Você já perdeu ou presenciou alguém perdendo uma venda por conta do temperamento? Pode ser que o vendedor não tenha tido paciência para as dúvidas insistentes do cliente, ou que ele tenha ficado nervoso diante da reclamação de um consumidor. Situações como essas, em que o emocional prejudica o desempenho dos profissionais, são mais comuns do que você imagina. E a causa delas costuma ser uma só: a falta de inteligência emocional!
O fato é que mesmo um vendedor com vasto conhecimento na área comercial pode acabar se prejudicando por conta da ausência dessa habilidade. Sabendo disso, explicamos a seguir o que é a inteligência emocional e revelamos por que ela é importante para o sucesso no varejo.
Inteligência emocional é a habilidade de identificar, usar, entender e gerenciar suas próprias emoções de forma positiva, para aliviar o estresse, se comunicar melhor e superar conflitos e desafios de forma mais calma. Além disso, a inteligência emocional permite ainda que você pratique a empatia, que consiga entender e reconhecer as emoções do outro.
No entanto, há uma grande diferença entre entender o conceito de inteligência emocional e aplicá-lo no dia a dia. Afinal, todos sabem que é preciso ter calma, quando, por exemplo, um cliente chega gritando na loja. Agora, diante da situação, é extremamente difícil efetivamente manter a calma. Por isso, para adquirir a inteligência emocional é preciso, antes de tudo, reconhecer suas próprias emoções e saber como lidar com elas. Com isso, você poderá entender as emoções do outro e ajudá-lo a se acalmar também.
É importante ressaltar ainda que ter inteligência emocional não se trata de eliminar suas emoções, mas sim de estar consciência delas e de como elas influenciam suas ações e, a partir daí, saber como controlá-las e usá-las a seu favor. Entenda melhor a seguir.
Observando os atributos citados acima, fica fácil entender por que excelentes profissionais geralmente possuem alto nível de inteligência emocional. Essa atitude ajuda as pessoas de diferentes formas:
1) Mais saúde física e mental
Quando um profissional se deixa tomar pelo estresse do dia a dia, acaba ficando constantemente doente, porque não cuida da alimentação, do corpo, e também não consegue relaxar nas horas vagas, estando sempre nervoso e ansioso. Assim, pessoas que conseguem controlar e administrar suas emoções costumam ser mais saudáveis física e mentalmente.
2) Melhores relacionamentos
Pessoas estressadas e nervosas simplesmente não conseguem se comunicar claramente e não têm paciência para ouvir o que os outros têm a dizer. Dessa forma fica difícil construir bons relacionamentos, não é mesmo? Nesse sentido, a inteligência emocional ajuda ter mais empatia, a entender melhor as necessidades de colegas, clientes e amigos e, assim, construir relações mais sólidas.
3) Gestão de crises e conflitos
Controlar as emoções é fundamental em situações tensas de crises ou conflitos. Quando uma pessoa consegue se manter calma e presente, sem se deixar levar pelo nervosismo, ela passa a administrar melhor o clima e as emoções do ambiente, contribuindo para a resolução de problemas.