Qual a métrica mais importante para o seu negócio? Alguns dirão que são os resultados totais de vendas. Outros acreditam que é a conta “faturamento versus custos”. Já para Brad Sugars o que mais importa é o valor do ciclo de vida do cliente.
Presidente da ActionCOACH, Consultoria de Líderes com mais de mil escritórios em mais de 30 países, Sugars explica que esse dado pode ser o mais importante a ser mensurado. “Uma vez que você conhece a frequência de compra de um consumidor e quanto ele ou ela costuma gastar, você passa a entender melhor como alocar seus recursos em termos de retenção de clientes, com programas e serviços para mantê-los – e deixá-los satisfeitos”, afirma.
Segundo o especialista, a maneira mais simples para estimar o tempo da vida do consumidor é por meio da seguinte equação:
(Valor médio de uma venda) X (Número de repetições de transações deste cliente em um mês ou em um ano) X (Média de tempo de retenção em meses ou anos para um cliente típico)
Aqui, contudo, sugerimos que você leve em conta fatores importantes:
Se você ficou confuso sobre como calcular o tempo de vida de um cliente, há um método para segmentar o tempo de vida de clientes. Ele atende por RFM – Recency, Frequency, Monetary Value. Em bom português: Análise de RFV – recência, frequência, Valor monetário.
Funciona assim:
Desta maneira, chegamos à seguinte formula:
Valor do Cliente = Valor Médio da Venda x Frequência de Compra
–> Para outros detalhes e exemplos práticos, consulte este artigo do Instituto MVC.
Após conhecer o ciclo de vida, eis um item que você pode (e deve!) levar em conta: o custo de aquisição do cliente. Quanto você está disposto a gastar para conquistar um cliente?
Neste sentido, há duas estratégias:
A estratégia número um, inclusive, é muito utilizada para calcular o custo de aquisição de clientes no varejo online. Quando um varejista disponibiliza um produto no e-commerce, ele pode adotar a estratégia de pagar um valor por venda à ferramenta de anúncios online, como o Google AdWords, chamado CPA – Cost per Aquisition. É como uma comissão. Veja um exemplo:
Um empresário aceita pagar R$ 10 de CPA pela venda de um produto que custa R$ 100. Levando em conta que o custo de produção desse mesmo produto, para o empresário, foi de R$ 20, ele obterá lucro de R$ 70. Resumindo: (Valor da Venda = 100) – (CPA = 10) – (Custo de Produção = 20) = (Lucro 70).
Levar em conta todos esses fatores pode fazer a diferença para que a vida do seu negócio se estenda por muitos e muitos anos. Faça a sua parte! Estude os detalhes que compõem os resultados da sua loja, identifique os pontos fortes e fracos, trabalhe para melhorar nas áreas que precisam de ajustes e evolua cada vez mais!
Sabemos que esse é um tema complexo. Porém, entendê-lo é fundamental para o sucesso da sua empresa. Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário. Teremos prazer em esclarecê-la!