Um cliente foi até uma loja procurando um celular para o seu filho adolescente. Foi atendido por um vendedor que mostrou os produtos disponíveis, explicou as vantagens de cada aparelho e indicou as melhores opções para jogos, acesso à internet e redes sociais. O cliente ficou em dúvida. Disse que iria confirmar as preferências do filho e voltaria no outro dia. E assim aconteceu. Porém, quando ele chegou na loja novamente, outro vendedor o atendeu e ele não foi tão atencioso quanto o primeiro, não quis explicar sobre os produtos e, ainda por cima, ficou tentando empurrar outro aparelho que não tinha nada a ver com o que consumidor precisava. Resultado: o cliente foi embora sem comprar nada.
Não sabe o que é isso? No módulo “Processos”, do curso de Formação de Líderes, da Academia do Varejo, o especialista em vendas Rodrigo Saporiti fala sobre como usar essa metodologia em sua loja e de que maneira isso contribui para aumentar suas vendas e melhorar o relacionamento com seu público.
O QUE É POP
POP é a sigla para: procedimento operacional padrão.
É uma descrição detalhada de todas as operações necessárias para a realização de uma tarefa, ou seja, é um roteiro padronizado para realizar uma atividade.
“Em uma loja com diferentes turnos, por exemplo, o POP faz com que, mesmo os funcionários com turnos alternados, não façam algum tipo de operação que seja diferente da equipe que veio antes. Isso justamente porque você acaba tendo essa padronização”, explica Saporiti.
O especialista em vendas aponta que a maioria das empresas que utilizam do POP elaboram, a partir dele, o chamado “Manual de procedimentos”. Esse manual é um conjunto de POPs. Isso garante que os resultados alcançados sejam sempre os mesmos, independentemente de quem está realizando a tarefa.
Os manuais de procedimento geralmente incluem:
- Conceitos de limpeza
- Uso de uniforme
- Organização de produtos
- Vitrines
- Documentação exigida do cliente
- Regras de conduta que ajudam na solução de conflitos
- Entre outras questões.
Saporiti ressalta a importância do POP indicando o exemplo de quando há um grupo de pessoas jogando algo e, de repente, um começa a questionar o outro sobre a validade de suas ações. São afirmações como “A bola saiu fora da linha”; “Você empurrou o outro jogador”, etc. Nessa hora, é preciso olhar para as regras daquele jogo para avaliar e resolver a situação.
Da mesma forma, O POP serve como as regras do jogo de sua loja, é a base para orientar o gestor sobre como solucionar conflitos e dúvidas da equipe.
Na sua aula na Academia do Varejo, Saporiti destaca três pontos importantes a serem levados em conta na hora de desenvolver um procedimento operacional padrão em sua loja:
Imagens: feepikFicou interessado no conceito de POP e gostaria de aprender mais sobre isso para poder implementar essa ideia na sua empresa? Então, faça gratuitamente o curso de Formação de Líderes, da Academia do Varejo. Além desse tema, você irá aprender diversos outros conceitos e técnicas com grandes especialistas do mercado que lhe ajudarão no seu desenvolvimento como gestor de loja. Clique aqui, faça sua inscrição e aproveite!
para que eu entenda a inportancia do pop preciso de um resumo compreto . O assunto requer aprofundidade
Olá, Glicelia. Tudo bem?
A aula completa da Academia do Varejo reúne todas as informações possíveis sobre o POP. A Academia está passando por algumas mudanças e logo estará no ar de novo. Entramos em contato com você quando você puder efetuar seu cadastro e assistir a todas as aulas.
Att,
Equipe Editorial Blog do Varejo