar melhor as informações financeiras. Assim, o gestor saberá quanto de material de escritório se gasta no RH e quando se gasta no atendimento.

DICAS PRÁTICAS

  • Quando mais centros de custos e de lucros sua empresa tiver, mais detalhamento sobre a movimentação financeira você terá.
  • Se você está começando a realizar esse processo, pode dar os primeiros passos separando pelas principais áreas da empresa – RH, Financeiro, Atendimento, Estoque, etc.
  • centro de custos e de lucros 1Se você possui filiais, é importante ter distinção entre os centros de custos e de lucros de cada uma das lojas, para identificar as finanças de cada uma delas.
  • Além de separar por departamentos, você pode também definir centros de custos e de lucros por projetos ou campanhas de vendas.
  • Existem vários sistemas que realizam a organização automática das informações dos centros de custos e de lucros. Porém, se você não tem como comprar um software específico para isso, comece com uma planilha Excel online, compartilhada entre os profissionais responsáveis.

Benefícios dessa prática 

  • Ao organizar as movimentações financeiras dessa forma, você, gestor, conseguirá entender melhor em qual área está gastando mais e de que forma está tendo melhor retorno financeiro.
  • centro de custos e de lucros 4Você saberá qual departamento ou qual campanha de venda tem melhor relação custo x benefício.
  • Ao entender as despesas e ganhos, seus profissionais se sentirão mais responsáveis e mais participativos na gestão da empresa.
  • Essa organização ajudará você a entender de que maneira é possível distribuir melhor o orçamento anual, identificando quais áreas demandam mais dinheiro para realizar suas operações.
  • E sabendo o retorno que cada departamento ou projeto traz, o gestor também conseguirá definir metas de faturamento futuras, baseando-se na receita gerada nos últimos períodos.

centro de custos e de lucros 5

Ou seja, sua loja só tem a ganhar com essa classificação!

Pronto para colocar em prática essa ferramenta simples e poderosa para a organização de suas finanças?

Agora, se você já faz isso e gostaria de compartilhar suas experiências e conhecimentos conosco, deixe um comentário aqui embaixo. Se tiver alguma dúvida, também pode perguntar. Vamos adorar trocar ideias com você!

 

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


3 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 9
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

3

comentários em "Centros de custos e de lucros – o que são e como eles podem ajudar na gestão financeira de sua loja"

Comentar

Em destaque no Blog do Varejo