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As perspectivas do varejo e como se preparar para o que vem por aí

As perspectivas do varejo e como se preparar para o que vem por aí

Por Redação Blog Gazin Atacado • 8/04/14

As perspectivas do varejo e como se preparar para o que vem por aí

Sempre que o assunto são as perspectivas do varejo é preciso analisar diversos fatores, como inflação, taxa básica de juros e PIB. Afinal, por melhor preparada que uma empresa esteja, se o País não estiver indo bem ela dificilmente conseguirá os resultados que deseja, já que as vendas dependem do poder de compra dos clientes, do acesso ao crédito a eles e assim por diante.

Com isso em mente, para ajudá-lo a se preparar para o que deve vir por aí nos próximos meses apresentamos as expectativas de alguns dos indicadores econômicos que podem influenciar seu trabalho:

  • Inflação: deve ficar em torno de 6% até o fim do ano;
  • PIB: estima-se um crescimento de 2,13% – a previsão chegou a ser de 2,20%, mas revisões baixaram para 2,13%;
  • Taxa básica de juros (Selic): especialistas acreditam que encerre o ano a 10,25%.

A partir desses dados, o Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV) prevê um crescimento de 4,7% para o varejo brasileiro este ano, contando principalmente na Copa do Mundo no Brasil como grande alavanca.

A opinião do Gazin Atacado

Além das estatísticas e do fator “Copa do Mundo no Brasil”, para nosso Diretor de Atacado, Paulo Ramos, outro fator que pode pesar no desempenho dos varejistas este ano é a sua região de atuação.

“Regiões que têm na agricultura seu grande poder econômico estão bem e sofrerão menos. No Paraná, por exemplo, a boa produção de soja deve ajudar também quem vive do Varejo. Já regiões que dependem da indústria e da pecuária devem enfrentar mais dificuldades”, analisa.

Como lidar com as possíveis dificuldades

perspectivas do varejo - vendasInvestir na preparação e na diferenciação é, com certeza, uma forma de garantir bons resultados em um ano de incertezas.

Para isso, sugerimos que você analise seu estoque, seu mix de produtos, equipe e outros fatores que podem influenciar suas vendas e comece a pensar no que é preciso mudar e o que é preciso fazer para mudar.

Além disso, valorize seus clientes fiéis e pense em maneiras de mantê-los na sua loja todos os meses deste ano. Eles com certeza farão a diferença nos resultados mês a mês e no fim deste ciclo.

Nas próximas semanas traremos muitas dicas para ajudá-lo, mas enquanto isso sugerimos que você reflita: o que faz da sua loja melhor que a concorrente?

Sua resposta indicará o caminho para o seu sucesso.

Boas vendas!

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