fbpx

Nossas Sugestões

Empréstimo, financiamento ou linhas de crédito?

Empréstimo, financiamento ou linhas de crédito?

Por Redação Blog Gazin Atacado • 28/06/14

Entenda as diferenças entre empréstimo, financiamento e linhas de crédito

Gerenciar um negócio próprio não é fácil. Você precisa investir tempo, conhecimento e também dinheiro. E é nesse último item que grande parte dos lojistas sentem na pele, ou melhor, no bolso, as dificuldades.  

Prova disso é que em uma pesquisa realizada com os clientes Gazin Atacado muitos revelaram não saber como buscar financiamentos e linhas de crédito para suas lojas.

Por isso, preparamos alguns conteúdos aqui no blog para ajudar você nessa busca por capital. Para começar, vamos esclarecer alguns termos do “economês” para que você saiba exatamente o que está fazendo e entenda qual é a melhor opção para o seu negócio:

Financiamento X Empréstimo

De acordo com o Banco Central do Brasil:

  • Empréstimo é um contrato entre o cliente e a instituição financeira, pelo qual ele recebe uma quantia que deverá ser devolvida ao banco em prazo determinado, acrescida dos juros acertados. Os recursos obtidos no empréstimo não têm destinação específica.
  • Financiamento é também um contrato entre o cliente e a instituição financeira, mas com destinação específica, como, por exemplo, a aquisição de veículo ou de bem imóvel.

Ou seja: o empréstimo geralmente é utilizado para suprir dificuldades financeiras como dívidas no cheque especial, cartão de crédito etc. (modalidades com curto prazo de pagamento). Já o financiamento é destinando a aquisição de bens para, por exemplo, investimento na loja (modalidades com prazo de pagamento mais estendido).

Linhas de crédito

São limites de crédito concedidos a pessoas físicas ou jurídicas, oferecidos por instituições bancárias ou financeiras. As linhas de crédito têm seus limites estipulados por meio da análise de renda, ou seja, quanto uma pessoa ou empresa recebe/fatura por mês.

Quando você tem um contrato de linha de crédito com alguma instituição sempre que necessário você pode solicitar o empréstimo do valor que precisar (dentro do limite acordado).

Mas nem todas as linhas de crédito são iguais. Veja a seguir os diferentes tipos:

  • Linha de crédito para investimento – ou investimento fixo: é o capital destinado à aquisição de máquinas e/ou equipamentos e obras voltadas à implantação, modernização, funcionamento ou ampliação da empresa.
  • Linha de crédito para capital de giro: é o dinheiro destinado ao pagamento de despesas correntes de uma empresa: compra de mercadorias, reposição de estoque, salários, despesas administrativas, etc.
  • Investimento misto: também conhecida como “Capital de giro associado ao investimento”, essa é a parcela de recursos destinada a cobrir as despesas que a empresa terá com os investimentos realizados. Exemplo: a empresa financiou uma máquina e poderá necessitar de capital de giro para a matéria-prima.

DICAS IMPORTANTES:

  • Especialistas apontam que, na hora de escolher qual investimento buscar, o melhor é priorizar o financiamento de máquinas, equipamentos e bens, preservando recursos próprios para capital de giro. Isso porque nas linhas de financiamento para investimentos fixos, os limites são maiores, os custos são menores, os prazos de pagamento também são maiores e as garantias são facilitadas.

  • Antes de ir atrás de investimentos financeiros para sua empresa, o primeiro passo é avaliar quais são suas necessidades mais urgentes. Verifique se vale a pena pegar empréstimos para pagar as contas. Nem sempre essa é a melhor saída e, muitas vezes, isso pode virar uma bola de neve.  Analise e converse com o gerente do seu banco e com seus fornecedores para negociar os pagamentos atrasados. Ao estudar a situação como um todo, você pode perceber que a melhor saída é financiar um investimento na sua loja para aumentar o faturamento e, dessa forma, resolver de vez a situação de falta de capital de giro.

Para não ter erro, faça as seguintes perguntas a você mesmo:

  • Estou preparado (com planejamento) para obter um empréstimo ou financiamento?

  • Esse dinheiro terá algum retorno ou será apenas para cobrir despesas?

  • De que maneira vou pagar esse valor?

  • Será que não existe algo que eu possa fazer dentro da loja para que ela possa crescer sem a necessidade de investimento financeiro? (promoções, reestruturações, etc.)

  • Qual o prazo que tenho para o pagamento e que ações eu tomarei para cumpri-lo?

Agora, se você já sabe o que precisa, mas não sabe por onde começar, fique atento às atualizações aqui do blog. Em um próximo post sobre esse tema vamos mostrar algumas opções para que você consiga o capital tão necessário para o crescimento e estabilidade de sua loja.

Sucesso e até mais!

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


2 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 10
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

2

comentários em "Empréstimo, financiamento ou linhas de crédito?"

Comentar

  1. Maria Lucia Possato disse:

    MUITO IMPORTANTE AS DIGAS,GOSTEI MUITO.