Vendedores lidam diariamente com pessoas de todos os tipos, e esse é um dos principais desafios do atendimento. E quando falamos em “lidar com pessoas”, estamos falando de captar as emoções de cada cliente. Entender o que seu público sente é fundamental para ser um vendedor de sucesso.
Para ajudar a equipe de vendas de sua loja nesse sentido, apresentamos hoje uma dinâmica que vai fazer com que os vendedores aprendam a lidar com os sentimentos dos compradores.
Para começar, discuta a influência dos sentimentos de um comprador para o sucesso ou fracasso de uma apresentação de vendas. Peça aos vendedores que citem vários sentimentos que seus compradores poderiam manifestar e que poderiam influenciar suas apresentações. Coloque as respostas no flipchart. Alguns exemplos podem ser desconfiança, empolgação, distanciamento, distração, insegurança, medo, alegria, etc. Depois de listados alguns sentimentos, siga os seguintes passos:
1º) Peça para um voluntário fazer o papel de um comprador e outro o de um vendedor. Solicite que cada comprador reveja o flipchart e selecione um sentimento a ser mostrado.
2º) Peça a cada vendedor para preparar uma breve apresentação de produto. Quando o vendedor cumprimentar o comprador e iniciar sua apresentação, o comprador deve comunicar seu sentimento através de linguagem corporal, palavras e tom de voz.
3º) Diga ao vendedor e ao comprador para se divertirem um pouco com seus papéis. Isso não precisa ser uma apresentação séria e formal.
4º) Depois de dois ou três minutos, interrompa a apresentação e faça as seguintes perguntas ao grupo:
- Qual o sentimento exibido pelo comprador?
- O que o comprador disse ou fez que transmitiu esse sentimento?
- O que o vendedor poderia fazer durante o restante de sua apresentação para levar em conta os sentimentos do comprador? Por exemplo: se o comprador estava desconfiado, o vendedor poderia oferecer provas de suas afirmações.
5º) Reinicie a dinâmica com outros voluntários para trabalhar outros sentimentos.
Objetivo:
Esse é um exercício para trazer as dificuldades reais do dia a dia da loja, com as quais eles podem aprender coletivamente, um compartilhando conhecimento com o outro em busca do desenvolvimento do grupo como um todo.
Boa dinâmica e boas vendas!
Gosto muito dessas dicas! Que cada dia nos renova!
Parabéns a gazin por essa iniciativa. Que Deus abençoe a todos!!