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Como criar campanhas de vendas para o Natal

Como criar campanhas de vendas para o Natal

Por Redação Blog Gazin Atacado • 16/12/19

Campanhas de vendas podem ajudar a potencializar seus resultados neste Natal. Mas, para isso, você precisa saber como criá-las. Está na hora de aprender!

Você já sabe que o Natal é uma das melhores épocas para potencializar os resultados de vendas da sua loja, certo?

Mas, para aproveitar ao máximo esta data, além de preparar a loja com estoque extra e ofertas especiais, é fundamental motivar a equipe. Afinal, quanto mais os vendedores estiverem motivados a vender, melhor eles irão atender seus clientes. Consequentemente, mais satisfeitos os consumidores sairão da sua loja.

Neste sentido, realizar uma campanha de vendas pode ser uma excelente ideia para motivar a equipe a vender mais em dezembro.

Pensando em ajudá-lo nessa missão, apresentamos a seguir um passo-a-passo detalhado sobre como criar uma campanha de vendas para o Natal. Acompanhe e anime-se para desenvolver uma campanha de vendas que fará a diferença no seu caixa este ano!

O que são campanhas de vendas?

O que são campanhas de vendas

Campanhas de vendas são ações realizadas para incentivar os vendedores a baterem metas. Para isso, benefícios e prêmios são oferecidos para a equipe e/ou para os profissionais que alcançarem os objetivos propostos.

A ideia central das campanhas de vendas é fazer o time comercial se engajar em uma missão. Isso, por sua vez, ajuda aumentar a produtividade dos profissionais e a melhorar o trabalho em equipe, o que potencializa as chances de bons resultados serem conquistados.

Como desenvolver campanhas de vendas

Para trazerem bons resultados, as campanhas de vendas precisam de planejamento, acompanhamento e revisão.

Saiba o que deve ser feito em cada uma das três etapas de uma campanha de vendas e comece a planejar as ações que vão fazer deste o melhor Natal em vendas da história da sua loja!

Desenvolvendo campanhas de vendas
Etapa #1: Planejamento

alta performance

1) Escolha um tema para suas campanhas de vendas

Campanhas de vendas geralmente possuem um tema específico. Afinal, isso ajuda a dar um tom mais lúdico e divertido às ações.

Para uma campanha de Natal, você pode, por exemplo, escolher temas envolvendo essa data ou definir um tema que esteja alinhado ao perfil do seu time.

Aqui vão algumas ideias:

– Temas relacionados a filmes; a jogos; envolvendo personagens; etc.

2) Determine objetivos e metas para suas campanhas de vendas

Como o nome sugere, campanhas de vendas visam fazer sua equipe vender mais. Porém, saber isso não é o suficiente!

É importante esclarecer os objetivos específicos a serem alcançados.

Avalie questões como, por exemplo:

– Quanto (em porcentagem ou valores financeiros) as vendas devem crescer em dezembro?
– Existe alguma linha de produtos que precisa ser trabalhada mais, ou o objetivo é trabalhar o mix como um todo?
– Quais são as metas individuais e quais são as metas coletivas da campanha de vendas?
– O crescimento das vendas será medido em relação aos meses anteriores ou ao Natal do ano passado?

3) Estabeleça regras e prazos para suas campanhas de vendas

Além de definir objetivos e metas, é crucial estabelecer o prazo da campanha e as regras de funcionamento – como, por exemplo:

– Pode dar desconto para bater a meta? Se sim, qual é a porcentagem máxima? Se não, o que é possível fazer – oferecer garantia estendida com preço especial, não cobrar pela entrega, estender o prazo de troca?
– Como o desempenho dos profissionais será monitorado e como funcionará o sistema de avaliação?
– As compras à vista garantem uma pontuação maior em relação às compras a prazo?

4) Defina os participantes das suas campanhas de vendas

Ainda no planejamento, é preciso definir quem serão os participantes da campanha e, quando necessário, criar metas de acordo com a área do profissional.

Digamos, por exemplo, que sua loja tenha uma central de vendas por telefone e uma área de e-commerce. Como são categorias diferentes, é mais justo criar metas específicas para esses setores, diferente das metas estabelecidas para a equipe comercial que atua no estabelecimento físico.

5) Defina o tipo de campanha

Campanhas de vendas podem utilizar diferentes sistemas de avaliação e premiação. Estes são alguns modelos possíveis:

– Premiação para: os vendedores que mais venderem; para a equipe que vender mais; para as equipes e/ou os profissionais que alcançarem as metas.
– Sorteio de prêmios entre os profissionais que atingirem as metas.

Cabe a você analisar as possibilidades e escolher o modelo que mais se encaixar na realidade da sua empresa. Se preferir, você pode misturar sistemas que premiem os profissionais e a equipe para incentivar, ao mesmo tempo, o aumento de vendas individuais e o trabalho em equipe.

6) Escolha as premiações ideais para suas campanhas de vendas

Na hora de escolher os incentivos da sua campanha de vendas para o Natal, nada de pensar naquilo que você acha interessante. O foco deve estar na sua equipe!

Portanto, questione-se: o que é interessante para os colaboradores da sua loja?

Neste sentido, lembre que, além de produtos ou bônus financeiro, oferecer prêmios na forma de experiências – como, por exemplo: viagens; dias extras de folga; cursos; atividade culturais ou recreativas etc. – pode ser uma boa ideia.

Conversar previamente com os vendedores e pedir a opinião deles pode ser interessante para garantir que as suas decisões agradem – e, de fato, motivem – os seus colaboradores. Pense nisso!

Desenvolvendo campanhas de vendas
Etapa #2: Desenvolvimento

1) Lance a campanha

promos para se preparar para a Black Friday e para o NatalFaça uma divulgação interna bem forte para chamar todos os profissionais e incentivá-los a participar da campanha de vendas.

Para isso, você pode, por exemplo:

– Enviar e-mails.
– Espalhar cartazes.
– Fazer uma reunião ou confraternização para dar o pontapé inicial.
– E assim por diante.

2) Comunique-se constantemente com a equipe

De nada adianta fazer muito barulho no lançamento e nunca mais tocar no assunto. É muito importante continuar se comunicando com os profissionais para incentivá-los a se empenharem na campanha.

Uma das formas de fazer isso é criando uma plataforma para reunir as informações sobre a campanha e manter toda a equipe atualizada sobre o desempenho geral.

Você pode, por exemplo, fazer isso:

– Pela intranet da empresa.
– Em um site criado especialmente para a campanha.
– No blog da equipe.
– Por e-mail.
– Em um grupo em uma rede social ou no WhatsApp.

3) Acompanhe de perto o desenvolvimento

campanhas de vendasPara não ter surpresas desagradáveis no final, é fundamental acompanhar diariamente a performance da campanha.

Imagine a seguinte situação:

Você lança a campanha e deixa para verificar os resultados apenas um dia antes de ela terminar. Ao verificar o placar, percebe que nenhum vendedor está perto de alcançar as metas… Aí, já será tarde demais para tentar reverter a situação.

4) Faça ajustes quando necessário

campanhas de vendasAcompanhando de perto o desempenho da equipe durante a campanha de vendas para o Natal, você poderá identificar necessidades de ajustes – como, por exemplo:

– Ninguém está evoluindo nas vendas? Pode ser que você precise melhorar os incentivos, que as metas não estejam realistas e/ou que as regras não estejam claras.
– Há apenas resultados individuais positivos, mas a meta coletiva está longe de ser alcançada? Talvez a campanha esteja incentivando mais a competição do que a colaboração entre os profissionais.

5) Comemore as minimetas

campanhas de vendasUma maneira interessante de manter os vendedores motivados durante a campanha de vendas é criando minimetas – que marcam a evolução dos resultados a caminho do alcance do objetivo final.

– Digamos, por exemplo, que seu objetivo é vender 20% a mais do que no Natal do ano anterior. Portanto, você pode criar minimetas de 5% ou 10%.

Informe e comemore com a equipe o alcance dessas vitórias parciais para incentivar os vendedores a irem além! Uma ideia bacana nesse sentido é oferecer brindes surpresas a cada minimeta alcançada.

Desenvolvendo campanhas de vendas
Etapa #3: Pós-campanha

etapas pós-campanha de vendas

3 campanhas de vendas para promover na sua loja neste Natal

Leve estas dicas em consideração, planeje, execute e avalie os resultados da sua campanha de vendas edição Natal. Você provavelmente vai ficar satisfeito e querer repetir a dose em outras datas comemorativas no ano que vem. 

Sucesso e boas vendas!

Leia também!

Quer ter o melhor Natal em vendas da história da sua loja? Leia esta entrevista!

Imagens: rawpixel

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