“Mas para onde foi o meu dinheiro?”
Se em algum momento você já se fez essa pergunta (e outras do tipo, como “de onde veio esse dinheiro?”), pode ter certeza: é preciso gerir melhor as despesas e os lucros da sua loja! Controlando melhor o que entra e o que sai do seu caixa, você evitará erros e, de quebra, aumentará suas chances de conquistar bons resultados financeiros.
Mas como fazer isso?
Separar as despesas e os ganhos da empresa por áreas pode ajudar o gestor a identificar onde ele está gastando mais, em quais áreas está tendo mais retorno e de que forma pode organizar as finanças de forma mais equilibrada.
Para isso, é preciso criar centros de custos e de lucro!
Saiba o que isso significa e entenda de que forma esses centros podem ajudar na gestão financeira de sua loja.
São grupos que indicam as diferentes áreas da empresa e mostram as despesas e os ganhos específicos de cada uma delas.
Essa divisão pode ser feita por departamento, por filial, por projetos, etc.
Por exemplo: sua loja pode ter centros de custos referentes à área administrativa, à área de estoque e à área de Marketing. Além disso, pode ter também um centro de custos e lucros referente à loja física e outro à loja online.
É preciso entender que há uma grande diferença entre criar categorias de despesas e ganhos e definir centros de custos e de lucros. Enquanto as categorias mostram com o que você está gastando ou ganhando receita, os centros de custos e de lucros apontam onde a movimentação do dinheiro está acontecendo.
Por exemplo: digamos que haja uma categoria “material de escritório” em sua contabilidade. Esse item pode valer tanto para a área administrativa quando para os vendedores na loja. Então, indicar o centro de custo referente ao item irá ajudar a organizar melhor as informações financeiras. Assim, o gestor saberá quanto de material de escritório se gasta no RH e quando se gasta no atendimento.
DICAS PRÁTICAS
- Quando mais centros de custos e de lucros sua empresa tiver, mais detalhamento sobre a movimentação financeira você terá.
- Se você está começando a realizar esse processo, pode dar os primeiros passos separando pelas principais áreas da empresa – RH, Financeiro, Atendimento, Estoque, etc.
- Se você possui filiais, é importante ter distinção entre os centros de custos e de lucros de cada uma das lojas, para identificar as finanças de cada uma delas.
- Além de separar por departamentos, você pode também definir centros de custos e de lucros por projetos ou campanhas de vendas.
- Existem vários sistemas que realizam a organização automática das informações dos centros de custos e de lucros. Porém, se você não tem como comprar um software específico para isso, comece com uma planilha Excel online, compartilhada entre os profissionais responsáveis.
- Ao organizar as movimentações financeiras dessa forma, você, gestor, conseguirá entender melhor em qual área está gastando mais e de que forma está tendo melhor retorno financeiro.
- Você saberá qual departamento ou qual campanha de venda tem melhor relação custo x benefício.
- Ao entender as despesas e ganhos, seus profissionais se sentirão mais responsáveis e mais participativos na gestão da empresa.
- Essa organização ajudará você a entender de que maneira é possível distribuir melhor o orçamento anual, identificando quais áreas demandam mais dinheiro para realizar suas operações.
- E sabendo o retorno que cada departamento ou projeto traz, o gestor também conseguirá definir metas de faturamento futuras, baseando-se na receita gerada nos últimos períodos.
Ou seja, sua loja só tem a ganhar com essa classificação!
Pronto para colocar em prática essa ferramenta simples e poderosa para a organização de suas finanças?
Agora, se você já faz isso e gostaria de compartilhar suas experiências e conhecimentos conosco, deixe um comentário aqui embaixo. Se tiver alguma dúvida, também pode perguntar. Vamos adorar trocar ideias com você!