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Muitas pessoas possuem uma crença limitante de que a criatividade é um dom, você já nasce criativo e pronto.
Se engana quem pensa assim. A criatividade é uma habilidade que pode (e deve) ser desenvolvida.
Pensar fora da caixa, encontrar soluções diferentes para os mesmos problemas, é possível, basta exercitar.
Mas, como todo exercício, precisa de prática, treino e dedicação. É preciso estimular o seu cérebro a pensar diferente.
Portanto, se você veio até aqui desanimado por não se achar criativo o suficiente para o seu negócio, continue lendo.
Te daremos 5 dicas valiosas que vão te ajudar a inovar no seu universo profissional.
No mundo competitivo dos negócios, se destaca quem encontra as melhores oportunidades.
Mas, como desbravar as possibilidades tendo medo do desconhecido?
Ser empreendedor é mais que ter foco, é ter coragem de assumir riscos e sair da zona de conforto.
Desbrave o seu nicho de oportunidades, conheça o seu mercado e investigue, a fundo, o seu público.
Não tenha medo de aprender, errar e aceitar desafios. Tudo é possível, tudo ensina.
Como pensar em soluções inovadoras para o seu público se você não o conhece? se não o compreende?
Busque entender as nuances do seu perfil de público.
Se coloque no lugar de cada um deles e mude o seu ponto de vista sobre o mundo.
O que essa pessoa faria? O que ela gostaria de receber? Como isso chamaria a atenção dela?
Pense como a pessoa que consome o seu produto/serviço.
Só assim, você terá de fato compreendido quem é o seu consumidor e conseguirá desenvolver soluções únicas e assertivas.
Muitas vezes, queremos muito algo. Idealizamos tudo, do planejamento a execução. Não há nada de errado em projetar.
O problema é não aceitar outros pontos de vista e outras formas de desenvolver a mesma (ou outras) ideias.
Para abraçarmos a inovação e a criatividade nos negócios, precisamos de mente aberta.
Precisamos entender que, muitas vezes, é preciso rever nossos planos, encontrar outras saídas.
As vezes, é essencial ser flexível.
Se prender a uma única ideia é se limitar, e limitação é o oposto da inovação.
Por isso, não se coloque barreiras. Deixe as ideias livres. Assim, a sua mente fica mais propícia a criar.
Lembre-se sempre: muitas vezes uma nova ideia nasce da junção de várias ideias antigas.
A pressa é inimiga da inovação. É isso mesmo. Não corra, você não está atrasado. Pense. Analise. Repense.
O processo criativo não é linear e, as vezes, é lento. Não desista, não apresse. Respeite o seu próprio tempo.
Só assim você conseguirá absorver o que o seu cérebro tem de melhor para oferecer.
Leia um livro, converse com pessoas, peça conselhos, observe. Essas são as ferramentas essenciais para a inovação.
Erros são fontes inesgotáveis de aprendizado. Aprenda a ressignificá-los. Não se culpe, pense: o que de bom posso extrair disso?
É nos erros que moram as grandes chances de inovação. O que fazer para que isso não volte a acontecer?
Como evitar que isso aconteça com outras pessoas? Como melhorar isso?
São essas perguntas que você deve ter em mente sempre que algo não sair como você esperava.
Errar é humano, mas o que fazer com isso cabe apenas a nós decidir.
Vivendo e aprendendo, pensando e criando. Por isso, tenha em mente que: é possível. Basta persistir.
Afinal, empreender nem sempre é inovar. Mas se empreendo, logo posso chegar lá.
Mas e por aí, como anda a sua relação com a criatividade e a inovação nos negócios?
Confira aqui porque pequenas empresas precisam se preocupar em inovar.