O poeta Edgar Allan Poe disse certa vez que “Os olhos são a janela da alma”. Se a sua loja fosse uma pessoa, sua vitrine exercia o papel dos olhos! Afinal, é por meio dela que sua marca mostra sua essência, que os clientes podem ter uma ideia do que irão encontrar dentro do estabelecimento, e que os potenciais consumidores que estão passando na rua são atraídos. Ela é, sem dúvida, a janela da “alma” do seu negócio.
Sabendo disso, reunimos a seguir algumas dicas para que você possa montar uma vitrine atrativa e efetivamente encantadora, fazendo os clientes terem vontade de entrar em sua loja. Preparado para tomar notas e colocar boas ideias em prática? Vamos lá!
Assim como para várias questões que envolvem o seu negócio, um bom planejamento também é o segredo para preparar uma vitrine efetiva. O primeiro passo, para isso, é definir alguns temas que você poderá trabalhar ao longo do ano. Exemplo:
Sempre que possível, faça uma correlação entre os itens expostos e o tema proposto. Quando isso não for possível, invista na decoração para chamar a atenção para a proposta da vitrine. Se, por exemplo, um festival de dança estiver acontecendo na sua cidade, coloque alguns objetivos relacionados a isso – tutus, sapatilhas, tules cor de rosa e assim por diante. Conte ainda com materiais de divulgação – cartazes, faixas etc.
A montagem da vitrine é um dos casos em que a frase “quanto mais, melhor” não se aplica. Amontoar sua vitrine com mil produtos não vai contribuir em nada para a venda deles. O segredo da escolha adequada dos itens para é focar em um objetivo específico. Nem sempre os que serão expostos são os mais baratos, mas sim os que têm mais potencial de chamar a atenção do cliente e também aqueles que você planeja colocar em destaque.
Aí vão alguns exemplos de como escolher os itens da vitrine:
Uma “mistureba” de cores pode até chamar a atenção dos consumidores, mas pelo motivo errado. Escolha uma cor específica para trabalhar ou tons que combinem entre si – que tenham a ver com o tema escolhido e, sempre que possível, relacionados às cores da marca da loja. Isso contribui para uma identidade visual mais forte e atraente.
A iluminação também é importante para ajudar a montar uma vitrine marcante. Uma vitrine escura ou mal iluminada passa despercebida aos olhos do clientes. Você pode, inclusive, ousar e investir em uma iluminação colorida, ajudando a enfatizar o tema escolhido ou colocando alguns produtos em destaque.
É interessante contar com a ajuda e o conselho de especialistas nesta área na hora de montar sua vitrine. Procure nas associações comerciais de sua região cursos e indicações de ajuda nesse segmento. É fundamental estar atualizado com as principais tendências e boas práticas relacionadas à montagem de vitrines para se destacar de verdade.
Boas dicas, não é mesmo? Agora é com você! Coloque-as em prática e monte uma vitrine bonita, atrativa e vendedora para a sua loja!
Cuide muito bem da vitrine para que a janela do seu negócio mostre o melhor que sua loja tem a oferecer aos seus clientes.