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5 dicas para dar adeus à inadimplência

5 dicas para dar adeus à inadimplência

Por Presença Digital Publik • 19/03/21

Tempo de leitura: 3,5 minutos. 

Às vezes parece que não temos como fugir, ela sempre está ali, presente, tirando o sono dos empreendedores. 

 

Mas, se a inadimplência é um mal comum dos negócios, a melhor coisa que podemos fazer é aprender a lidar com ela. 

 

Então, continue lendo e confira 5 dicas para dar adeus à inadimplência em sua loja. 

 

Escuta e compreensão, chaves de ouro!

O primeiro passo para diminuir a inadimplência, pode parecer estranho, mas é a escuta e a compreensão. 

 

Escute o que o seu cliente inadimplente tem a dizer, tente compreender os contextos e a situação financeira dele. 

 

Tente elaborar soluções de acordo com essa realidade. Busque alternativas, parcelamentos e possibilidades. 

 

O importante é ser flexível e aberto à negociações. 

 

Ofereça vantagens para quem paga em dia

Pense em ofertas exclusivas ou até descontos especiais para clientes que pagam em dia. 

 

Isso, além de criar clientes fidelizados, instiga outros clientes a tentar manter as compras com pagamento regular. 

 

Sendo assim, tende a diminuir o nível de inadimplência a longo prazo. 

 

Entre em contato de forma assertiva

Escolha o canal certo para cobrar o cliente inadimplente. 

Assim, você aumenta as chances de ser ouvido e ofertar uma proposta de quitação da dívida. 

 

Algumas opções podem ser: 

 

  • Enviar uma carta via Correios;
  • Ligar ou mandar SMSs (caso tenha sido autorizado previamente);
  • Envie e-mails oficiais. 

 

O contato mais eficiente pode variar de acordo com o perfil do seu cliente. 

É interessante usar esses contatos para notificar sobre o débito e explicar como proceder a renegociação. 

Facilite a quitação da dívida

Nada de juros altíssimos, tente chegar a um acordo que caiba na realidade do cliente mas, claro, sem prejudicar a saúde da sua loja. 

 

O importante é facilitar a quitação da dívida e diminuir, aos poucos, o índice geral de devedores na sua empresa.

 

Isso porque a verdade é que ninguém gosta de ficar endividado, mas muitas vezes não tem os meios para pagar. 

 

Portanto, melhorar as opções de parcelamento, aceitando cartões e ofertando descontos.

As chances da dívida ser paga aumentam muito. 

Conte com uma equipe bem treinada 

Para ter êxito em todo o processo é preciso uma equipe bem treinada para dialogar com os clientes e alcançar os objetivos. 

 

Se preferir, invista em uma empresa especializada em cobrança. 

O trabalho terceirizado pode ser mais prático. 

 

Espero que esse conteúdo tenha sido útil! 

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