Saiba como treinar seus vendedores para atender com excelência os clientes que buscam TVs, home theaters e geladeiras para curtir os jogos do mundial de futebol.
2018 é ano de Copa do Mundo! Para o varejo, normalmente isso significa aumento nas vendas de televisores, home theaters e geladeiras.
Mas as vendas não caem do céu!
Para aproveitar ao máximo as oportunidades que a Copa do Mundo da FIFA Rússia 2018™ trará, você precisa preparar sua loja e se planejar de maneira adequada. Nesse sentido, além de abastecer o estoque e criar ações específicas para este evento, é fundamental treinar a equipe de vendas para atender os clientes com excelência.
As informações e dicas que apresentamos a seguir podem ajudá-lo nessa missão. Acompanhe!
Quando for treinar sua equipe para vender mais na Copa, tenha em mente o que o cliente procura e quais são as preocupações na hora de comprar TV:
Atualmente, no que diz respeito à forma de transmissão de imagens, os três principais tipos de televisores são: plasma, LCD e LED. Revele as características e vantagens de cada um desses modelos quando for treinar sua equipe:
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Treinamento gratuito para vendedores: dicas para vender TVs
O tamanho da família influencia no tamanho da geladeira ideal. Então, quando for treinar sua equipe para vender geladeiras, destaque a importância de o vendedor iniciar o atendimento perguntando:
Isso ajudará o profissional a pensar em produtos específicos que podem agradar o cliente. Além disso, essa forma de abordagem mostrará ao consumidor que o vendedor não está pensando apenas em fechar a venda, mas em ajudar.
Este modelo pode ser útil para quem tem família pequena ou mora sozinho – principalmente se a cozinha for pequena. Por ter o freezer embutido, ele economiza espaço, e vai ao encontro das necessidades desse tipo de cliente.
Se o cliente gosta de cozinhar, ou mora com alguém que gosta, pode ser interessante investir em uma geladeira com freezer e capacidade maiores. Além disso, outro fator a considerar nesse caso são as divisões dos compartimentos. Quanto mais organização o produto oferecer, mais o cliente chef se sentirá atraído a comprar.
Outro ponto a levar em consideração na hora de treinar sua equipe para vender geladeiras é o fato de a geladeira atuar como uma peça de decoração na cozinha. Assim, o vendedor deve buscar saber qual é a cor da cozinha de seu cliente, qual é o estilo dele – se prefere coisas mais clássicas ou mais modernas, para saber se vai gostar de uma duplex ou algo mais diferente, como a inverse ou a side by side, por exemplo –, e assim por diante.
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Dicas práticas para vender geladeiras
Home theaters são sistemas de áudio que potencializam a experiência do espectador ao assistir TV. Como esse aparelho aumenta a qualidade do som que sai do televisor, o usuário se sente dentro do filme – ou, no caso da Copa do Mundo, dentro do estádio. Ao atender clientes que buscam esse tipo de produto, o vendedor precisa estar atento aos seguintes fatores:
O home theater é o sistema mais conhecido, mas existe outro modelo que tem quase a mesma função: o soundbar. Entenda a diferença:
Home theater
Por meio de caixas de som (geralmente cinco ou mais) espalhadas pela sala, esses aparelhos ajudam a aprimorar a experiência audiovisual. Para realizar a ligação entre o som e a imagem, utiliza-se um aparelho conhecido como receiver.
Soundbar
É um sistema parecido com o home theater, mas é mais simples e ocupa menos espaço. O soundbar utilizar apenas uma barra de som, que fica na base da TV. É menos potente que o home theater, mas contribui significativamente para melhorar a qualidade do áudio.
É fundamental saber qual é o tamanho da sala do cliente para poder recomendar o sistema de áudio mais adequado. Além de considerar entre soundbar e home theater, é importante saber a potência do aparelho adequada ao espaço.
Outro grande atrativo para os clientes na hora de comprar home theater é o design desses aparelhos. Por isso, o vendedor deve perguntar qual é o estilo da sala do cliente para recomendar o modelo mais alinhado ao ambiente. Lembre-se disso na hora de treinar sua equipe!
Clientes que procuram um sistema de som, geralmente já possuem um bom aparelho de TV. No entanto, é importante verificar se ele possui o televisor adequado ao sistema de áudio escolhido e, sempre que possível, oferecer o aparelho que vai potencializar a experiência do home theater que ele for comprar.
Muitos clientes têm receio de comprar home theaters porque acreditam que seja algo muito complicado de usar. Sua loja conquistará muitos consumidores se oferecer um guia prático para instalar e utilizar esses aparelhos – ou se oferecer a instalação como recompensa pela compra ou com um preço acessível.
Por exemplo:
Guia de posicionamento de home theater 5.1
Bacana, não?
Sua função agora é usar essas informações para começar a desenvolver os treinamentos de produto e atendimento que ajudarão sua equipe a bater recordes de vendas nesta Copa do Mundo.
Mãos à obra!