Nossas Sugestões

7 dicas para realizar concursos e sorteios em sua loja

7 dicas para realizar concursos e sorteios em sua loja

Por Redação Blog Gazin Atacado • 5/06/16

Uma das formas mais utilizadas para engajar uma audiência e divulgar uma marca é a realização de concursos e sorteios. No varejo, esse tipo de ação é muito comum – especialmente em datas especiais (como o Natal, por exemplo).

Sabendo disso e pensando em ajudá-lo a realizar concursos e sorteios de forma eficiente e segura, apresentamos a seguir algumas dicas importantes para que você consiga se aproximar do seu público e expandir o alcance de sua marca utilizando essas ferramentas. Acompanhe, coloque essas dicas em prática e comemore os bons resultados logo mais!

MODALIDADES DE DISTRIBUIÇÕES DE PRÊMIOS

Para começar, é importante entender os diferentes tipos de ações promocionais de distribuição de prêmios e divulgação da marca e conhecer as determinações legais de cada um deles:

Sorteio: nesta modalidade, são distribuídos números aos participantes de forma aleatório. Os vencedores são definidos com base nos resultados da Loteria Federal.

Vale-brinde: esta é uma forma de contemplação instantânea, sendo o brinde colocado no interior do produto ou dentro de uma embalagem.

Concurso promocional: neste tipo de promoção, os participantes devem realizar algum teste – respondendo a uma pergunta, por exemplo. Além disso, pode-se exigir a apresentação ou a entrega de rótulos, embalagens ou outros materiais relativos à marca promotora do concurso como condição para participação.

Concurso cultural: as ações desta modalidade devem ter caráter exclusivamente artístico, cultural, desportivo ou recreativo. Não se pode envolver o nome da marca, o prêmio não poder ser da empresa promotora e também não é permitido fazer alusão a datas comemorativas. Além disso, este tipo de ação não pode ser realizado por meio de redes sociais – deve ter um hotsite específico para sua publicação on-line. Facebook, Twitter e outros canais do gênero só podem ser utilizados como plataforma de divulgação das ações.

Questões legais

como-fazer-concursos-e-sorteios (1)É muito importante ficar ligado nas questões legais destes tipo de promoção. Para realizar sorteios, distribuição de vale-brindes e concursos promocionais, é preciso ter autorização da CAIXA, que é a responsável por estes tipos de ações. Para entender melhor como funciona a legalização dessas promoções, clique aqui.

O concurso cultural é o único que não precisa de autorização da CAIXA para ser realizado. No entanto, ele ainda tem suas regras, que precisam ser cumpridas. Para entender melhor as regras do concurso cultural, clique aqui.

Atenção! O descumprimento das regras de qualquer tipo de ação citada acima (inclusive o concurso cultural) pode render multa no valor total da premiação e a empresa ainda pode ficar impossibilitada de realizar qualquer promoção por até dois anos.

DICAS PRÁTICAS

Agora que você já conhece os diferentes tipos de ações promocionais para distribuição de prêmios e divulgação da marca, confira algumas dicas para realizar estas ações de forma eficiente e segura.

como-fazer-concursos-e-sorteios (8)1) Defina seus objetivos

É fundamental saber o que sua empresa quer ganhar com uma determinada promoção. Isso irá ajudar, inclusive, na escolha do tipo de ação a ser realizada.

Se você quer, por exemplo, engajar o público em uma causa, o concurso cultural pode ser interessante, mas se o objetivo é divulgar sua empresa, já sabe que essa não é a melhor opção, pois ela não permite vinculação com a marca.

como-fazer-concursos-e-sorteios (4)2) Estabeleça regras claras e objetivas

É essencial ter um regulamento muito claro, que contemple as diversas possibilidades da ação. Dessa forma, sua loja não será pega desprevenida, tendo gastos a mais.

Imagine, por exemplo, que, de alguma forma, o resultado do concurso que você promoveu tenha dado empate e sua loja não tenha definido o que será feito nesse caso. Isso pode gerar muita confusão e acabar denegrindo a imagem de sua marca. Para não correr riscos, é importante que o regulamento seja feito – ou pelo menos revisado – por um advogado.

como-fazer-concursos-e-sorteios (3)3) Tenha uma motivação/causa

Sua ação promocional terá muito mais sucesso se tiver uma motivação forte por trás. Isso vai contribuir para que o público se engaje nela.

Esse motivo especial pode ser algo relacionado ao próprio público. Exemplo: premiar uma mãe, alegrar os filhos, etc. Ou ainda pode estar vinculado à uma causa maior. Exemplo: ajudar a comunidade local, preservar a natureza, etc.

como-fazer-concursos-e-sorteios (7)4) Escolha bem as plataformas

É fundamental escolher muito bem onde a promoção será realizada. Como você viu na descrição dos tipos de promoção, os concursos culturais, por exemplo, não podem acontecer tendo as redes sociais como meio principal – é preciso um hotsite (uma página na web específica) para isso. Além do tipo de promoção, o perfil do seu público também deve ser levado em conta na hora da escolha da plataforma. De nada adianta fazer algo no Twitter, por exemplo, se seus clientes não usam essa rede, não é mesmo?

como-fazer-concursos-e-sorteios (6)5) Incentive a interação com o público

Para que um sorteio ou concurso tenha sucesso, quanto mais pessoas participarem, melhor! Então, quando estiver desenvolvendo este tipo de ação, pense em maneiras de fazer com que o público participe, interaja e divulgue a promoção.

Algumas formas de fazer isso: pedir, como condição para participar, que a pessoa compartilhe a ação em suas redes sociais; usar os comentários dos participantes como material para sorteio ou seleção dos vencedores.

como-fazer-concursos-e-sorteios (5)6) Ofereça uma recompensa interessante

Você não vai conseguir cumprir o item acima se não tiver um prêmio que seja muito interessante para o público. Se a recompensa não for atraente, os clientes não terão interesse em participar. Nesse ponto, conhecer muito bem seu público-alvo é fundamental, pois assim é possível oferecer algo que seja bom o suficiente a ponto de fazer as pessoas se esforçarem para ganhar. Especialmente em casos de concursos, que exigem mais a interação do público.

como-fazer-concursos-e-sorteios (2)7) Faça parcerias com outras empresas

Fazer parcerias com outras empresas é um ótimo caminho para impulsionar a divulgação da promoção, aproveitando a reputação da outra marca.

Como lojista, você pode fazer parcerias com seus fornecedores, sorteando produtos deles, por exemplo. Além disso, associar-se a empresas de outros segmentos também pode ser interessante. Exemplo: parceria com uma agência de turismo para oferecer uma viagem; parceria com salão de beleza para oferecer tratamentos; e assim por diante.

Agora você já está preparado para fazer um concurso ou sorteio incrível, que vai ajudar a divulgar sua marca, engajar seu público e atrair novos clientes.

Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário aqui embaixo que em breve respondemos. 😉

Imagens: Freepik; Iconfinder

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


0 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 13
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

0

comentários em "7 dicas para realizar concursos e sorteios em sua loja"

Comentar

Em destaque no Blog do Varejo