fbpx

Nossas Sugestões

4 dicas para fazer venda adicional

4 dicas para fazer venda adicional

Por Redação Blog Gazin Atacado • 26/08/14

Já imaginou como seria ótimo se, para cada cliente que fizesse uma compra em sua loja, você pudesse adicionar um produto a mais na venda? Pode parecer mágica, mas, em muitos casos, isso é possível! Basta saber qual a melhor forma de fazer a venda adicional.

Não sabe como fazer isso, na prática? As quatro dicas que apresentamos a seguir podem ser um bom ponto de partida. Confira e comece a aplicá-las hoje mesmo!

4 dicas para fazer venda adicional

blog do varejo - futuro do varejo

1. Treine sua equipe para saber identificar oportunidades de venda adicional

Será que seus vendedores sabem quais produtos podem ser complementares? Isso é fundamental para que eles possam identificar oportunidades de venda adicional.

Seu papel, como líder, é treinar a equipe para conhecer bem cada um dos produtos da loja e entender de que maneira eles podem ser associados.

Dica!

Faça uma dinâmica com os vendedores em que você aponta um produto e eles precisam dizer quais outros estão relacionados a ele e por quê. Você pode dividi-los em grupos e fazer disso uma pequena competição valendo um prêmio, para incentivá-los. O mais importante é que, ao final, sua equipe terá desenvolvido uma lista com os produtos que são complementares. Assim, quando os vendedores estiverem vendendo um fogão, por exemplo, lembrarão que podem oferecer também uma coifa.

venda adicional - dinâmica de grupo

Leia também! 
Treinamento gratuito: como vender fogões, fornos, micro-ondas e depuradores

2. Entenda as necessidades primárias do cliente antes de oferecer algo a mais

Ouvir muito bem o cliente e entender quais são as reais necessidades dele é fundamental em qualquer tipo de venda. Na venda adicional isso também é muito importante.

Antes de tudo, você precisa saber por que o cliente foi até sua loja e, depois, identificar oportunidades de vendas adicionais.

Digamos, por exemplo, que ele foi em busca de um computador mais potente para poder trabalhar melhor em casa. Ao entender essa realidade, o vendedor tem a oportunidade de oferecer também móveis para seu escritório pessoal. Que tal?

Leia também!
A importância de ouvir o outro para o sucesso da negociação

3. Saiba o momento certo para oferecer outro produto

Oferecer produtos a mais no momento errado pode arruinar a venda e fazer com que o cliente fique irritado – principalmente se ele já foi à loja com a intenção de comprar determinado produto e nada a mais.

Portanto, saiba “ler” o cliente. Preste muita atenção ao que ele diz e à forma como age. Se ele não faz contato direto com os olhos e responde suas perguntas apenas com uma palavra, está claro que ele não está interessado, então, não force a barra.

Da mesma forma, muitas vezes o cliente não sabe que precisa de um outro produto. O ideal é sempre mostrar o que ele está buscando primeiro e, depois, tentar fazer a venda adicional – seja no final do atendimento ou logo após atender a necessidade primária dele.

Leia também!
Como promover uma experiência marcante em sua loja

4. Faça vendas adicionais de valor, e não apenas com foco em preço

Ao oferecer outros produtos, o ideal é não focar apenas no preço. Ofereça itens adicionais ressaltando o que o cliente irá ganhar com aquilo em termos de benefício. Isso mostra que sua loja não está apenas interessada em vender, mas sim em ajudar os clientes.

Se você disser que, ao comprar o televisão, ele terá desconto no rack, vai parecer que está empurrando o produto. Será bem diferente se você disser que o rack tem o tamanho perfeito para acomodar a TV, mostrar fotos de como os dois produtos ficam juntos, ressaltando que o rack irá valorizar ainda mais o design da televisão. Essa é uma verdadeira venda adicional de valor.

Leia também!
Como dar desconto de maneira estratégica

Dicas simples, porém muito eficientes. Pode testar!

Sucesso e muitas vendas adicionais! 

Imagem: Freepik

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


12 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 46
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

12

comentários em "4 dicas para fazer venda adicional"

Comentar