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É essencial que uma loja tenha estratégias para reconquistar aqueles clientes que compraram alguma vez e depois sumiram.
Esse comportamento, que pode ocorrer por uma série de motivos, como por um péssimo atendimento, preços mais elevados ou até mesmo desinteresse, pode ser revertido com algumas técnicas. Confira quais são!
Quando um empreendimento consegue captar um consumidor, automaticamente conquista duas coisas: maior reconhecimento e faturamento.
Por isso, é muito importante que saiba traçar um caminho que os tragam de volta para o negócio quando esses clientes desaparecerem.
O primeiro passo para colocar as estratégias em ação é saber quem são os clientes que serão atingidos por elas.
Assim, faça um levantamento de consumidores que não compram, pelo menos, há quase 1 ano, no caso das lojas de varejo. E pelo menos seis meses nas lojas de atacado.
Depois, escolha qual será o canal de comunicação utilizado para entrar em contato com esse consumidor.
Se a empresa possui o número dele, enviar uma mensagem oferecendo algo atrativo é uma ótima oportunidade. Porém é importante não insistir caso o consumidor não entre em contato de volta.
Caso seja possível manter uma conversa com o consumidor, é essencial que o empreendimento procure entender o que o fez parar de procurar a loja, de forma que ela possa sanar essa falha, o que pode ocorrer no atendimento, preços e qualidade.
Para captar novamente o consumidor, uma nova estratégia de venda precisa ser colocada em prática. Algumas opções são oferecer cashback, cupom de desconto ou até um mimo, caso ele realize uma outra compra na loja.
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