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Confira 5 dicas para liderar pessoas de forma eficiente.

Confira 5 dicas para liderar pessoas de forma eficiente.

Por Presença Digital Publik • 17/08/22

Tempo de leitura: 3 minutos.

Lidar com pessoas nem sempre é fácil, por isso é essencial que o gestor saiba como administrar bem as pessoas que estão sob sua liderança.

 

Um bom líder impacta diretamente na motivação da equipe e nos resultados da empresa. Quer conferir 5 dicas para te ajudar a ser um bom líder? Continue lendo!

Líderes que inspiram

Um líder que tem jogo de cintura, além de manter um bom clima organizacional e alcançar as metas estipuladas, inspira o time.

 

Confira 5 dicas que vão auxiliar você a liderar pessoas, estabelecendo uma boa relação até mesmo com colaboradores mais difíceis.

1. Deixe as regras claras

Esclareça quais são as regras da empresa, se algum colaborador se negar a seguir orientações, imponha-se.

 

Sem grosseria ou autoritarismo, deixe claro que ele faz parte de um grupo com regras a serem seguidas, caso contrário medidas serão tomadas. 

 

2. Defina os limites e incentive

Estipule até que ponto vai a autonomia dos funcionários e em que situações eles têm abertura para participar das decisões.

 

Quando os colaboradores são produtivos e comprometidos, pode-se desenvolver estratégias para incentivá-los e reconhecê-los. 

 

Mas, se além de ser uma pessoa difícil, eles não contribuírem para que a empresa obtenha resultados, pense sempre na equipe e procure manter um ambiente saudável e agradável para todos .

3. Feedbacks podem fazer toda diferença

Esse cuidado ajuda o colaborador no sentido de entender o que tem feito de positivo e o que precisa ser melhorado.

 

Mas atenção! Tenha cuidado quando o retorno for negativo. Procure saber o que está acontecendo e tente entender o contexto do colaborador antes de passar o feedback.

 

4. Use sempre a sinceridade

A sinceridade é muito importante, pois ela permite que você converse com seu time de forma aberta a respeito de qualquer assunto.

 

Por exemplo: se a relação com determinado colaborador não vai bem, evitar de falar o que está acontecendo pode ser pior.

Afinal, ele pode pensar que está tudo bem e que suas atitudes não são um problema para a equipe e nem  para a empresa.

 

5. Enalteça os pontos positivos das pessoas

Para a eficiência de uma liderança, a inteligência emocional pode facilitar o relacionamento entre todos e o dia a dia no ambiente de trabalho.

 

Por exemplo, ao invés de considerar que todo funcionário é complicado, identifique seus pontos positivos e foque neles. Isso não significa esquecer suas atitudes negativas. 

 

A estratégia está ligada à ideia de que, quando alguém recebe reconhecimento por algo, a tendência é querer continuar a ser reconhecido. 

 

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Gostou das nossas dicas para liderar pessoas? Então aplique-as na sua empresa e surpreenda-se com os resultados. 

 

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