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Black Friday: tudo o que você precisa saber para aproveitar essa data em sua loja

Black Friday: tudo o que você precisa saber para aproveitar essa data em sua loja

Por Redação Blog Gazin Atacado • 12/11/14

Você já deve ter ouvido falar por aí sobre a “Black Friday”. Mas você sabe do que se trata? Hoje vamos explicar o que é essa tal de sexta-feira negra, de que maneira você pode aproveitá-la para vender mais e quais são os cuidados que você precisa tomar para que tudo corra bem nesse novo momento importante para o varejo brasileiro.

O que é a Black Friday 

Como você pode perceber pelo nome, a “Black Friday” é uma tradição norte-americana que se espalhou pelo mundo. Essa ação está relacionada ao feriado de Thanksgiving (Dia de Ação de Graças), que acontece toda 4º quinta-feira do mês de novembro na terra do Tio Sam. A Black Friday é uma promoção com grandes descontos que é realizada um dia depois do Dia de Ação de Graças. O objetivo é limpar o estoque de produtos para chegada de novos itens para o Natal.

Aqui no Brasil, não temos o feriado de Thanksgiving, mas diversas lojas se apropriaram da Black Friday motivadas pelo mesmo intuito dos lojistas americanos: vender produtos parados no estoque dando grandes descontos.

MAS, CUIDADO! Aí tem uma pegadinha e uma importante dica sobre como aproveitar de forma eficiente a Black Friday:

 O objetivo não é apenas vender, e sim, vender e estreitar o relacionamento com o cliente.

Lembra que no início do texto falamos que a Black Friday está associada ao Dia de Ação de Graças? Esse feriado é a oportunidade que os norte-americanos criaram para reunir a família e agradecer pelo o que eles têm. Então, esse espírito de fraternidade e união também deve estar aliado às ações da Black Friday.

Veja a seguir dicas sobre como fazer isso:

1) Foco no relacionamento

É importante saber que o foco da Black Friday é girar o estoque e estreitar o relacionamento. Os descontos são uma forma de chamar a atenção para aumentar o movimento da loja e as possibilidades de venda, mas não se esqueça de incluir ações que ajudem sua marca a estar mais próxima de seu cliente durante o processo.

Dica: associe os descontos da Black Friday à condição de o cliente fornecer dados sobre ele. As informações sobre seu consumidor podem ser úteis para que você continue em contato com ele. Peça informações como nome, e-mail, endereço, telefone, profissão, o que gosta de fazer nas horas vagas, renda, etc. Assim, você vai conhecer melhor seu cliente e conseguir identificar suas necessidades e preferências – o que será muito útil nas vendas futuras.

2) Preocupe-se em fazer o cliente voltar

É muito ruim quando um cliente visita sua loja uma vez e não volta nunca mais, certo? Para evitar isso, você deve atendê-lo muito para que ele sinta vontade de voltar, e também precisa focar no relacionamento, mantendo contato com ele o ano inteiro. Mas, além disso, pode dar um incentivo para que ele volte em outra oportunidade.

Dica: dê motivos para o cliente ser fiel à sua loja. Quando ele realizar suas compras na Black Friday, dê descontos ou condições especiais de pagamento para as compras de Natal. Falando assim, até parece que você está “comprando” o cliente. Mas essa é uma forma inicial de atraí-lo. Com o tempo, o relacionamento entre vocês ficará mais forte por meio da comunicação e do bom atendimento e, logo, ele será um dos seus clientes mais fiéis.

3) Dose as promoções – não esqueça que ainda tem o Natal

Cuidado para não usar todas as suas possibilidades de desconto na Black Friday e ficar sem ideias para o Natal. Além disso, é de extrema importância que você se lembre de planejar o estoque, para que não faltem produtos no Natal.

Dica: para distribuir as promoções de maneira equilibrada, você pode definir que, na Black Friday, o foco das promoções será o desconto aliado ao relacionamento. Já no Natal, o foco será a venda de valor, com menos desconto. É claro que tanto o relacionamento quanto a venda de valor estarão presentes em ambas as datas, mas a definição dos focos irá ajudar você a direcionar suas ações.

Alguns cuidados com a Black Friday:

Prepare a logística

Esteja preparado para entregar tudo que você vender. Caso contrário, o Natal vai chegar e vai ficar tudo acumulado para depois. Além de atrasar as entregas da Black Friday, irá atrasar as do Natal. Se preciso, contrate uma empresa especializada para fazer as entregas.

Planeje o estoque

Se você der grandes descontos, já deve saber que seu estoque vai girar. Então, não esqueça de que você ainda precisa de produtos para o Natal. Fique atendo à saída de produtos para verificar a necessidade de reposição do estoque. Se preciso, faça isso com antecedência planejando a média de venda.

Não entre na onda se não estiver preparado

Não adianta querer realizar uma ação apenas porque “está na moda”. Avalie todos os pontos que abordamos aqui e verifique se sua loja está preparada para a Black Friday. Por exemplo: se você não tem estrutura para suportar a grande demanda de entregas a curto prazo e não poderá terceirizar o serviço é melhor ficar de fora da Black Friday esse ano e se preparar melhor no ano que vem. Lembre que o foco da Black Friday é relacionamento. Não vai fazer sentido se você realizá-la e deixar os clientes insatisfeitos, querendo nunca mais voltar em sua loja.

Programe-se!

Neste ano, o Thanksgiving cai no dia 27 de novembro e, sendo assim, a Black Friday acontece no dia 28. Com preparação e planejamento, você consegue aproveitar a Black Friday para vender mais e melhor, sem prejudicar o relacionamento com seus clientes nem suas vendas de Natal.  

Comece já essa preparação e colha os frutos de mais uma boa campanha de vendas.

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