fbpx

Nossas Sugestões

Expectativas para o e-commerce no Brasil em 2017

Expectativas para o e-commerce no Brasil em 2017

Por Redação Blog Gazin Atacado • 12/03/17

Recentemente, mostramos aqui no Blog do Varejo os principais resultados da última edição do relatório Webshoppers em relação ao desempenho do comércio eletrônico no Brasil em 2016. Dando continuidade à análise desse estudo, hoje vamos mostrar quais são as expectativas para o e-commerce em 2017.

Se ainda não leu o primeiro artigo sobre o estudo, clique aqui e confira.

Melhora no cenário econômico deve acelerar o crescimento do e-commerce

Especialistas apontam que 2017 deve ser o início da recuperação econômica no Brasil. A expectativa é que haja um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e queda da inflação e da taxa de juros – o que, consequentemente, contribui para o aumento do consumo.

O comércio eletrônico neste cenário deverá voltar a crescer em um ritmo acima do apresentado em 2016, e com muito espaço para progresso nos próximos anos. Com as altas taxas de desemprego no país e com o avanço de plataformas de e-commerce e dos marketplaces, acreditamos que novos empreendedores surgirão no varejo on-line brasileiro em 2017. Devido ao aperto no bolso dos consumidores, teremos reforço nas vantagens competitivas do varejo on-line”, destaca Pedro Guasti, CEO da Ebit.

Com a contínua migração das vendas para o meio digital, a Ebit prevê um crescimento de 12% no faturamento do comércio eletrônico, atingindo um total de R$49,7 bilhões em 2017.

expectativas para o e-commerce

Segundo o estudo, esse crescimento no faturamento será impulsionado pelo aumento de preços e também pela maior participação das vendas para categorias como eletrodoméstico, smartphones, casa e decoração, e peças e acessórios automotivos.

Tíquete médio e volume de pedidos

O relatório Webshoppers também aponta que, em 2017, deve haver um crescimento de 8% do tíquete médio, atingindo o valor médio anual de R$ 452,00 – especialmente devido à venda de produtos de maior valor agregado.

expectativas para o e-commerce

Além disso, a estimativa é que neste ano também haja um crescimento de 3,5% no total de pedidos online, chegando a um total de 110 milhões.

expectativas para o e-commerce

O aumento das vendas em lojas virtuais no país também se deve aos novos hábitos de consumo da população. A migração das compras do varejo físico para o comércio eletrônico contribuirá para aumento das vendas. Estimamos que em 2017 as vendas do e-commerce representarão cerca de 4,3% das vendas do varejo no Brasil, ante 3,8% em 2016”, frisa André Dias, COO da Ebit.

Dispositivos móveis

Em 2016, as compras via dispositivos móveis ajudaram a manter o crescimento do e-commerce. Em 2017, smartphones e tablets devem continuar exercendo um papel importante nas transações do comércio eletrônico.  

A estimativa da Ebit é que este ano a participação dos dispositivos móveis nas compras virtuais tenha um crescimento de 41%, podendo chegar ao final do ano representando 32% das compras virtuais.

expectativas para o e-commerce

expectativas para o e-commerceVocê já vende pela internet?

Pronto para fazer parte dessas estatísticas e aproveitar todas as oportunidades que o comércio eletrônico pode oferecer?

Se você ainda não possui uma loja online, sabemos que não é nada fácil entrar nesse mundo digital. Para ajudá-lo, criamos o programa Parceiro Gazin. Com ele, você pode ter uma loja virtual de forma mais prática e pode vender pela internet sem precisar de estoque extra para isso. Interessado? Clique aqui e saiba mais!

Além disso, constantemente publicamos aqui no Blog do Varejo artigos, vídeos e dicas de especialistas sobre como vender na internet. Confira nossos conteúdos com informações importantes para quem quer ter sucesso na web: http://bit.ly/e-commerce-dicas-Gazin

Sucesso e boas vendas!

Informações: Relatório Webshoppers Ebit   |   Imagens: Freepik

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


0 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 2
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

0

comentários em "Expectativas para o e-commerce no Brasil em 2017"

Comentar