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5 erros que podem prejudicar suas ações de merchandising no Natal

5 erros que podem prejudicar suas ações de merchandising no Natal

Por Redação Blog Gazin Atacado • 6/11/15

Durante o ano inteiro, o merchandising, quando bem utilizado, pode contribuir para aumentar suas vendas. Mas no Natal, fica ainda mais evidente que a forma como você prepara sua loja para receber os clientes pode influenciar os seus resultados.

Nesse sentido, para que a decoração da sua loja e a exibição dos produtos tenham o efeito esperado, é preciso que suas ações sejam feitas da maneira correta. Não basta simplesmente ter várias ideias e colocar todas em prática ao mesmo tempo e achar que os resultados virão. Pelo contrário. Às vezes, mais é menos – e todas as suas ideias reunidas em um só lugar pode transformar seu ambiente em qualquer coisa, menos uma loja “bonita de se ver”.

Para garantir que o merchandising jogue a seu favor neste Natal, apresentamos a seguir cinco erros que você precisa evitar. Conhecendo cada um deles e sabendo como mantê-los longe da sua loja, as chances de você acertar são muito maiores.

Vamos lá?

1. Tratar a loja como um depósito

erros do varejo no natal 1Um dos piores erros que um lojista pode cometer é simplesmente acumular os produtos na loja, sem pensar em um contexto para eles.

Pare e pense: entre uma pilha de caixas de celulares e um display com os aparelhos expostos, em qual disposição você acredita que o cliente terá mais vontade de pegar um telefone para ver, testar e, se for o caso, comprar? Com certeza é no display! Se as caixas estiverem espalhadas de qualquer forma, não adianta encher o ambiente de luzes de Natal, porque os clientes nem se interessarão em analisar os produtos.

Dica: Ao invés expor um tablet de qualquer jeito no meio da sua loja, que tal posicioná-lo dentro de uma embalagem bonita, ajudando o cliente a visualizá-lo como possível presente?

2. Vitrines lotadas de produtos

erros do varejo no natal 2Sabemos que o objetivo de qualquer lojista é mostrar na vitrine todas as possibilidades que seu cliente irá encontrar dentro da loja. Mas amontoar produtos na fachada pode ter o efeito contrário e afastar os consumidores. “Com tanta informação ao mesmo tempo, o cliente vai acabar não se interessando por nada”, analisa Silmara Carreiro, especialista em Vitrinismo e Visual Merchandising.

O ideal, segundo ela, é que você exponha os produtos de maneira estratégica, destacando os itens mais procurados nessa época em sua loja.

Dica: Não coloque na vitrine todos os tipos de smartphones. Escolha apenas os modelos mais recentes, mostrando que sua loja está atualizada com as novidades tecnológicas.

3. Não cuidar da manutenção e limpeza da loja

erros do varejo no natal 3Você entraria em uma loja com uma vitrine suja, manequins quebrados e lâmpadas queimadas? Pois é, seu cliente também não!

Para atrair quem passa em frente a sua loja por meio da vitrine, você precisa mantê-la sempre limpa e em ordem. Luzes queimadas (mesmo as da decoração) e displays velhos demonstram que sua loja é desleixada e desorganizada. Lembre-se de uma coisa: o movimento na sua loja vai aumentar nessa época, o cuidado com a limpeza e a manutenção da loja também precisa ser redobrado

Dica: “Crie um cronograma incluindo uma sessão de limpeza a mais do que é realizado em dias normais, para garantir que tudo esteja sempre limpo. Além disso, peça para os vendedores reportarem sempre que notarem algo com defeito ou quebrado na loja”, orienta Silmara Carreiro.

4. Falta de espaço de circulação dentro da loja

erros do varejo no natal 4Lojas lotadas, em que os clientes mal conseguem caminhar pelos corredores, funcionam como verdadeiros “repelentes”: o cliente entra, vê que não vai conseguir chegar até o produto que procura e vai embora! Além disso, o acúmulo de pessoas pode passar a impressão de que o atendimento vai demorar para acontecer. E quem é que gosta disso?

Portanto, tenha em mente que com a proximidade do Natal, o movimento na sua loja vai aumentar, prepare sua equipe para isso e garanta também que o ambiente da loja esteja preparado para receber um número maior de clientes.

Dica: Cuide para garantir que não há produtos prejudicando a passagem nos corredores. Eles precisam estar “limpos” para que os clientes possam transitar tranquilamente. Observe o fluxo de pessoas para entender a melhor forma de posicionar os itens.

5. Não decorar a loja para o Natal

Não decorar a loja nessa época vai fazê-la ficar “apagada” perante seus concorrentes. O Natal é reconhecidamente o período de maior movimento no comércio, e a decoração mostra que as lojas se prepararam para esse período, criando promoções e oferecendo produtos especialmente para ajudar os clientes a presentear seus amigos e familiares. Se você não decorar sua loja, vai passar a mensagem de que não se preparou para o Natal, que não está nem aí para essa época e que não tem interesse em ajudar seus consumidores na escolha dos melhores presentes.

Dica: Você não precisa transformar sua loja em um “pinheirinho” lotado de decoração. Alguns enfeites pendurados e algumas luzes já são suficientes para mostrar que o clima natalino está presente. O importante é ter tudo sempre limpo e com a manutenção em dia. 

erros do varejo no natal 5

Evitando esses erros você terá dado o primeiro passo para garantir um membro a mais no seu time de vendas para o Natal: o merchandising!

PS: Se sua preocupação em termos de merchandising é em relação ao ano todo, não apenas ao Natal, leia os posts que estão neste link. Também não deixe de baixar nosso e-book gratuito sobre o tema (disponível aqui). Ele reúne excelentes dicas para você colocar em prática agora mesmo!

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