Para entender bem a importância de se escolher os melhores vendedores para sua loja, imagine que o seu negócio seja um barco em alto mar. Se estiver no meio de uma tempestade, vai precisar dos melhores marinheiros para não deixar a embarcação afundar. E se estiver navegando em um oceano tranquilo, também vai precisar dos melhores homens do mar ao seu lado, para manter o barco estável e fazê-lo chegar com segurança ao seu destino.
Agora, a questão é: como saber se o marujo que está entrando a bordo é realmente o ideal para a sua embarcação?
Se você está se afogando em dúvidas sobre como contratar os melhores vendedores para sua loja, hoje viemos trazer uma boia salva-vidas.
Leia a seguir as dicas que vão lhe ajudar a tomar a melhor decisão na escolha dos profissionais de sua equipe de vendas:
Acredite, uma contratação mal feita pode começar por aqui, na divulgação incorreta da vaga. Mais do que escrever quais são as tarefas e atividades que o vendedor terá que realizar, deixe bem claro quais são as habilidades, atitudes e competências que sua loja procura em um profissional de vendas.
Ao invés, por exemplo, de dizer que a vaga é para atendimento a clientes (o que é muito amplo), coloque que sua empresa busca um profissional com boa comunicação, que gosta de se relacionar com pessoas, tem jogo de cintura para lidar com críticas e habilidades de negociação. Isso já vai direcionar melhor qual tipo de vendedor você está querendo.
Algo muito importante também na pré-seleção é o compartilhamento de valores. Deixe claro quais são os valores, a visão e a missão do seu negócio. Isso vai fazer com que sua loja atraia profissionais que se identificam com esses princípios. É fundamental na hora de contratar um vendedor saber se ele compartilha dos mesmos valores que sua empresa e se ele se reconhece na visão e missão da loja.
Existem diversas formas que você pode utilizar para buscar novos profissionais para sua loja. Desde o uso de redes sociais, até a contratação de empresas especializadas. Uma dica importante é: comece sua busca internamente. Estas sugestões podem ajudar nesse processo:
Oferecer benefícios também ajuda a atrair bons profissionais. Afinal, vendedores eficientes querem ser recompensados, e se você quer os melhores, precisa mostrar que trabalhar em sua loja é mais que um emprego, é uma oportunidade para a carreira do vendedor.
Durante o processo de seleção, deixe bem claro quais são os benefícios oferecidos. Tanto os retornos financeiros – como comissões, salários, bônus e vales – quanto os não-financeiros, como oportunidade de crescimento, treinamentos e cursos, ambiente agradável, abertura para novas ideias e assim por diante
Depois disso, basta aguardar os candidatos aparecerem e, claro, agendar as entrevistas. Mas esse é assunto para nosso próximo artigo, que será publicado logo mais. Fique de olho!
Enquanto isso, organize as informações sobre sua vaga e coloque as dicas que reunimos até aqui em prática. Você vai iniciar o processo de recrutamento e seleção dos mais novos profissionais da sua equipe de vendas com o pé direito.
Sucesso!