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6 erros de marketing comuns na hotelaria – e como corrigi-los

6 erros de marketing comuns na hotelaria – e como corrigi-los

Por Redação Blog Gazin Atacado • 26/07/16

Todo mundo comete erros. “Qualquer um que nunca tenha cometido um erro nunca tentou algo novo”, já dizia Albert Einstein. E é verdade. Cometer erros faz parte do processo de aprendizagem em qualquer esfera de nossas vidas. Profissionalmente falando, é por isso que a experiência é tão valorizada no mercado – afinal, através dela podemos errar e aprender muito.

Porém, nem sempre é preciso efetivamente falhar para aprender. Também é possível adquirir conhecimento por meio da experiência alheia – observando os erros de outras pessoas e aprendendo a evitá-los, por exemplo.

Sabendo disso e pensando em ajudá-lo a deixar para fora de seu hotel ou pousada alguns dos erros de marketing mais cometidos por profissionais do setor hoteleiro, debatemos a seguir seis falhas facilmente evitáveis. Saiba quais são e prepare-se para lutar contra elas!

 

1) Não ter um Plano de Marketing

marketing hotelaria (4)Viajar sem destino, sair em busca de um novo lugar para jantar sem ter em mente um endereço específico ou dirigir sem olhar para a rua. Tudo isso parece loucura, certo? Pois é, e realizar ações de marketing em seu hotel ou pousada sem pensar onde você quer chegar com elas também não é nada normal. Afinal, em todos esses casos, você não sabe para onde está indo e, portanto, não tem certeza se o lugar em que irá chegar é bom. Que vacilo, hein?

Evite/corrija:

Não navegue sem rumo na comunicação com os seus hóspedes. Desenvolva um planejamento de marketing estabelecendo seus principais objetivos e as estratégias para alcançar as metas desejadas. Isso irá ajudá-lo a definir que ações tomar e também qual será o orçamento necessário.

–> Dica: Publicamos um artigo falando sobre como montar um plano de marketing no varejo no Blog do Varejo. As dicas dele também são úteis para o seu hotel ou pousada! CLIQUE AQUI e confira.

2) Realizar as mesmas promoções todos os anos

“Em time que está ganhando não se mexe”, diz o ditado.

Mas a pergunta é: “será mesmo?”

Talvez os jogadores comecem a ficar cansados e, assim, passem a ter resultados piores, não é mesmo? Com as ações de marketing de seu hotel ou pousada acontece o mesmo: uma campanha que em um ano trouxe grandes resultados pode não render tanto ano seguinte. O motivo? Elas ficam cansadas. Ou melhor dizendo, desatualizadas. As coisas mudam muito rapidamente e você precisa acompanhar a evolução do mercado.

marketing hotelaria (3)Evite/corrija:

Não estamos afirmando que suas campanhas devem mudar sempre. Mas a questão aqui é que você precisa acompanhar as tendências do mercado e buscar utilizá-las em seu dia a dia.

Por exemplo, há alguns anos, o Twitter estava em alta entre as redes sociais e era importante as marcas estarem lá. Hoje em dia, essa plataforma já não traz tanto retorno – e ainda surgiram outras novas redes que, atualmente, são muito mais fortes. Nesse sentido, esteja sempre atento aos canais que estão em alta e, claro, também verifique se seu público é usuário dessas tendências (isso é o mais importante na hora de definir qual mídia e plataforma utilizar na comunicação).

3) Não levar a sério o poder das redes sociais

marketing hotelaria (6)Muitas pessoas ainda acreditam que rede social é sinônimo de perda de tempo. Essa noção está atrelada principalmente ao fato de que é difícil mensurar (em faturamento, por exemplo) qual é o retorno dessas plataformas. Mas os principais benefícios das redes estão atrelados ao fortalecimento da marca e do relacionamento com o consumidor. O fato é que, se seu hotel ou pousada ignorar o potencial desses canais e não tiver uma presença forte neles, estará invisível para boa parte do seu público.

Evite/corrija:

As redes sociais, se bem utilizadas, podem ser excelentes ferramentas para que você consiga expandir o alcance de sua marca e se relacionar com seus hóspedes. Esses canais precisam estar incluídos em seu plano de marketing – desenvolva estratégias específicas para eles.

–> Dica: Quer aprender a fortalecer o relacionamento com os hóspedes por meio das redes sociais? Então, CLIQUE AQUI e confira as dicas do artigo que escrevemos sobre esse tema.

4) Não investir em um site

Tendo uma presença forte em redes sociais e em sites especializados, seu hotel ou pousada não precisa ter um site. Certo? Não, errado! Muito errado!

É essencial que sua empresa tenha um canal próprio na web e que não seja apenas uma página sem graça. Seu site precisa ter informações que cativem o público. Ao pesquisar por seu hotel e não encontrar a página oficial dele na internet, o que cliente ficará com a sensação de que ele não existe. Você não quer ser um fantasma na web para o seu público, não é mesmo?

marketing hotelaria (1)Evite/corrija:

Invista no site do seu hotel ou pousada, pois ele é um importante canal de contato com o seu consumidor. Muitas vezes, é por ali que o cliente vai ser convencido a se hospedar aí. Por isso, a página de sua empresa precisa mostrar os motivos pelos quais vale a pena se tornar um hóspede do seu estabelecimento e facilitar o processo de reserva, com ferramentas ágeis e fáceis de utilizar.

–> Dica: Sabendo da importância desse canal, escrevemos um artigo especial reunindo dicas sobre como transformar os visitantes do seu site em hóspedes de seu hotel ou pousada. CLIQUE AQUI e aprenda.

5) Ignorar as preciosas informações de seus clientes

Os hóspedes vêm, fazem o processo de check-in, de check-out e, depois, o cadastro com as informações deles fica abandonado e só será utilizado novamente se o hotel ou pousada tiver a sorte de que eles retornem. Grande erro! Se você souber utilizar essas informações que os clientes fornecem mesmo quando eles não estiverem aí, não vai precisar contar só com a sorte para garantir o retorno deles. Perder a oportunidade de usar os dados do público para desenvolver um relacionamento com cada cliente é o mesmo que ter um baú de tesouro à sua disposição e nunca o abrir.  

Evite/corrija:

39023-O1PIA8Os dados dos hóspedes são oferecidos por eles próprios. Não há fonte mais segura do que essa para você conhecer melhor seu público. Depois do check-out, verifique as informações disponibilizadas pelos clientes e também como foi seu comportamento durante a estadia e use isso a seu favor.

Se, por exemplo, um de seus últimos hóspedes era um profissional viajando a trabalho, que todas as noites pediu janta no hotel, você sabe que ele valoriza uma boa alimentação, mas que também não dispensa o conforto e a comodidade de comer no quarto. Que tal, então, fazer uma promoção envolvendo um jantar especial? Ou, quem sabe, promover um período com jantar gratuito para clientes que se cadastrarem no programa de fidelidade? Isso com certeza vai chamar a atenção dele e atraí-lo novamente a se hospedar em seu hotel.

6) Não medir o ROI das ações de marketing

marketing hotelaria (2)Se não ter um planejamento é andar sem rumo, não medir o ROI (retorno sobre o investimento) das ações de marketing é o mesmo que definir um destino, mas não conferir se ao longo da viagem você percorreu o caminho certo. Não parece muito prudente, não é mesmo? Basicamente, se você não medir o resultado e o retorno que as campanhas estão trazendo para o seu hotel ou pousada, pode ser que esteja investindo tempo e dinheiro em uma ação que não está dando certo.

Evite/corrija:

Pode parecer complicado, mas medir o ROI é fácil, desde que você planeje e registre cada passo de todos os processos envolvidos na campanha. Por exemplo: digamos que você está realizando uma ação nas redes sociais. Para verificar se ela está dando retorno, é importante incluir no cadastro do hóspede um espaço para que ele indique como ficou conhecendo o hotel. Se as redes forem bastante citadas, você saberá que a campanha está surtindo efeito, e, a partir da análise desses dados, saberá exatamente qual foi o retorno financeiro da ação.

Evitando e/ou corrigindo esses erros, temos certeza de que as ações de marketing do seu hotel ou pousada trarão resultados muito melhores, fidelizando clientes e atraindo cada vez mais pessoas interessadas em se hospedar em seu estabelecimento.  

 

Imagens: Freepik

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