Você já deve ter ouvido falar por aí sobre a “Black Friday”. Mas você sabe do que se trata? Hoje vamos explicar o que é essa tal de sexta-feira negra, de que maneira você pode aproveitá-la para vender mais e quais são os cuidados que você precisa tomar para que tudo corra bem nesse novo momento importante para o varejo brasileiro.
Como você pode perceber pelo nome, a “Black Friday” é uma tradição norte-americana que se espalhou pelo mundo. Essa ação está relacionada ao feriado de Thanksgiving (Dia de Ação de Graças), que acontece toda 4º quinta-feira do mês de novembro na terra do Tio Sam. A Black Friday é uma promoção com grandes descontos que é realizada um dia depois do Dia de Ação de Graças. O objetivo é limpar o estoque de produtos para chegada de novos itens para o Natal.
Aqui no Brasil, não temos o feriado de Thanksgiving, mas diversas lojas se apropriaram da Black Friday motivadas pelo mesmo intuito dos lojistas americanos: vender produtos parados no estoque dando grandes descontos.
MAS, CUIDADO! Aí tem uma pegadinha e uma importante dica sobre como aproveitar de forma eficiente a Black Friday:
O objetivo não é apenas vender, e sim, vender e estreitar o relacionamento com o cliente.
Lembra que no início do texto falamos que a Black Friday está associada ao Dia de Ação de Graças? Esse feriado é a oportunidade que os norte-americanos criaram para reunir a família e agradecer pelo o que eles têm. Então, esse espírito de fraternidade e união também deve estar aliado às ações da Black Friday.
Veja a seguir dicas sobre como fazer isso:
É importante saber que o foco da Black Friday é girar o estoque e estreitar o relacionamento. Os descontos são uma forma de chamar a atenção para aumentar o movimento da loja e as possibilidades de venda, mas não se esqueça de incluir ações que ajudem sua marca a estar mais próxima de seu cliente durante o processo.
Dica: associe os descontos da Black Friday à condição de o cliente fornecer dados sobre ele. As informações sobre seu consumidor podem ser úteis para que você continue em contato com ele. Peça informações como nome, e-mail, endereço, telefone, profissão, o que gosta de fazer nas horas vagas, renda, etc. Assim, você vai conhecer melhor seu cliente e conseguir identificar suas necessidades e preferências – o que será muito útil nas vendas futuras.
É muito ruim quando um cliente visita sua loja uma vez e não volta nunca mais, certo? Para evitar isso, você deve atendê-lo muito para que ele sinta vontade de voltar, e também precisa focar no relacionamento, mantendo contato com ele o ano inteiro. Mas, além disso, pode dar um incentivo para que ele volte em outra oportunidade.
Dica: dê motivos para o cliente ser fiel à sua loja. Quando ele realizar suas compras na Black Friday, dê descontos ou condições especiais de pagamento para as compras de Natal. Falando assim, até parece que você está “comprando” o cliente. Mas essa é uma forma inicial de atraí-lo. Com o tempo, o relacionamento entre vocês ficará mais forte por meio da comunicação e do bom atendimento e, logo, ele será um dos seus clientes mais fiéis.
Cuidado para não usar todas as suas possibilidades de desconto na Black Friday e ficar sem ideias para o Natal. Além disso, é de extrema importância que você se lembre de planejar o estoque, para que não faltem produtos no Natal.
Dica: para distribuir as promoções de maneira equilibrada, você pode definir que, na Black Friday, o foco das promoções será o desconto aliado ao relacionamento. Já no Natal, o foco será a venda de valor, com menos desconto. É claro que tanto o relacionamento quanto a venda de valor estarão presentes em ambas as datas, mas a definição dos focos irá ajudar você a direcionar suas ações.
Esteja preparado para entregar tudo que você vender. Caso contrário, o Natal vai chegar e vai ficar tudo acumulado para depois. Além de atrasar as entregas da Black Friday, irá atrasar as do Natal. Se preciso, contrate uma empresa especializada para fazer as entregas.
Se você der grandes descontos, já deve saber que seu estoque vai girar. Então, não esqueça de que você ainda precisa de produtos para o Natal. Fique atendo à saída de produtos para verificar a necessidade de reposição do estoque. Se preciso, faça isso com antecedência planejando a média de venda.
Não adianta querer realizar uma ação apenas porque “está na moda”. Avalie todos os pontos que abordamos aqui e verifique se sua loja está preparada para a Black Friday. Por exemplo: se você não tem estrutura para suportar a grande demanda de entregas a curto prazo e não poderá terceirizar o serviço é melhor ficar de fora da Black Friday esse ano e se preparar melhor no ano que vem. Lembre que o foco da Black Friday é relacionamento. Não vai fazer sentido se você realizá-la e deixar os clientes insatisfeitos, querendo nunca mais voltar em sua loja.
Programe-se!
Neste ano, o Thanksgiving cai no dia 27 de novembro e, sendo assim, a Black Friday acontece no dia 28. Com preparação e planejamento, você consegue aproveitar a Black Friday para vender mais e melhor, sem prejudicar o relacionamento com seus clientes nem suas vendas de Natal.
Comece já essa preparação e colha os frutos de mais uma boa campanha de vendas.