Nossas Sugestões

6 filmes com lições de gestão e liderança

6 filmes com lições de gestão e liderança

Por Redação Blog Gazin Atacado • 4/07/16

Conhecimento e experiência. Esses são dois ingredientes essenciais para alcançar sucesso em qualquer área.

A experiência você adquire no dia a dia. Mas e o conhecimento? Bom, há inúmeras fontes de onde você pode tirar informações importantes para o seu desenvolvimento profissional. Você pode aprender com: livros, revistas, outros profissionais, cursos, treinamentos e filmes. Isso mesmo: filmes também podem ensinar muito.

Duvida? Então, confira a lista de filmes que separamos que ensinam muito sobre gestão e liderança.  Prepare o balde de pipoca e aprenda com personagens fictícios que têm lições reais a ensinar.

Filme: 11 homens e um segredo

Este filme conta a história de uma gangue que planeja assaltar um cassino. Mas essa definitivamente não é a lição que você tem a aprender com essa obra. É a forma como Daniel Ocean – o chefe da turma – escolhe a dedo cada um dos integrantes que irão participar do assalto que é inspiradora. Ele seleciona apenas os melhores ladrões (profissionais) de acordo com suas habilidades. Cada um é o melhor no que faz e todos têm um papel fundamental para o sucesso do roubo (projeto).

Lição: saiba escolher os profissionais de sua equipe

Busque selecionar colaboradores com habilidades complementares, para que um possa ajudar o outro e, assim, todos possam colaborar de maneira significativa para o sucesso da empresa. Saiba combinar diferentes talentos e tenha um time imbatível!

Filme: Como enlouquecer meu chefe

como enlouquecer meu chefe - lições filmes

Esse é mais um exemplo do que não fazer quando estiver em uma posição de gestão. Bill Lumbergh é um gerente médio em uma organização padrão. A forma como ele se comunica com seus liderados é, no mínimo, muito irritante. Ao invés de pedir para que o funcionário faça algo, ele dá mil voltas, se enrola para falar e, no final, joga a bomba no colo do profissional e sai sem dar nenhum tipo de orientação.

Lição: seja direto

Quando for passar alguma meta ou informação para os integrantes de sua equipe, seja o mais claro e objetivo possível. Lembre-se: o seu tempo e o tempo deles é precioso. Nessas ocasiões, foque em passar a informação, tirar dúvidas e dar as orientações necessárias.

Filme: A rede social

a rede social - lições filmes

Este filme conta a história da criação da maior rede social do mundo atualmente: o Facebook. Com alguns exageros criativos, em geral, é uma história real e mostra os atritos da relação entre Mark Zuckerberg e Eduardo Saverin, os dois fundadores da rede. Na trama, os dois entram em conflito até o momento em que Mark diminui a participação societária de Eduardo e este o processa.

Lição: seja profissional

Para gerenciar uma empresa de forma eficiente, é essencial desenvolver bons relacionamentos com os profissionais que trabalham com você. Não deixe que picuinhas pessoais interfiram nessas relações. Seja profissional e foque sempre em buscar o que é melhor para a empresa – e não em interesses individuais.

Filme: O diabo veste Prada

o diabo veste padra - lições filmes

Miranda Priestly é aquele tipo de chefe que coloca medo em todo mundo, mas é certo que ela tem muito a ensinar. Em uma das cenas, sua assistente ri da situação em que a equipe se encontra, tendo que escolher entre dois cintos quase iguais para uma sessão de fotos na revista em que trabalham. Nesse momento, Miranda explica detalhadamente por que aquela escolha é importante, mostrando a relevância do trabalho deles para o mundo, para os leitores e, especialmente, na vida da assistente.

Lição: eduque sempre

Nunca perca a oportunidade de dar mais conhecimento aos seus colaboradores, especialmente compartilhando sua visão e experiência. Em situações de crise, busque orientar a equipe, mostrando a importância do trabalho deles.

Filme: Como roubar um milhão de dólares

Novamente, aqui, não queremos enfatizar o crime cometido, mas sim a forma como ele foi organizado. Peter O’Toole e sua parceira Nicole Bonnet planejam o roubo de uma estátua em um museu de forma impecável. Eles preveem todas os imprevistos possíveis, antecipando os movimentos necessários para alcançar o objetivo final. No desenrolar do filme, tudo parece estar dando errado, mas depois entende-se que até as “falhas” foram propositais.

Lição: planeje-se e antecipe as dificuldades

Na hora de desenvolver o planejamento de sua empresa, leve em conta diferentes cenários do mercado. Assim, independente do contexto, você saberá como agir para alcançar suas metas. Entenda também o momento de recuar para poder progredir no futuro.

Filme: Os estagiários

os estagiários - lições filmes

Essa comédia conta a história de dois vendedores veteranos que começam a trabalhar como estagiários no Google. Lá, eles precisam participar de uma competição com outros candidatos para poderem ser contratados. No início, encontram dificuldades por conta da diferença de idade e de conhecimento entre eles e a nova geração. Mas, no fim, conseguem aprender com os mais novos, assim como os jovens também aprendem com eles.

Lição: valorize o conhecimento de todos

Como gestor, é importante que você entenda que não é apenas você que tem coisas a ensinar para a equipe, você também pode aprender com seus funcionários – independentemente de eles serem ou não experientes. Além disso, incentive o compartilhamento de ideias e conhecimento entre os colaboradores, assim, eles aprendem e evoluem juntos.

Gostou da lista? Gostaria de acrescentar algum filme? Deixe um comentário com sua opinião e sugestão. Quem sabe não fazemos uma outra lista mais pra frente, incluindo seu escolhido?

 

Imagens: Freepik e Divulgação

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


3 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 9
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

3

comentários em "6 filmes com lições de gestão e liderança"

Comentar

  1. Parabéns pela visão de uma empresa moderna, que quer ajudar a multiplicar o conhecimento! Gazin e seu brilhante Time são sensacionais!!!

  2. Paulo Henrique Schoemberger disse:

    Um filme bom que indico é em busca da felicidade com Will Smith , Lição é que temos que nos capacitar constantemente se queremos alcançar nossos objetivos , pois um profissional preparado consegue superar suas dificuldades.

    1. Redação Blog Gazin Atacado disse:

      Boa sugestão, Paulo. Agradecemos pela sua participação. Abraço!

Em destaque no Blog do Varejo