Nossas Sugestões

O que gestores do varejo podem aprender com atletas olímpicos

O que gestores do varejo podem aprender com atletas olímpicos

Por Redação Blog Gazin Atacado • 24/08/16

As Olimpíadas no Brasil já acabaram, mas os atletas que passaram por aqui deixaram muitas lições para todos – inclusive para pequenos empresários, como você que nos lê aqui no Blog do Varejo. Sabendo disso e pensando em ajudá-lo a tirar proveito disso, apresentamos a seguir os principais ensinamentos que os esportistas que competiram em busca de superação nessa competição mundial deixaram para os lojistas. Acompanhe e aprenda!

Tenha objetivos traçados

lições-atletas-para-o-varejo (1)Você sabia que desde os oito anos de idade o medalhista americano Michael Phelps já tinha traçado seu objetivo futuro nas Olimpíadas? Ao longo do tempo, ele foi desenvolvendo essa técnica e, desde então, determina suas metas, visualiza onde quer chegar e traça estratégias para tornar realidade todos os seus sonhos, levando em conta diferentes possíveis cenários.

–> Quais são os objetivos que você quer alcançar em sua loja?

–> Já sabe o que deve fazer para chegar onde deseja?

Espelhe-se nesse atleta para vencer também a batalha no varejo. Nosso artigo sobre como desenvolver um Planejamento Estratégico Comercial pode ajudá-lo nesse sentido. CLIQUE AQUI e aprenda.

Seja disciplinado

lições-atletas-para-o-varejo (2)Os atletas dedicam suas vidas se preparando para o grande momento de suas carreiras: as Olimpíadas. São muitas horas diárias praticando as habilidades que precisam dominar para batalhar por uma medalha. Muitas vezes, repetindo incansavelmente a mesma coisa. O objetivo é aprimorar cada movimento para chegar o mais próximo possível da perfeição. Para conseguirem isso, a disciplina em seguir uma rotina específica é essencial.

Ser disciplinado na gestão de sua loja também é importante. Ninguém gosta de um líder que faz uma coisa de um jeito hoje e, daqui a alguns dias, age de modo totalmente diferente. A consistência em suas ações é importante para educar a equipe e também para dar credibilidade à sua imagem. O desenvolvimento de Procedimentos Operacionais Padrões pode ser um bom caminho para isso. CLIQUE AQUI e saiba mais.

Não desista e aprenda com os erros

lições-atletas-para-o-varejo (4)E se o objetivo dos atletas é chegar ao máximo da perfeição, eles precisam ser persistentes, não desanimar diante de um resultado ruim e saber aprender com os erros. Imagine se a judoca brasileira Rafaela Silva tivesse desistido de seu objetivo depois de ser desclassificada nas Olimpíadas de Londres, em 2012? A medalha de ouro este ano seria impossível, certo? Mas com dedicação e muito trabalho, ela se superou e deu a primeira grande alegria para a torcida brasileira nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Se o objetivo de sua loja é deixar os clientes satisfeitos, quando um cliente reclama, pode-se dizer que sua loja foi “desclassificada” para ele. No entanto, não é o momento de desistir dele. É preciso entender qual foi o erro que aconteceu e agir para solucioná-lo. Ao ajudar o consumidor que reclamou e efetivamente resolveu seu problema, sua loja pode subir no pódio novamente. Para saber como atender bem as reclamações dos clientes, CLIQUE AQUI e leia nossas dicas sobre como ter um SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor – campeão.

Valorize o trabalho em equipe

lições-atletas-para-o-varejo (3)Por trás de um campeão, há toda uma equipe que o ajudou a conquistar aquela medalha. O técnico, os treinadores, a família, todos têm um papel fundamental para transformar um atleta em um vencedor olímpico – seja com apoio emocional ou ajudando a superar os desafios do esporte. Além disso, quando a prova é coletiva – como no futebol ou no nado sincronizado, por exemplo -, a importância da equipe aumenta ainda mais, pois cada atleta tem um peso de responsabilidade sobre a vitória ou a derrota de toda a equipe.

Como anda a integração dos profissionais de sua loja? Não é só a equipe de vendas que precisa estar em sintonia, todos os colaboradores devem ter consciência da importância do seu próprio trabalho, conhecer o trabalho dos outros e saber que cada um é fundamental para o sucesso da empresa como um todo. A dinâmica de grupo que sugerimos NESTE POST vai ajudá-lo a integrar os profissionais de sua loja.

Viu como os jogos olímpicos não apenas entretêm, como também ensinam lições preciosas? 🙂

E aí, preparado para conquistar sua medalha de ouro no varejo? Esperamos que essas dicas possam ajudá-lo a subir no pódio das vendas e alcançar o primeiro lugar”

E se você tem mais alguma dica sobre o que podemos aprender com os atletas olímpicos, deixe um comentário abaixo falando sua opinião.

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


0 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 3
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

0

comentários em "O que gestores do varejo podem aprender com atletas olímpicos"

Comentar

Em destaque no Blog do Varejo