Diferente do que muitos pensam, o fato de alguém ser empresário, não significa que ele irá ganhar rios de dinheiro sem gastar nada. Você, lojista, sabe muito bem isso. Geralmente, a lista das fontes de custos é maior do que a de ganhos. Por isso, é preciso conhecimento e habilidades para gerenciar o dinheiro que entra e sai de modo a não ficar no vermelho.
E nesse processo, algo está sempre na mente do gestor: “redução de custos”.
Se realizada de forma estratégica e inteligente, a redução de custos vem aliada à melhoria de processos. E é justamente sobre isso que trata o artigo de hoje. Vamos falar sobre uma possibilidade de diminuir os gastos em uma das áreas mais importantes do varejo: o estoque.
Conheça a seguir o conceito de “cross-docking” e entenda como ele pode lhe ajudar a vender mais pela internet e economizar nas despesas que você tem em sua loja.
Não seria ótimo se você não precisasse armazenar pilhas de produtos no seu estoque antes mesmo de os clientes os comprarem? Parece sonho, mas isso é possível com o cross-docking.
“Cross-docking é um sistema de redistribuição de mercadorias recebidas sem que haja necessidade de estocagem, ou pelo menos, os trâmites operacionais, de controle e até mesmo tributários que estão envolvidos em um processo convencional de estoque próprio.”
Ou seja, o cliente compra o produto e, mesmo que sua loja não tenha o item no estoque, o produto vai direto do fornecedor para o comprador. Esse processo tem sido muito utilizado especialmente nas operações de e-commerce.
ECONOMIA: a principal vantagem, sem dúvida, é a economia com os gastos na manutenção do estoque.
- SEGURANÇA: além disso, você não corre o risco de perder os produtos parados no estoque – seja por algum acidente, roubo ou porque eles não vendem.
- MAIS MIX: Sem ter que armazenar os produtos, você não depende do tamanho do estoque para compor seu mix. Assim, pode oferecer uma maior diversidade de produtos a seus clientes.
Esse tipo de operação exige que haja uma forte confiança entre a empresa e seu fornecedor. Todo o processo depende da agilidade e eficiência de quem fornece os produtos. É necessário ter sincronia entre a demanda dos clientes e o atendimento do fornecedor.
Como comentamos, esse tipo de operação é realizada especialmente no e-commerce. E nós temos uma sugestão sobre como aderir a esse movimento: com o projeto Parceiro Gazin.
Os clientes da Gazin Atacado que aderirem ao Parceiro Gazin, poderão ter seu próprio e-commerce de maneira acessível, prática e eficiente. E o melhor de tudo: não precisam fazer um estoque extra para isso. Os lojistas escolhem os produtos Gazin que querem disponibilizar em sua loja online direto do estoque Gazin, e o envio e faturamento só acontece quando o consumidor efetivamente realiza uma compra pelo site.
Se você ficou interessado, CLIQUE AQUI para saber mais sobre o projeto e inscreva-se no Parceiro Gazin para aproveitar essa vantagem oferecida pela Gazin Atacado a seus clientes. Você vai vender mais e atender melhor seus clientes. Perfeito, não?.