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Como treinar sua equipe para vender mais na Copa

Como treinar sua equipe para vender mais na Copa

Por Redação Blog Gazin Atacado • 28/05/18

Saiba como treinar seus vendedores para atender com excelência os clientes que buscam TVs, home theaters e geladeiras para curtir os jogos do mundial de futebol.

2018 é ano de Copa do Mundo! Para o varejo, normalmente isso significa aumento nas vendas de televisores, home theaters e geladeiras.

Mas as vendas não caem do céu!

Para aproveitar ao máximo as oportunidades que a Copa do Mundo da FIFA Rússia 2018™ trará, você precisa preparar sua loja e se planejar de maneira adequada. Nesse sentido, além de abastecer o estoque e criar ações específicas para este evento, é fundamental treinar a equipe de vendas para atender os clientes com excelência.

As informações e dicas que apresentamos a seguir podem ajudá-lo nessa missão. Acompanhe!

Como treinar a equipe para vender TVs

como treinar a equipe para vender mais na copa

Quando for treinar sua equipe para vender mais na Copa, tenha em mente o que o cliente procura e quais são as preocupações na hora de comprar TV:

  • A primeira coisa que agrada o cliente é a qualidade da imagem. Quanto mais nítida e colorida, melhor!
  • Em segundo lugar está a qualidade do som. Afinal, além de assistir aos jogos da Copa do Mundo, os clientes assistirão a filmes e shows nesses aparelhos.
  • O preço aparece em terceiro lugar. Se você focar a abordagem na qualidade do som e da imagem, oferecendo exatamente o que o cliente busca, esse fator não terá um peso tão grande.
  • Além disso, a preocupação com o meio ambiente é tão significativa hoje em dia que a política de sustentabilidade da empresa também chama a atenção do cliente e aparece em quarto lugar da lista.
  • O consumo de energia é a quinta preocupação de quem deseja comprar uma TV.
  • Por último, mas não menos importante, o cliente analisa o design do aparelho.

Os principais modelos de TVs 

vendas de televisores

Atualmente, no que diz respeito à forma de transmissão de imagens, os três principais tipos de televisores são: plasma, LCD e LED. Revele as características e vantagens de cada um desses modelos quando for treinar sua equipe:

TV de plasma 

  • Resolução até sete vezes maior (em comparação com as TVs analógicas).
  • Alto nível de brilho, contraste e fidelidade das cores (em comparação com o modelo LCD).
  • Bom ângulo de visão em diferentes posições.
  • Ótimas para ambientes escuros.
  • Melhor qualidade da imagem em cenas de movimento.

TV LCD 

  • Menor consumo de energia (em comparação com a TV de plasma).
  • Trabalham com o sistema “luz fria” – possuem a mesma luminosidade de outros modelos, mas prejudicam menos a visão humana.
  • São indicadas para ambientes iluminados – o cliente pode assistir à TV em uma sala com a janela aberta sem ter que se preocupar com reflexos.

TV LED 

  • Espessura mais fina (em comparação com outros modelos).
  • Imagens muito mais brilhantes, com contraste melhor e cores muito mais vivas.
  • São mais sustentáveis. Consomem até 40% menos energia que as TVs de LCD.
  • Têm entrada HDMI para PC e games.

Aprenda mais! 

Treinamento gratuito para vendedores: dicas para vender TVs

Como treinar a equipe para vender geladeiras

Como treinar a equipe para vender mais na Copa - geladeiras

O tamanho da família influencia no tamanho da geladeira ideal. Então, quando for treinar sua equipe para vender geladeiras, destaque a importância de o vendedor iniciar o atendimento perguntando:

  • Se o cliente mora sozinho;
  • Se é casado;
  • Se tem filhos;
  • Se mora com um grupo de amigos
  • E assim por diante.

Isso ajudará o profissional a pensar em produtos específicos que podem agradar o cliente. Além disso, essa forma de abordagem mostrará ao consumidor que o vendedor não está pensando apenas em fechar a venda, mas em ajudar.

1) Geladeira 1 porta 

Este modelo pode ser útil para quem tem família pequena ou mora sozinho – principalmente se a cozinha for pequena. Por ter o freezer embutido, ele economiza espaço, e vai ao encontro das necessidades desse tipo de cliente.

2) Cliente chef 

Se o cliente gosta de cozinhar, ou mora com alguém que gosta, pode ser interessante investir em uma geladeira com freezer e capacidade maiores. Além disso, outro fator a considerar nesse caso são as divisões dos compartimentos. Quanto mais organização o produto oferecer, mais o cliente chef se sentirá atraído a comprar.

3) Duplex, inverse, side by side (geladeira 2 portas) 

  • A duplex é a geladeira mais conhecida, aquela que tem duas portas: o freezer fica em cima; a geladeira, embaixo.
  • Na inverse, o freezer fica embaixo e geladeira, em cima. É ideal para quem usa bastante o freezer.
  • A side by side tem duas portas laterais. De um lado fica o freezer; de outro, geladeira. Esse modelo é interessante para cozinhas e famílias maiores.

4) Capacidade em litros 

  • Até 120 litros: para pessoas que moram em espaços pequenos.
  • De 220 a 350 litros: para pessoas que moram sozinhas ou casais sem filhos.
  • De 250 a 500 litros: para pequenas famílias.
  • De 400 a 600 litros: para famílias mais numerosas.

Design e decoração 

Outro ponto a levar em consideração na hora de treinar sua equipe para vender geladeiras é o fato de a geladeira atuar como uma peça de decoração na cozinha. Assim, o vendedor deve buscar saber qual é a cor da cozinha de seu cliente, qual é o estilo dele – se prefere coisas mais clássicas ou mais modernas, para saber se vai gostar de uma duplex ou algo mais diferente, como a inverse ou a side by side, por exemplo –, e assim por diante.

Aprenda mais! 

Dicas práticas para vender geladeiras

Como treinar a equipe para vender home theater

Como treinar a equipe para vender mais na Copa - home theater

Home theaters são sistemas de áudio que potencializam a experiência do espectador ao assistir TV. Como esse aparelho aumenta a qualidade do som que sai do televisor, o usuário se sente dentro do filme – ou, no caso da Copa do Mundo, dentro do estádio. Ao atender clientes que buscam esse tipo de produto, o vendedor precisa estar atento aos seguintes fatores:

1 – Tipo de sistema de som 

O home theater é o sistema mais conhecido, mas existe outro modelo que tem quase a mesma função: o soundbar. Entenda a diferença:

Home theater 

Por meio de caixas de som (geralmente cinco ou mais) espalhadas pela sala, esses aparelhos ajudam a aprimorar a experiência audiovisual. Para realizar a ligação entre o som e a imagem, utiliza-se um aparelho conhecido como receiver.

Soundbar 

É um sistema parecido com o home theater, mas é mais simples e ocupa menos espaço. O soundbar utilizar apenas uma barra de som, que fica na base da TV. É menos potente que o home theater, mas contribui significativamente para melhorar a qualidade do áudio.

2 – Ambiente X potência 

É fundamental saber qual é o tamanho da sala do cliente para poder recomendar o sistema de áudio mais adequado. Além de considerar entre soundbar e home theater, é importante saber a potência do aparelho adequada ao espaço.

Como treinar a equipe para vender mais na Copa - home theater3 – Design 

Outro grande atrativo para os clientes na hora de comprar home theater é o design desses aparelhos. Por isso, o vendedor deve perguntar qual é o estilo da sala do cliente para recomendar o modelo mais alinhado ao ambiente. Lembre-se disso na hora de treinar sua equipe!

4 – Venda adicional 

Clientes que procuram um sistema de som, geralmente já possuem um bom aparelho de TV. No entanto, é importante verificar se ele possui o televisor adequado ao sistema de áudio escolhido e, sempre que possível, oferecer o aparelho que vai potencializar a experiência do home theater que ele for comprar.

5 – Instalação  

Muitos clientes têm receio de comprar home theaters porque acreditam que seja algo muito complicado de usar. Sua loja conquistará muitos consumidores se oferecer um guia prático para instalar e utilizar esses aparelhos – ou se oferecer a instalação como recompensa pela compra ou com um preço acessível.

Por exemplo:

Guia de posicionamento de home theater 5.1

Como treinar a equipe para vender mais na Copa - home theater

Bacana, não?

Sua função agora é usar essas informações para começar a desenvolver os treinamentos de produto e atendimento que ajudarão sua equipe a bater recordes de vendas nesta Copa do Mundo.

Mãos à obra!

Imagens: Bigstock

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