Você já ouviu falar em Neuromarketing? Não? Pois saiba que este conceito está mais presente no dia a dia de sua loja do que imagina.
Tanto é que no curso de Formação de Líderes, da Academia do Varejo, existe um módulo dedicado somente a este assunto. Nas vídeo-aulas sobre o tema, o especialista em psicologia e vendas Ricardo Ventura ensina como usar o Neuromarketing para melhorar os resultados de sua loja.
Segundo Ventura, o Marketing em si faz a comunicação dos itens conhecidos como “os quatro Ps” – produto, preço, praça e promoção, mas existe um outro tipo de comunicação que atua de forma muito mais persuasiva, e que não é notado de forma consciente, atuando de forma inconsciente e subjetiva. Esse é o chamado Neuromarketing. “O Marketing que comunica-se com o inconsciente de seus consumidores”, explica.
O Neuromarketing estuda o comportamento dos consumidores para entender como eles decidem comprar ou não alguma coisa, tentando entender os desejos, impulsos e motivações das pessoas através do estudo das reações neurológicas a determinados estímulos externos.
“Você sabe o que é um mapa?”, questiona Ventura. O especialista frisa que, para entender como o Neuromarketing atua, é necessário entender o que é um “mapa psicológico”.
Na geografia, um mapa é uma representação de uma determinada região. Na psicologia, um mapa é a representação da realidade, é a forma como cada pessoa reage e interpreta a realidade à sua volta.
Tá achando tudo isso muito complicado? Calma, você já vai entender melhor como funciona.
Quando um cliente entra em sua loja, por exemplo, ele faz uma leitura do que ele vê e sente nela e, a partir daí, constrói uma imagem sobre sua marca na cabeça dele. O Neuromarketing atua justamente de forma a tentar moldar essa percepção inconsciente que o cliente fará de sua loja.
Ventura frisa que cada consumidor interpreta o seu produto, a comunicação de sua loja e a forma como o vendedor fala de maneiras diferentes. Cada pessoa traz uma bagagem de lembranças e conceitos que influencia diretamente a maneira como ele enxerga o mundo.
Por isso, o especialista afirma que “para cada cliente é necessário ter uma venda diferente, pois cada um deles tem percepções diferentes”.
O especialista aponta também que, além de percepções diferentes, cada pessoa tem um filtro diferente, que acaba influenciando a forma como ela enxerga as coisas. Mas isso é tema para um outro post, ok?
No próximo artigo sobre Neuromarketing, falaremos sobre esses filtros e sobre como quebrar essas barreiras que podem afastar os clientes de sua loja.
Imagens: freepik e PhotoDuneFicou interessado no tema? Quer aprender mais sobre ele? Então inscreva-se na Academia do Varejo e assista gratuitamente a essas e todas as outras aulas do curso de Formação de Líderes. Clique aqui e saiba mais.